terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Alteração no cérebro indica pré-disposição ao consumo de maconha, afirma estudo

Fonte: Veja

Menor volume em região do cérebro de adolescentes que ainda não consumiram a droga pode revelar uso futuro

Havia uma espécie de dilema Tostines entre os cientistas que estudam os efeitos do consumo de maconha no cérebro: o uso intenso da droga provoca danos no cérebro ou danos no cérebro induzem o uso intenso da droga? A resposta é que as duas opções estão certas. Uma nova pesquisa reafirma que a maconha provoca danos cerebrais, mas também mostra que existem alterações prévias no cérebro que podem levar ao consumo da droga.

Estudo australiano publicado na edição de dezembro do periódico especializado Biological Psychiatry afirma que pessoas que têm uma alteração específica no cérebro possuem maior propensão ao consumo abusivo de maconha do que as pessoas sem essa modificação. No caso, os cientistas apontam um volume menor no córtex orbitofrontal como o indicador dessa pré-disposição.

Pés de maconha são apreendidos em sacada de apartamento no PR

Fonte: G1

Polícia chegou à residência em Francisco Beltrão depois de denúncia. Locatário foi levado para a delegacia e alegou consumo próprio.

Quatro pés de maconha foram apreendidos pela Polícia Militar em um apartamento no município de Francisco Beltrão, região sudoeste do Paraná, na manhã desta segunda-feira (12). A operação foi realizada depois de uma denúncia anônima. Do lado de fora desse apartamento, na sacada, a plantação era vista.

Segundo a polícia, a maconha estava em sacos plásticos e os galhos tinham cerca de 70 cm de altura (mais 284 sementes, guardadas em um quarto); já no congelador, foram encontrados 31 g de maconha prensada, “pronta para o consumo”, diz a nota oficial. Havia também outros quatro pés de uma planta que ainda não foi identificada.

O locatário do apartamento declarou que a maconha era para consumo próprio. Ele e a apreensão foram levados para a delegacia.