sexta-feira, 19 de março de 2010

Policiais se passam por traficantes e apreendem 200 kg de cocaína em SP

Do G1

Duzentos quilos de cocaína foram apreendidos na Rodovia Anhanguera, perto de Cabreúva, a 76 km de São Paulo, na quinta-feira (18). A droga foi entregue a policiais de São Paulo que fingiram ser compradores para enganar a quadrilha. Um homem foi preso.

Os policiais se passaram por traficantes e negociaram a compra da cocaína durante três meses. Como garantia de pagamento, eles mostraram escrituras de casas e de outros bens.

O ponto de encontro para a entrega da cocaína foi a Rodovia Anhanguera, próximo à região de Cabreúva. Um homem de 64 anos que transportava a droga em um caminhão foi preso. Ele levou os investigadores até um sítio na cidade onde estariam outros traficantes. Houve tiroteio e os bandidos conseguiram fugir. Um dos carros da quadrilha foi perfurado pelos disparos.

No local, os policiais encontram um fuzil, uma metralhadora e quatro granadas. Tudo foi apreendido e será encaminhado para a perícia.

A cocaína chegou à delegacia em caixas de papelão e em barris. Parte do entorpecente estava guardada em tabletes e, segundo a polícia, veio do Paraguai. Produtos usados na mistura da cocaína para aumentar a quantidade também foram apreendidos.

Acir Gurgacz defende programa para atender usuário do crack

Do TudoRondônia

O uso do crack vem aumentando no país, atinge todas as classes sociais e já está presente nas pequenas cidades, para o desespero das famílias. O alerta foi feito nesta sexta-feira (19) pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que defendeu a imediata adoção de um programa destinado a atender o usuário da droga.

- O crack entrou sorrateiramente em praticamente todos os rincões do país, atacando silenciosamente as bases de algumas famílias brasileiras. Mais conhecido como "a pedra da morte", o crack tem que ser encarado como um problema de saúde e não apenas uma questão policial - resumiu o senador.

Entre as providências para enfrentar o problema, ele citou oferta de internação gratuita aos usuários da droga, extensão do tratamento do crack para as pequenas cidades e conscientização do risco do uso da droga - a ser feita nas escolas, associações, igrejas, entre outros centros. Também defendeu a atenção especial às famílias ao usuário como uma das providências para atender aos drogados.

Acir Gurgacz informou que o crack é tão forte que tem o poder de viciar o usuário em uma única experiência. Ele se mostrou preocupado já que a droga vem sendo usada pelas populações mais jovens.

- Adolescentes, pré-adolescentes e crianças estão sendo levados a conhecer o crack e tornam-se vítimas imediatamente - ou acabam morrendo, debilitadas pela droga, ou são usadas pelo tráfico, como 'aviões', como 'soldados' ou simplesmente como 'bucha de canhão' em uma guerra suja - alertou o parlamentar.

Da Redação / Agência Senado

MACONHA: “ENCOLHE” O CÉREBRO

Da Voz Murbanense

Fumar maconha com freqüência e por um tempo prolongado pode encolher partes do cérebro que governam memória, emoções e agressão, segundo um estudo publicado no Archives of General Psychiatry.

Os cientistas usaram exames de imagens obtidas por ressonância magnética para mapear o cérebro de pessoas que haviam admitido fumar mais de cinco cigarros de maconha por dia por um período de pelo menos dez anos e compararam as imagens com as do cérebro de pessoas que nunca usaram a droga.

Os que fumavam maconha regularmente tinham um hipocampo - parte do cérebro envolvida no desenvolvimento de emoção e memória - 12% menor e uma amígdala cerebelar - que tem um papel no controle do medo e da agressão - 7% menor.

Quinze usuários de maconha e 16 pessoas que não fumavam a droga participaram do estudo liderado por Murat Yücel, da Universidade de Melbourne, na Austrália.

"Ainda que o uso moderado não leve a efeitos neurotóxicos significativos, os resultados sugerem que o uso diário em excesso pode ser tóxico ao tecido do cérebro humano", diz o estudo.

Os usuários de maconha também tiveram um pior desempenho em testes de memória verbal - sem uma correlação com o tamanho das partes do cérebro avaliadas - e tinham mais propensão a sintomas leves de doenças psiquiátricas como esquizofrenia.

