sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Museu no México exibe artigos de luxo do tráfico de drogas

do O Dia Online

Cidade do México (México) - Armas de platina incrustadas com diamantes, celulares banhados a ouro, cadeiras e medalhas que pertenciam a cartéis de tráfico de drogas no México estão expostas à visitação pública. Os artigos luxuosos podem ser vistos em um museu da Secretaria de Defesa Nacional, na Cidade do México. As informações são do site Norte Digital.Pistolas banhadas a ouro com inscrições gravadas à mão são expostas no museu | Foto: Reprodução da Internet

O local possui várias salas onde são explicados a origem e o desenvolvimento do narcotráfico no país. A partir do museu, autoridades também pretendem sensibilizar funcionários públicos para que eles não se corrompam participando das organizações criminosas.

O museu foi fundado em homenagem aos soldados que morreram no combate ao tráfico de entorpecentes. Segundo o Capitão de Infantaria, Claudio Montana, 694 militares morreram desde 1976 durante operações de combate às quadrilhas. De acordo com Montana, o México deixou de ser o maior produtor de maconha, perdendo para os Estados Unidos.

Tabaco mata um milhão de pessoas por ano na China

do Diário Digital

O número de chineses mortos anualmente por doenças relacionadas com o tabaco poderá chegar aos dois milhões em 2025, mais de o dobro do que atualmente, alertou esta sexta-feira a imprensa oficial.

País mais populoso do mundo, com quase 1350 milhões de habitantes, a China é também o que tem mais fumadores: cerca de 300 milhões. Entre os homens, o número diminuiu três por cento ao longo da última década, mas a percentagem de mulheres fumadoras subiu em igual proporção, disse um responsável do Centro chinês para o Controlo e Prevenção de Doenças.

Segundo o jornal China Daily, cerca de um milhão de chineses morrem por ano por doenças relacionadas com o tabaco e os casos de cancro, sobretudo os pulmonares, «estão constantemente a aumentar».

Diário Digital / Lusa

Maconha terapêutica no tratamento do pior tipo de câncer de mama

do Sem Fronteiras

1. Segundo levantamento realizado por pesquisadores da Universidade Complutense de Madrid referentes a câncer em mulheres, os tumores de mama representam 30% dos diagnósticos.

O grande problema, segundo os cientistas envolvidos na  pesquisa,  é que em um terço dos tumores de mama estão presentes os chamados receptores ErB2. Vale dizer: tumores dos mais agressivos e, com relação à portadora, a causar poucas chances de sobrevivência. Em especial, “quando encontradas células pouco diferenciadas, extremamente invasivas  e em condições de se multiplicarem abundantemente”.

A resposta aos tratamentos convencionais é insuficiente, sempre segundo os pesquisadores.

O emprego de anticorpos monoclonais contra os ErB2, última novidade no tratamento, não alcançou resultado  positivo em 75% das pacientes. E em 15% das que conseguiram resposta ao tratamento houve desenvolvimento de metástases.

Brasil e Paraguai querem combater plantio de maconha

do Correio Braziliense

Brasília – Os governos do Brasil e do Paraguai intensificarão a parceria para um acordo destinado a combater o plantio de maconha na região fronteiriça. A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e a Polícia Federal brasileira e o Ministério das Relações Exteriores e autoridades de segurança paraguaias comandarão as ações. A proposta é substituir as plantações da erva por culturas alternativas.

Inicialmente, deverá ser colocado em prática um projeto piloto para um grupo de agricultores da região. A ideia é estimular o plantio de culturas alternativas, em substituição à maconha, e paralelamente repassar um apoio em bônus para os trabalhadores rurais que estavam envolvidos com atividades ilegais. O projeto ainda está em fase de elaboração.

"Temos a obrigadação de cooperar”, afirmou César Aquino, da Senad. Segundo ele, de 80% a 85% da maconha cultivada no Paraguai são remetidos para o Brasil, daí a necessidade de uma parceria no combate ao plantio da droga.

Aquino foi até cidade de Foz do Iguaçu (Paraná), que faz fronteira com o Paraguai. Ele se reuniu com representantes dos ministérios das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai, além de policiais dos dois países.

O representante da Senad lembrou que um projeto semelhante ao sugerido foi implantado em Foz do Iguaçu, na região da Itaipu Binacional, quando houve apoio social para retirar os agricultores de atividades ilegais. "Queremos nos unir à política do presidente [paraguaio], Fernando Lugo, e avançar nesta realidade”, afirmou.