Do AnsaLatina
WASHINGTON, 10 MAR (ANSA) - A Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou hoje um estudo revelando que quase 11% dos estudantes de Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Peru e Uruguai já experimentaram maconha.
A droga, de acordo com o relatório da entidade, continua sendo a mais consumida entre a população escolarizada destes seis países.
Os resultados da pesquisa foram divulgados pela Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas, órgão da OEA. O documento também foi publicado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).
Realizado entre 2007 e 2008 com 170 mil estudantes de 13 a 17 anos, o levantamento apontou como dado mais preocupante "a precocidade do consumo da maconha". Cerca de 42% dos jovens que já consumiram a substância experimentaram a droga pela primeira vez antes dos 15 anos.
A média de estudantes que consomem o entorpecente nos seis países analisados varia. Enquanto no Peru 4% deles são ou foram usuários, no Chile esse índice é de quase 23%.
"Apesar de o uso da maconha como droga exclusiva ser relevante na Argentina, Chile e no Uruguai, o consumo de [substâncias] inaláveis em Bolívia, Equador e Peru abrange um importante percentual de estudantes", indicou o relatório.
Nas seis nações em questão, 2,2% dos estudantes já experimentaram cocaína. No Uruguai esse índice chega a 3,5%, ao passo que no Peru é de apenas 1,4%. (ANSA)