domingo, 14 de novembro de 2010

O diabo e as drogas

da Carta Capital

A política de criminalização das drogas tem sido um rotundo fracasso. Esta foi uma das conclusões fundamentais do Seminário Internacional O uso e usuários do álcool e outras drogas na contemporaneidade, realizado em Salvador, entre os dias 3 e 6 de novembro, promovido pelo Núcleo de Estudos Avançados Sobre Álcool e outras Drogas e pelo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD), vinculado à Universidade Federal da Bahia. Para mim, cuja iniciação nas drogas limita-se ao álcool, de preferência vinho, e uma iniciação que nunca extrapolou limites – de mim, dir-se-ia um careta – foi um impressionante aprendizado.

Disse, durante o seminário, que eu estava apenas costeando o alambrado, relembrando expressão muito a gosto do velho e saudoso Leonel Brizola. Estou começando a me aproximar do tema, embalado pelos conhecimentos da psicanalista Maria Luiza Mota Miranda, coordenadora do Núcleo de Estudos Avançados Sobre Álcool e outras Drogas, e do deputado Paulo Teixeira, amigo e companheiro, do PT de São Paulo, um dos conferencistas do encontro. Numa sociedade como a brasileira, dada a uma impressionante hipocrisia e farisaísmo, não é um tema simples de ser abordado.

'Não há justificativa científica para proibir a maconha'

da Veja

Há pelo menos 6.500 anos a Cannabis sativa é consumida pelo homem, em diversas partes do mundo, nos mais variados contextos e períodos históricos. Chineses, egípcios, indianos e africanos foram os primeiros a cultivar a erva para fins comerciais, medicinais, recreativos e religiosos. Na Inglaterra de Henrique VIII e Elizabeth I, havia a exigência legal para que latifundiários cedessem parte de suas terras para o cultivo da planta, usada na produção de lona, cordas e misturada ao chá como analgésico. A própria rainha Vitória utilizava cannabis para aliviar sua síndrome pré-menstrual crônica e as dores do parto de seus nove filhos. Também há indícios que o primeiro Presidente dos Estados Unidos, George Washington, cultivava a planta.

Músico mexicano é preso tentando entrar com maconha nos EUA

Jesus Omar Atondo, vocalista da banda mexicana "Jerezana", e dois americanos foram detidos por agentes dos Estados Unidos quando tentavam passar 113kg de maconha de Ciudad Juarez (norte do México) para El Paso (Texas), informaram fontes na sexta-feira. O cantor, de 26 anos, foi preso junto com dois jovens americanos, de 20 e 26 anos, a bordo de uma caminhonete na qual transportavam a droga.

Jaime Quintana, representante da banda, confirmou o caso e indicou que Atondo viajava na condição de passageiro. "Até onde sei, ele ia como acompanhante. Detiveram-no junto com outras três pessoas, mas ignoro qual é o grau de envolvimento de Omar. Vamos esperar para ver o que dizem as autoridades", disse Quintana. O empresário acrescentou que a banda seguirá trabalhando, pois o incidente "não terá grande impacto, já que somos ao redor de 15 integrantes e temos mais vocalistas".

Fazenda da fronteira era depósito de maconha

do Sopa Brasiguaia

13.11.10 - Uma fazenda do lado paraguaio da fronteira era usada, sem que seus donos soubessem, como depósito para “tijolos” de maconha que seriam, posteriormente, trasladados ao Brasil via portos clandestinos do rio Paraná ou do Lago de Itaipu.

De acordo com os jornais La Nación e Vanguardia, a artimanha foi descoberta na última quinta-feira (11), quando empregados da Estância Mora Linda, situada na Colônia San Lorenzo e pertencente à empresa Seda y Fibra SRL, suspeitaram da irregularidade.

Advogado de ex-goleiro Bruno assume ser viciado em crack

O advogado do ex-goleiro Bruno Fernandes, Ércio Quaresma, admitiu ser viciado em crack e que está fazendo tratamento para se livrar da dependência, apesar de assumir algumas recaídas.

"Sou dependente de crack há sete anos. Estou me tratando com o maior psiquiatra do País em dependência química, e tive algumas recaídas. Mas nunca entrei num plenário doidão", afirmou.

Polícia desbarata quadrilha que escondia droga em maçãs

Uma das principais quadrilhas de traficantes de cocaína da Espanha é desbaratad pela polícia espanhola. A quadrilha tinha ramificações na América do Sul. A operação prendeu 50 pessoas e apreendeu mais de 5,5 milhões de euros. Também foram apreendidos 65 veículos de luxo e seis embarcações.

O grupo contava com uma infraestrutura empresarial de importações e exportações de maçãs entre Argentina e Espanha com a qual amparava o tráfico de contêineres entre o Atlântico. Integrantes do bando foram presos em Madri, Alicante, várias províncias da Galícia e Argentina.

Segundo as informações da polícia, a rede, integrada na maioria por colombianos e mexicanos, camuflava a droga entre cargas de maçãs. Na operação, que contava com a colaboração policial internacional, foram apreendidos na Argentina e Brasil um total de 3.400 quilos de cocaína cujo destino final era a Espanha.

Preso homem fumando maconha em campo de futebol na Vila Mozart

de Notícias de Itabuna

Durante patrulhamento pelo bairro Nova Vila Mozart, a PM abordou dois indivíduos em um campo de futebol próximo a praça de esportes do bairro de Lourdes. Durante as buscas, foi encontrado um cigarro de substância semelhante a maconha que estava perto de onde eles estavam sentados. O autor R.R.P de 24 anos disse ser o dono da substância encontrada. Além disso, ele disse ser usuário de maconha. Diante do exposto o autor foi preso e conduzido a delegacia da Policia Civil, juntamente com a substância apreendida.

Cai o número de coffeeshops na Holanda após políticas restritivas

do Terra

O número de estabelecimentos autorizados na Holanda para a venda e consumo de maconha, os famosos coffeeshops, foi reduzido 21,3% entre 1999 e 2009, segundo um relatório divulgado neste sábado.

A tendência aumentou em 2009, quando 34 estabelecimentos fecharam em todo o país devido a políticas locais mais restritivas, segundo explica o documento elaborado pelo Centro de Estudos Sociais Intraval e pela Universidade de Groningen.

Polícia Militar registra saldo positivo no combate ao tráfico de drogas

do ExpressoMT

Conforme dados estatísticos da Polícia Militar, desde janeiro deste ano até o dia 19 abril, antes das ações do Plano de Ação de Segurança (PAS), foram 3.691 papelotes e trouxinhas de drogas apreendidas pela PM em Cuiabá.

A meta número um do PAS é o “Programa Cidade Limpa Contra as Drogas”, a partir do lançamento em 20 de abril, onde o combate ao tráfico doméstico de drogas foi intensificado e até o mês outubro 30224 trouxinhas foram apreendidas.

Arizona aprova legalização da maconha para fins medicinais

por Estadão

Medida foi aprovada por pequena margem de votos; estado é o 15º a autorizar uso medicinal da droga

PHOENIX- Os eleitores do Arizona aprovaram neste sábado, 13, uma medida que legaliza o uso da maconha para fins medicinais no estado.

A Proposição 203 foi aprovada por uma pequena margem de 4.341 votos, de um total de mais de 1,67 milhões contados, tornando o Arizona no 15º estado com uma lei para o uso médico da droga.

Maricopa é o único condado do Arizona sem os votos apurados. A contagem final não oficial é de 841.346 votos a favor da medida e 837.005 contra.