quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

EUA apoiam México na luta contra a droga

Fonte: A Bola.pt

Os Estados Unidos vão apoiar o governo mexicano na luta contra os traficantes de droga, através da injecção de 500 milhões de dólares, aproximadamente 367 milhões de euros.

O anúncio foi realizado esta segunda-feira, aquando da visita de Hillary Clinton, à cidade mexicana de Guanajuato, onde a secretária de estado norte-americana se reuniu com a sua homóloga mexicana, Patrícia Espinosa.

As verbas envolvidas fazem parte da iniciativa Mérida, um plano de luta contra o narcotráfico, concebido no governo do presidente norte-americano anterior, George Bush, em 2007, e dotado de 1,4 mil milhões de dólares, aproximadamente mil milhões de euros.

Além das ajudas financeiras, o programa irá consistir no apoio através de recursos humanos, tecnologia, informação e formação.

USO DE DROGAS É A PRINCIPAL CAUSA DE INFECÇÃO PELO HIV NA RÚSSIA, DESTACA FOLHA DE S.PAULO

Fonte: Agência AIDS

Segundo reportagem do veículo, este ano o governo pretende quase dobrar os gastos em antirretrovirais e expandir ações de prevenção para jovens. Leia a notícia a seguir.

Na Rússia, uso de drogas gera aumento dos casos de HIV
Uso de heroína tornou-se um grande problema

MOSCOU - Eles parecem viciados em qualquer lugar do mundo: vacilantes, de olhos vazios, circulam perto das farmácias de Moscou conhecidas por vender drogas sem receita médica, procurando alguma coisa para se injetar e ter um "pico" rápido.

Embora os exemplos públicos do problema de heroína na Rússia não sejam novos, recentemente a questão passou a simbolizar um fracasso mais amplo. O país tornou-se um dos pontos baixos mundiais no esforço para combater a disseminação do HIV, e o uso irrestrito de drogas intravenosas é a maior causa disso, segundo autoridades de saúde internacionais.

A epidemia aqui desafia as tendências mundiais, expandindo-se mais rapidamente ano a ano do que em quase qualquer outro lugar. Cerca de 60 mil novos casos de HIV, o vírus que causa a aids, foram documentados na Rússia em 2009, um aumento de 8% em relação a 2008, segundo a Unaids, o programa das Nações Unidas contra o HIV-Aids. Desses novos casos, mais de 60% teriam sido causados pelo uso de drogas injetáveis, e acredita-se que muitos outros sejam consequência do sexo entre viciados.

FHC pede descriminalização das drogas durante encontro em Genebra

Fonte: AFP

GENEBRA — Uma comissão de personalidades internacionais, que inclui ex-presidentes, como o brasileiro Fernando Henrique Cardoso, defendeu nesta terça-feira em Genebra a descriminalização do uso das drogas, depois de atestar o fracasso de políticas meramente repressivas.

"É preciso descriminalizar o uso de todas as drogas", disse à AFP o ex-mandatário brasileiro (1995-2002), presidente da Comissão Global de Políticas sobre Drogas que presidiu os debates realizados durante dois dias em Genebra.

Além de Fernando Henrique, participaram do encontro os ex-chefes de Estado da Colômbia César Gaviria (1990-1994) e do México Ernesto Zedillo (1994-2000), assim como o espanhol Javier Solana, ex-alto representante para a Política Externa e de Segurança da União Europeia.

Polícia acha três pés de maconha em casa na Saúde

do R7

PMs esperavam encontrar uma central clandestina de TV

Policiais militares do batalhão da zona portuária do Rio de Janeiro (5º BPM) apreenderam três pés de maconha na tarde desta terça-feira (25) em uma residência no bairro da Saúde.

Os policiais foram até o local após receberem uma denúncia de que haveria uma central clandestina de TV.

Ao chegarem, encontraram os pés de maconha. Na casa, estava uma mulher que disse que a droga pertencia ao seu marido, que não estava no local.

Vendidos em lojas medicinais no Colorado e depois na Califórnia Empresa dos EUA quer tornar refrigerantes de marijuana mais comerciais

Fonte: Público.pt

As cinco bebidas vão estar nas lojas medicinais de cannabisUma empresa californiana vai vender uma linha de refrigerantes com sabor a marijuana e quer transformar estas bebidas em refrigerantes mais comerciais. Uma das bebidas chama-se Canna Cola e é a imagem de marca da linha de cinco bebidas lançadas no Colorado em Fevereiro e no estado da Califórnia durante a Primavera.

Apesar de já existirem vários produtos feitos à base de cannabis, incluindo refrigerantes, o designer Clay Butler, um dos parceiros da empresa,defende que a sua linha vai-se distinguir no mercado. “Todos os produtos de marijuana que existem são demasiado familiares, hippyzinhos e desusados”, disse. “Se alguém pode pôr todas as cores do arco-íris, põe. Se podem fazer rótulos inapropriados e que não se conseguem ler, fazem-no”, explicou, acrescentando que existem folhas de marijuana em todos os produtos. “É um cliché horrível desta indústria.”