terça-feira, 9 de novembro de 2010

Drogas SA | Maconha - Amsterdã

do Mundo Fox

Os fornecedores de maconha dos 234 cafés da cidade se equilibram na corda bamba entre a legalidade e a ilegalidade.

ONG que tenta liberar maconha chega ao País

do Estadão

Uma das organizações não governamentais americanas mais atuantes em defesa da descriminação da maconha, a Norml, chega ao Brasil nas próximas semanas. Com sede no Rio, a ONG tentará formar grupos para lutar no Congresso pela liberação da droga.

"Nossas ações serão, basicamente, acompanhar o noticiário sobre maconha no País, organizar eventos e protestos, além de pressionar os legisladores para aprovar a descriminação da maconha. Nosso objetivo é combater a proibição da maconha para adultos", disse um dos gerentes da Norml, Ross Belvilly, de 42 anos. "Esperamos formalizar o contato em outras cidades para levar nossa mensagem."

Hábito de fumar maconha destrói a memória - Jornal O Globo

do O Globo

O hábito de fumar maconha frequentemente, mesmo em pouca quantidade, pode danificar seriamente a área do cérebro responsável pela memória, segundo estudo feito na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os resultados mostram que os déficits no armazenamento de informações e na evocação da memória nos usuários persistiram após um tempo médio de 14 dias de abstinência.

A parte do cérebro mais atingida é a responsável pelo processamento da memória e pela execução de atividades complexas que requerem planejamento e gerenciamento das informações. Com o tempo, o usuário de maconha esquece até informações simples do dia a dia. Quando o uso é crônico e se inicia antes dos 15 anos de idade, o risco de danos é ainda maior, devido ao efeito tóxico e cumulativo da substância da maconha no desempenho cerebral.

Rihanna constrói santuário a Bob Marley em sua casa

do Ego

Rihanna revelou que tem um quarto inteiro em sua casa dedicado a Bob Marley, cheio de recordações do lendário cantor.

Segundo Perez Hilton, a cantora teria justificado que Marley seria "um dos seus artistas favoritos de todos os tempos".

Ela explica: "Há uma pintura dele na parede, em preto e branco, que eu adoro. O resto da sala é pintada de verde, amarelo e vermelho, como a bandeira jamaicana.

Rihanna acrescenta ainda: "Há uma mesa de café com pouco lugares, e grandes almofadas no chão, que deixam o lugar informal. Existem muitos livros de Bob Marley, pois ele é um dos meus artistas favoritos de todos os tempos", falou. "Ele abriu o caminho para todos os outros artistas do Caribe", afirmou.

Brasil vai se manifestar favorável às medidas de redução do consumo de tabaco

do Canal Rural

A posição que o Brasil adotará na Quarta Seção da Conferência das Partes da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco foi definida nesta segunda, dia 8, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, com a presença de dez Ministérios. O encontro, também chamado de COP-4, começa na próxima segunda, dia 15, no Uruguai.

Foram muitas reuniões e embates em torno da proposta que o Brasil levará para o encontro dos países que se comprometeram com a Organização Mundial de Saúde a adotar medidas para desestimular o consumo de cigarro entre a população.

Paraná apresenta ações de combate ao tráfico em Conferência em Israel

da Agência de Notícias do Estado do Paraná

O secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, participou, em Tel Aviv, Israel, da 1ª Conferência Internacional de Segurança Pública, realizada de 31 de outubro a 3 de novembro. O secretário viajou a convite da Embaixada de Israel, através do Consulado de São Paulo, e fez uma palestra sobre os desafios e perspectivas para a Segurança Pública. “Participei da conferência com um pronunciamento a respeito dos desafios da Segurança Pública nos próximos anos, como o enfrentamento e o controle do tráfico de drogas, que está na origem dos crimes mais violentos contra a pessoa e o patrimônio”, disse Serpa.

Grande Recife ganhará casa de recuperação de mulheres dependentes de crack

do Diário de Pernambuco

Um dos grandes entraves para a recuperação de mulheres dependentes de drogas, em especial do crack, é o fato de que, em geral, estas pessoas mantém dependentes, sendo filhos ou marido, o que dificulta a eficiência do tratamento e eleva o número de desistências. Por isso, o programa evangélico Desafio Jovem do Recife inaugura, no próximo trimestre, a primeira casa de recuperação exclusivamente feminina gratuita da Região Metropolitana do Recife com internamentos contínuos ao longo do ano e abrigo voltado para os filhos das pacientes, enquanto elas estiverem participando da iniciativa.

Raspadinhas perfumadas com maconha são destribuídas na Holanda

da AFP

ROTERDÃ, Países Baixos — Trinta mil cartões perfumados com maconha estão sendo distribuídos a partir desta segunda-feira a moradores de Haia e Roterdã para divulgar a luta contra as plantações ilegais da erva, anunciaram as autoridades holandesas.

"Os habitantes devem saber do perigo que correm por causa dessas plantações e, caso se deparem com situação suspeita, devem denunciar", declarou Arnie Loos, um porta-voz do Grupo de Trabalho sobre a Cultura Organizada da Cannabis, implementada pelo governo holandês, ao longo de uma coletiva de imprensa em Roterdã.

"Ajude a lutar contra as plantações de maconha" era a mensagem escrita no cartão verde, com cerca de 20 cm X 10 cm, que fornecia também o número da polícia.

Esta é a primeira operação do tipo na Holanda, segundo seus organizadores.

A Holanda, onde é tolerado o cultivo de cinco plantas no máximo, conta, segundo uma estimativa, com cerca de 40.000 plantaçõees ilegais, adaptadas em sótãos, apartamentos ou hangares. De 5.000 a 6.000 são descobertas anualmente, segundo as autoridades holandesas.

Maconha pode tornar fêmeas recém-nascidas mais masculinas

da Galileu

Pesquisadores da Universidade de Maryland descobriram que as fêmeas do rato produzem mais células novas do que os machos em uma parte do cérebro chamada amígdala, que controla comportamento social e emocional. Eles também perceberam que as ratas têm um sistema endocanabinóide menor, que são os receptores cerebrais que reagem à canabis – princípio ativo da maconha.

Esta descoberta fez com que eles questionassem se, injetando substâncias que imitavam a canabis, iriam alterar a proliferação de células na amígdala. Para descobrir, a equipe injetou um componente que prolifera receptores canabinóides no cérebro dos ratos recém-nascidos. Eles também injetaram um produto químico que permitia ver a divisão celular no cérebro. Para descobrir também como essas mudanças alteravam o comportamento dos animais, eles estudaram as brincadeiras dos ratos durante quatro semanas.

Sem o tratamento, as ratas produziram entre 30 a 50% mais células que os ratos, o que as ajudou a manter um equilíbrio e a proteger neurônios. Elas também brincaram de 30 a 40% menos do que os machos. No entanto, as fêmeas que receberam componentes canabinóides tiveram taxas de produção celular e comportamento igual ao dos machos.

Os cientistas acreditam que as brincadeiras dos ratos sejam semelhantes à diferenciação sexual que acontece com os humanos. Resta saber se as bases neurológicas do comportamento estudado nos animais seria parecido com o dos seres humanos.

Nenhum resultado conclusivo sobre os efeitos da canabis convencional em bebês humanos pode ser dado ainda, porque o processo foi avaliado somente em ratos. E o estudo não usou um derivado canabinóide de vegetais, ou doses maiores dele.