quarta-feira, 10 de março de 2010

Relatório aponta Maconha como Droga mais Usada por Jovens de Seis Países

Do AnsaLatina

WASHINGTON, 10 MAR (ANSA) - A Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou hoje um estudo revelando que quase 11% dos estudantes de Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Peru e Uruguai já experimentaram maconha.

A droga, de acordo com o relatório da entidade, continua sendo a mais consumida entre a população escolarizada destes seis países.

Os resultados da pesquisa foram divulgados pela Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas, órgão da OEA. O documento também foi publicado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).

Realizado entre 2007 e 2008 com 170 mil estudantes de 13 a 17 anos, o levantamento apontou como dado mais preocupante "a precocidade do consumo da maconha". Cerca de 42% dos jovens que já consumiram a substância experimentaram a droga pela primeira vez antes dos 15 anos.

A média de estudantes que consomem o entorpecente nos seis países analisados varia. Enquanto no Peru 4% deles são ou foram usuários, no Chile esse índice é de quase 23%.

"Apesar de o uso da maconha como droga exclusiva ser relevante na Argentina, Chile e no Uruguai, o consumo de [substâncias] inaláveis em Bolívia, Equador e Peru abrange um importante percentual de estudantes", indicou o relatório.

Nas seis nações em questão, 2,2% dos estudantes já experimentaram cocaína. No Uruguai esse índice chega a 3,5%, ao passo que no Peru é de apenas 1,4%. (ANSA)

4 em cada 10 policiais afegãos usam drogas, diz relatório

Do Estadão

CABUL - O uso de drogas é um grande problema na força policial do Afeganistão, já que o teste sobre consumo de substâncias ilícitas dá positivo em quatro de cada dez recrutas, indicou nesta quarta-feira, 10, um relatório do Congresso norte-americano.

O Escritório de Responsabilidade do Governo (GAO, na sigla em inglês), disse que o comércio ilegal de drogas representa um grande desafio para a campanha contra a insurgência liderada pelos Estados Unidos no Afeganistão, que produz 90% do ópio comercializado no mundo.

O governo Obama tem trabalhado com incentivos financeiros para agricultores que destroem suas plantações da droga voluntariamente, e também aos que trocam suas plantações ilegais para frutas ou trigo.

Mas o relatório da GAO publicado nesta semana indicou que a força policial tem seus próprios problemas com as drogas ilegais e o vício.

Funcionários do Departamento de Estado norte-americano citados no documento afirmaram que entre 12 e 41% dos oficiais em centros de treinamento regionais deram positivo nos testes de consumo de drogas. Segundo o relatório, também é provável que a porcentagem seja maior, já que o ópio sai do organismo rapidamente.

Deficiências no treinamento da polícia anti-drogas do país levaram a investigações de cenas de crime "inconsistentes" e falha na obtenção de provas, de acordo com o relatório.

Antidoping de Ivory Williams acusa maconha!

Do Record

O norte-americano Ivory Williams acusou marijuana num controlo antidoping e não vai competir no Campeonato do Mundo de pista coberta, que terá lugar no Qatar, já este fim-de-semana.

O atleta, de 24 anos, ex-campeão do mundo no escalão de juniores nos 60 metros, era um dos favoritos ao título mundial nesta prova e vai falhar a competição depois de ter feito a melhor marca do ano nos campeonatos americanos indoor, em fevereiro, com 6,49 segundos.

Ator Marcos Winter leva a polêmica em torno da maconha para o teatro

Da Globo.com

RIO - Marcos Winter vai mexer em vespeiro a partir de abril, quando, sob a direção de Emílio Gallo, tratará da descriminalização da maconha no teatro. Os efeitos da droga e a discussão sobre ela ser mais ou menos nociva que o álcool são outros temas polêmicos da peça "Monólogos de marijuana", que o ator vai estrear no Teatro dos Quatro, no Rio de Janeiro, ao lado de Felipe Cardoso e Stella Brajterman.

- Tem muita gente séria debruçada sobre esse tema, gente sem medo de represália por falar em descriminalização - diz Marcos. - A gente vê as pessoas falando que a maconha mata os neurônios, mas ninguém fala quantos neurônios o álcool destrói. Pelo contrário, a gente vê uma marca de bebida patrocinando a Copa do Mundo. Isso tira o medo que a gente tem de tocar no assunto.

