sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Mãe e filho são detidos por cultivar pés de maconha de 2 metros em casa

Fonte: G1

Jovem de 17 anos disse ter aprendido técnicas de plantação na internet. Entorpecente era distribuído no Terminal Central de ônibus, em Campinas.

A Polícia Civil  apreendeu três pés de maconha com pelo menos dois metros de altura na casa de um adolescente que, com a ajuda da mãe, plantava, cultivava, secava e vendia a erva emCampinas (SP). De acordo com o titular da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), Oswaldo Diez, o garoto, de 17 anos, relatou ter aprendido as técnicas para a plantação em tutoriais na internet. Os dois foram detidos na casa da família.

Segundo Diez, o garoto distribuía a maconha no Centro e comercializava no Terminal Central.  A polícia identificou o endereço do rapaz nesta quarta-feira (7), foi até o local e encontrou a plantação da maconha orgânica na casa onde viviam mãe e filho, na Vila Marieta. No local, também foram apreendidos 100 gramas da droga pronta para a venda.

“É uma planta que exige vários cuidados para atingir este tamanho. E é muito preocupante o relato dele de que aprendeu as técnicas na internet. É um alerta para os pais sobre o que os filhos acessam pelo computador”, disse o delegado.

A mãe do adolescente foi presa em flagrante por tráfico de drogas, já que testemunhas relataram que ela era conivente com a prática. O garoto foi recolhido na Fundação Casa.

A partir de hoje, blitz da lei seca vai flagrar quem usa maconha e cocaína

Fonte: Estadão

Inéditos no Brasil, equipamentos serão usados na capital sempre que policiais suspeitarem que motorista consumiu drogas ilícitas

Entre a noite desta sexta-feira e a terça-feira de carnaval, o governo do Estado vai testar nas ruas da capital um novo modelo de blitz para fiscalizar a lei seca. Além de novos equipamentos para flagrar motoristas bêbados, como câmeras de vídeo, policiais de São Paulo terão, pela primeira vez, aparelhos capazes de detectar se o motorista consumiu também maconha ou cocaína.

Os equipamentos - inéditos no País - serão usados caso o policial suspeite do consumo de drogas. Para o teste, são coletadas gotas de saliva do condutor. Diferentemente do álcool, não é preciso aferir a quantidade de outras substâncias psicoativas no corpo: pelo artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), qualquer valor é suficiente para indiciar o motorista por crime de trânsito, que pode pegar pena de 6 meses a 3 anos de prisão, além de perder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por um ano e pagar multa de R$ 1.915,40.