quarta-feira, 7 de abril de 2010

GATI erradica plantações de maconha em Orocó

Do Jornal O Sertanejo

O Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) em conjunto com a equipe do Comando de Policiamento do Sertão II, cortou e queimou na manhã de ontem (06), sete roças de maconha em Orocó.

Foram identificados três plantios em fase de crescimento com 5.175 pés de maconha, na Fazenda Cupim. Outros quatro plantios encontraram-se na Fazenda Retiro, com 27.080 pés já prontos para colheita.

As plantações estavam sendo cultivadas e irrigadas com água desviada da adultora do oeste. Os proprietários das plantações fugiram ao avistarem os policiais. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Local.

Parlamento do R.Unido decide proibir mefedrona

Do G1

Londres, 7 abr (EFE).- A Câmara dos Comuns do Reino Unido aprovou hoje o projeto do poder Executivo que previa a proibição da mefedrona, uma substância estimulante que foi ligada à morte de vários jovens no país.

O Conselho Assessor sobre o Abuso de Drogas do Reino Unido recomendou que a substância, até agora legal no país e que podia ser comprada pela internet, também fosse classificada como droga de tipo B, grupo que inclui a maconha e as anfetaminas.

No entanto, a decisão de proibir a mefedrona sem provas conclusivas que a relacionem com as mortes de pelo menos quatro jovens que a ingeriram provocou a saída de dois especialistas do Conselho.

Eric Carlin e Colin Taylor disseram que a proibição anunciada pelo ministro do Interior, Alan Johnson, em 29 de março após uma consulta ao Conselho aconteceu por uma "pressão midiática e política indevida".

A proibição de importar mefedrona entrou em vigor com efeito imediato, enquanto sua classificação como droga tipo B seria votada hoje pelo Parlamento.

A legislação britânica prevê até cinco anos de prisão por posse de substâncias tipo B e 14 anos por sua venda.

Segundo números do Conselho Assessor, 25 pessoas teriam morrido na Inglaterra e Escócia após tomar mefedrona, mas ainda não foi confirmada uma relação direta entre a droga e as mortes.

Esta não é a primeira vez que a política sobre drogas do Governo trabalhista provoca demissões no Conselho Assessor.

Em novembro, vários de seus membros renunciaram depois que o então presidente, David Nutt, foi destituído por supostamente minimizar os efeitos da maconha. EFE

Polícia Militar destrói 33 mil pés de maconha

Do PE 360graus

Policiais militares da 2º Companhia Independente da PM (CIPM) encontraram 33 mil pés de maconha em duas fazendas em Orocó, no Serão de Pernambuco, em operação realizada na última terça-feira (6).

As mudas estavam sendo cultivadas nas fazendas Retiro e Lagoa do Cupim, que ficam na Zona Rural da cidade. Embora as plantações tenham sido destruídas, ninguém foi preso. Uma mostra da planta foi levada para a delegacia de Cabrobó, que ficará responsável pelo inquérito.

O perigo do álcool para a saúde da mulher

Do Diário de Maringá

Embora os homens ainda apresentem um maior consumo de álcool do que as mulheres, estas têm sido vítimas cada vez mais frequentes dos problemas associados ao uso abusivo desta substância.

É notório que elas estão consumindo mais bebidas alcoólicas e com maior frequência, muitas vezes seguindo um padrão de consumo de álcool considerado perigoso, conhecido como “binge drinking”, ou seja, a ingestão de quatro ou mais doses alcoólicas em uma mesma ocasião.

Paralelamente, esse comportamento pode provocar consequências negativas à saúde da mulher, como comportamento sexual de risco e abuso de álcool durante a gravidez.

Prescrição de opióides para dor crônica aumenta risco de overdose

Da GazetaWeb

06 de abril de 2010 (Bibliomed). A terapia em longo prazo com opióides para dor crônica não relacionada a câncer está se tornando cada vez mais comum na prática comunitária.

Concomitante a esta alteração na prática, as taxas de overdose têm aumentado.
Um estudo realizado nas universidades de Washington, Califórnia (EUA) e Keele (Reino Unido) e publicado no periódico Annals of Internal Medicine avaliou as taxas de overdose de opióides e a associação com o uso diário prolongado. A amostra consistiu em 9.940 pessoas, recebendo 3 ou mais prescrições de opióides em 90 dias para dor crônica não relacionada a câncer.

Foram identificados 51 casos de overdose de opióides, incluindo 6 mortes. Comparados aos pacientes que recebiam 1-20 mg/dia de opióides, aqueles em uso de 50-99 mg/dia tiveram aumento de 3,7 vezes no risco de overdose. Os pacientes que recebiam 100 mg/dia ou mais tiveram risco 8,9 vezes maior.

Os resultados indicam que os pacientes que recebem altas doses de opioides têm risco aumentado de overdose, o que reforça a necessidade de supervisão mais rigorosa destes pacientes.

Fonte: Annals of Internal Medicine, Volume 152, Number 2, January 19, 2010, Pages 85-92.

Philadelphia to ease marijuana penalty

Do Philadelphia Inquirer

Chris Goldstein, a local leader in the National Organization for the Reform of Marijuana Laws, urged tickets instead of arrests. The city's new district attorney and the state Supreme Court are moving to all but decriminalize the possession of small amounts of marijuana for personal use in an effort to unclog Philadelphia's crowded court dockets.

Under a policy to take effect later this month, prosecutors will charge such cases as summary offenses rather than as misdemeanors. People arrested with up to 30 grams of the drug - slightly more than an ounce - may have to pay a fine but face no risk of a criminal record.