Ator Corey Haim morre de overdose em Los Angeles

do G1

O ator Corey Haim, astro adolescente de Hollywood nos anos 1980, famoso tanto por sua atuação como por seu uso de drogas, morreu em Los Angeles em uma aparente overdose, disse a polícia nesta quarta-feira (10). Ele tinha 38 anos.

Haim, que chegou à fama junto com seu colega Corey Feldman, outro astro adolescente, foi declarado morto no Centro Médico Providence Saint Joseph no subúrbio de Burbank em Los Angeles, na manhã de quarta-feira, segundo a polícia.

"Aparentemente foi uma overdose," disse o sargento Frank Albarren do Departamento de Polícia de Los Angeles em North Hollwood, acrescentando que "o tipo de medicamento" era desconhecido.

Nos anos 1980, o canadense estreou em "Lucas", junto com Charlie Sheen e Winona Ryder, e em "Os garotos perdidos", com Kiefer Sutherland, Jason Patric e Corey Feldman, assim como "Sem licença para dirigir", também com Feldman.

Ele se tornou conhecido por sua parceria na frente e atrás das câmeras com Feldman, outro astro adolescente, e eram conhecidos como "Os dois Coreys". Ambos tiveram problemas com o uso de drogas. A dupla estrelou um reality show em um canal de televisão à cabo nos EUA nos anos 2000.

Segundo informações da imprensa em Los Angeles, Haim foi encontrado inconsciente em seu apartamento e a investigação continua.

Depois de sua luta contra o uso de drogas durante anos, ele conversou abertamente sobre como superou seus vícios na época em que estava promovendo seu reality show na televisão e disse estar limpo e sóbrio.

Homens filmam brincadeira com bebê em volta de pé de maconha em Votorantim, SP

do O Globo Online

10_MHG_sp_bebemac SÃO PAULO - Um flagrante de irresponsabilidade e mau exemplo. Três homens gravaram com um celular - que mais tarde foi apreendido pela Polícia Militar com um deles em Votorantim, a 104 km de São Paulo - a brincadeira deles com um pé de maconha. Com os rapazes havia um bebê, uma menina. O vídeo mostra um deles colocando a criança ao lado da planta. Eles começam a fazer brincadeiras.

As imagens foram divulgadas pela TV TEM, afiliada da Rede Globo no interior paulista. No ano passado, em Santa Catarina, a polícia descobriu um vídeo semelhante no celular de um traficante. As imagens, que chocaram todo o país, mostram o criminoso ensinando filho e sobrinha de menos 4 anos a assaltar e matar.

No caso de Votorantim, a menina chega a tocar no pé de maconha, chamado de 'arvrinha de Natal' por um dos homens. Em seguida é levada para outro local, e começa a lamber a mão.

- Tava gostoso? - pergunta um dos rapazes.

- Ruin, né? - comenta o outro.

A polícia teve acesso ao vídeo após flagrar dois dos rapazes fumando maconha na rua. As imagens estavam gravadas no celular de um deles. Os policiais foram até a casa dos suspeitos e lá encontraram o outro homem que aparece nas cenas e também o pé de maconha, que havia sido plantado no quintal.

Os três rapazes foram levados para a delegacia de Votorantim, e autuados como usuários. O pé de maconha também foi entregue às autoridades.

Uso de cigarro pode ficar proibido em todos os lugares públicos

verImagem.aspx

da Agência Estado

O uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, poderá ser proibido em todos os recintos coletivos, privados ou públicos, do país. A medida, que visa reduzir as mortes causadas por doenças relacionadas ao fumo, foi aprovada nesta quarta-feira (10), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O texto aprovado é um projeto (PLS 315/08) do senador Tião Viana (PT-AC), com emenda apresentada pela relatora, senadora Marina Silva (PV-AC), para aperfeiçoar a redação a fim de deixar claro que a proibição não abrange a residência do fumante, como poderia deixar a entender a proposta original, o que constitui, na opinião de Marina, "restrição desarrazoada a direito, considerada a legalidade do uso de tais produtos".

Fumaça no palco – Diálogos da Marijuana estreia no Rio!

da Coluna do Ancelmo 

Estreia dia 13 de abril, no Rio, uma peça com Marcos Winter sobre... maconha. Vai se chamar “Diálogos de marijuana”.
Dirigida por Emílio Gallo, fala do cotidiano de um maconheiro.

