sexta-feira, 14 de maio de 2010

Espanha aprova imagens repugnantes em maços de tabaco

do Iol

235 O Governo espanhol aprovou, esta sexta-feira, um decreto-lei que permite que sejam impressas nos maços de tabaco imagens repulsivas sobre os efeitos nocivos do tabaco, avança a Europa Press.

As 14 ilustrações que agora podem aparecer nos maços de cigarros foram aprovadas pela Comissão Europeia e incluem fotografias de cadáveres, cancros do pulmão e do pescoço, bem como de dentes estragados.

O governo espanhol estabeleceu que, a partir deste mês de Maio, e durante «12 a 24 meses», as imagens e advertências escritas podem figurar nos maços de tabacos vendidos em Espanha.

O uso deste tipo de imagens foi aprovado pela Comissão Europeia em 2003, que seleccionou, dois anos mais tarde, as fotografias que podiam ser impressas.

A Bélgica foi o primeiro país europeu a colorir os maços de tabaco com as fotografias repulsivas, logo em 2006, tendo o seu exemplo sido seguido pela Roménia e o Reino Unido, entre outros.

Domingo tem programação contra o crack no Parque Ramiro Ruediger

do Jornal de Santa Catarina

Domingo, se a chuva não atrapalhar, o Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau, será palco dos chamados street games, esportes de rua em que o principal objetivo não é competir, mas reunir os jovens para a prática de atividades saudáveis em grupo. Intitulado Cultura de Rua, o evento promovido pela Central Única de Favelas (Cufa) de Blumenau irá mostrar alternativas para retirar crianças e adolescentes da marginalidade e da ociosidade. O evento, que inicia às 10h e segue até as 16h, ocorreria sábado passado, mas foi cancelado em função do mau tempo.

Qualquer pessoa pode participar, assistindo às apresentações e jogos de basquete, break dance, bike freestyle, skate e le parkour. A partir das 14h30min, o DJ Andre Heat assume o som, com hip hop para o público do Parque Ramiro. A concentração ocorrerá nas proximidades das quadras de basquete do parque.

A iniciativa tem o apoio da Rádio Atlântida Blumenau. A comunicadora Cátia Klöhn acompanhará a programação da tarde junto com o Santa, que distribuirá para a comunidade adesivos e pulseiras da campanha Crack, Nem Pensar, além de alertar os jovens sobre os perigos da droga.