segunda-feira, 20 de junho de 2011

Colômbia: cresce cultivo de maconha modificada em Cali

Fonte: AFP

CALI, Colômbia — A uma hora de carro da cidade colombiana de Cali, em um lugar que camponeses pediram para não ser divulgado, a maconha é cultivada em campos abertos e em estufas, de forma geneticamente modificada, para dar sensações mais intensas e ser vendida por um preço maior.

Pode-se chegar ao local caminhando, e na montanha as famosas matas de folhas de estrela são vistas sem dificuldade, em meio a cultivos lícitos. Nessa região do sudoeste da Colômbia, perto de Cali (500 km a sudeste de Bogotá), dizem que sempre houve cultivos, apesar de segundo os botânicos a maconha ter sido introduzida na Colômbia nos anos 1930.

Primeiramente, foi cultivada legalmente para fabricar fios até que foi proibida, em 1962, para cumprir normas internacionais.

Secretária evita opinar sobre descriminalização de drogas

Fonte: R7

Durante evento, Paulina Duarte limitou-se a elogiar decisão do Supremo sobre marchas

A secretária antidrogas do Ministério da Justiça, Paulina Duarte, evitou opinar nesta segunda-feira (20) sobre se a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de liberar as marchas da maconha no país podem dar um impulso ao debate sobre descriminalização das drogas.

Questionada sobre o assunto durante o lançamento da 13ª Semana Nacional Sobre Drogas, ela limitou-se a elogiar a decisão do Supremo.

- Debate sobre drogas é constante. Há mais de dois anos o Conselho Nacional de Política sobre Drogas teve mesmo debate e concluiu que livre expressão era um preceito constitucional.