CCJ do Senado aprova projeto que proíbe fumo em ambientes fechados

Do G1

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) um projeto que proíbe o fumo em ambientes fechados ou parcialmente fechados. A proposta segue para a Comissão de Assuntos Sociais, onde poderá ter decisão terminativa, antes de ir para a Câmara dos Deputados.

O projeto é de autoria de Tião Viana (PT-AC) e foi relatado por Marina Silva (PV-AC). A relatora inclui no projeto detalhamento do que será considerado local fechado nesta lei: “Para efeito desta lei, define-se recinto coletivo com o local coberto e fechado, total ou parcialmente, em dois ou mais lados, de forma permanente ou provisória, onde haja circulação de pessoas."

Para Marina, o projeto é importante para defender os chamados fumantes passivos. “É absurdo que tenhamos uma situação em que as pessoas são extremamente prejudicadas em função do uso do tabaco. Não podemos impor a quem não fuma prejuízos que eles não desejam ter”.

Número de fumantes no Brasil caiu para quase a metade em 20 anos

Da Globo.com

É o primeiro estudo internacional sobre o cigarro e o hábito de fumar. No Brasil a pesquisa ouviu 1.826 pessoas, sendo que 1.211 eram fumantes em três cidades: Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre entre abril e junho de 2009.

Os fumantes brasileiros estão diminuindo. Eram 33% da população em 1989. Hoje são 17% - 92% fumam todo dia e 82% admitem que o fumo já lhes causou algum problema de saúde. E 63% apóiam tanto as campanhas quanto as leis contra o fumo.

Entre os povos dos 20 países que participaram da pesquisa, os brasileiros são os que mais se arrependem de ter começado a fumar: 91% dos fumantes do Brasil carregam, além do cigarro, um sentimento de culpa e mais da metade (51%) disseram que pretendem parar de fumar nos próximos seis meses.

Grupo come bolo de maconha e reclama de alucinação

do Vírgula

image A loucura foi tamanha que virou desespero. Aliás, que loucura! Após comer brownies de maconha, um grupo de quatro pessoas em Huntington Beach, na Califórnia, se aproximou de uma equipe de paramédicos do Corpo de Bombeiros para pedir ajuda. Eles reclamavam que estavam tendo alucinações intensas e falta de ar.

Segundo a polícia, o grupo se aproximou por volta das 9h da noite de sexta-feira (5) dos paramédicos que atendiam uma ocorrência em um restaurante da cidade.

Os brownies foram comprados em uma farmácia de maconha medicinal de Los Angeles, de acordo com a imprensa americana. Como os integrantes do grupo tinham autorização para comprar maconha medicinal, nenhuma ação penal será aberta.

Após o pedido de ajuda, bastou o grupo esperar o efeito da droga passar para parar de reclamar das alucinações e da falta de ar. Óbvio.

Vanone cobra “tolerância zero” da polícia sobre problemas com drogas

do Diário de Taubaté

O vereador Orestes Vanone (PSDB) cobrou uma ação mais dura da polícia, a chamada “tolerância zero”, para combater os problemas das drogas em Taubaté. Ele fez menção à alternativa proposta por Carlos Peixoto (PMDB) à Prefeitura, de construir um centro de recuperação de dependentes químicos no município.

“Carlos Peixoto foi muito feliz ao falar da clínica de recuperação, mas não vai adiantar se a polícia não agir com mais seriedade no combate ao crime que envolve nossas crianças, na porta das escolas,” ressaltou Vanone, que criticou ainda a grande concentração de presídios na região.

Vanone sugeriu o fechamento da Casa de Custódia e a implantação de um campus de universidade federal no local.

Robbie Williams encoraja jovens a fumar maconha

do O Globo

RIO - O músico Robbie Williams foi acusado de ser "completamente irresponsável" ao encorajar jovens fãs a experimentar maconha. O cantor inglês disse em uma entrevista que a droga ilegal é "muito agradável".

O controverso cantor, que trava uma batalha contra o vício em cocaína e remédios controlados, afirmou que fumava maconha até o ano passado e que era uma pena que ela "não batia bem" com ele.

Mas associações que fazem campanhas antidrogas reagiram com fúria ao seu comentário e acusam Williams de estar promovendo uma droga que está ligada a doenças mentais e psicóticas. A maioria dos fãs do cantor é adolescente e sua nova canção "Morning song" acaba de ser escolhida como o hino de uma campanha para arrecadar dinheiro para pessoas sem recursos.