Dr. Luis Fernando Borja Gómez
CRM: 537-AC
Médico da Unidade Mista de Saúde

Polícia destrói mais de 3,4 toneladas de maconha em Cascavel

Do HNews

Polícias civis da 15ª Subdivisão Policial (SDP) de Cascavel incineraram mais de três toneladas de maconha nesta sexta-feira (19). A droga foi apreendida em uma única operação realizada pela Polícia Militar (PM) na cidade de Boa Vista da Aparecida, a 70 quilômetros de Cascavel, no dia 25 de dezembro do ano passado. Durante a operação, três pessoas foram presas.

A droga foi destruída com autorização da Vara Criminal da Comarca de Capitão Leônidas Marques. A incineração foi realizada na sede de uma empresa beneficiadora de soja de Cascavel e acompanhada por técnicos da Vigilância Sanitária.

No total foram destruídos 3.419 quilos de maconha. Segundo o delegado-chefe da 15ª SDP de Cascavel, Amadeu Trevisan Araújo, uma pequena quantia da droga foi guardada e ficará armazenada até que os detidos que foram presos com a droga sejam condenados.

“Normalmente a incineração é autorizada depois que os detidos são condenados, mas neste caso, devido a grande quantidade de droga apreendida, a incineração foi autorizada e uma pequena quantidade armazenada para contra-prova”, explicou o delegado. Segundo ele novas autorizações estão sendo solicitadas visando manter o mínimo possível de drogas apreendidas nos depósitos da polícia.

Polícia Federal prende soldado PM com ecstasy e LSD em Parnamirim

Da Tribuna do Norte

A Polícia Federal no Rio Grande do Norte realizou na tarde desta quinta-feira (18), em Parnamirim, mais uma apreensão de drogas e prendeu em flagrante o  soldado da PM Antônio Bezerra Farias Silva, de 31 anos, com 94 comprimidos de ecstasy e 17 micropontos de LSD.

Agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), apuravam uma denúncia de que um homem, residente no bairro Boa Esperança, naquela cidade, estaria traficando drogas, cujas remessas eram sempre recebidas via postal, da cidade de Fortaleza.

Consumo de álcool será vetado em 'Fun Parks' de Durban

Do UOL

Praia, futebol, festa... O imaginário brasileiro talvez nos levaria a continuar esta sequência com “cerveja”, correto? Pois bem, para os afortunados que estarão na África do Sul durante a Copa a combinação deverá ser um pouco diferente, e aqueles que assistirão as partidas nas “Fun Parks” instaladas nas belíssimas praias de Durban não poderão colocar uma só gota de álcool na boca, sob a pena de expulsão dos locais por policiais e brucutus contratados pela organização.

As autoridades do estado de KwaZulu-Natal, onde fica Durban, alertam para os perigos pelos quais os bêbados podem passar nos “Fun Parks” – locais designados para que torcedores sem ingresso possam conferir as partidas em grandes telões ao lado de outras atrações.

“Ir bêbado à praia é perigoso, a pessoa pode se afogar”, disse Mike Mabuyakhulu, secretário de desenvolvimento e turismo de KwaZulu-Natal. “Teremos ‘fun parks’ nas praias, mas devo insistir que a nenhum torcedor embriagado será permitido acessar a praia”.

Além do risco de afogamento, o outro perigo apontado pela organização são os tubarões que rodeiam a costa sul-africana. Redes de isolamento serão trocadas para prevenir eventuais ataques, mas quando se trata de banhistas bêbados aos montes chegando perto de seres de até 7 metros de comprimento com mandíbulas vorazes, todo cuidado é pouco.

90% DOS CÂNCERES DE PULMÃO SÃO CAUSADOS PELO TABACO

Da Folha ES

O câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidência mundial. Em 90% dos casos diagnosticados está associado ao consumo de derivados de tabaco, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).

No Brasil, o câncer de pulmão foi responsável por 14.715 óbitos em 2000, sendo o tipo de câncer que mais fez vítimas. Segundo estimativas de incidência do câncer no Brasil, do Inca, aproximadamente, 27.630 novos casos da doença devem ocorrer no país em 2010.

A boa notícia é que tecnologias genéticas já indicam com razoável grau de certeza aos médicos se um tratamento é eficaz ou qual medicamento age melhor em cada caso, principalmente em tumores no pulmão, mama e intestino, o que pode individualizar ainda mais o tratamento de câncer, de acordo com cada paciente. Além disso, um estudo divulgado na última semana na revista “Nature”, de cientisas da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, apresentou um método para avaliar o tratamento anticâncer a partir da análise de fragmentos de DNA. Ao estudar as mutações, oncologistas descobriram também os genes que comandam o crescimento de tumores.

Famílias são devastadas por vício de crack

Do G1

Um drama recorrente atinge milhares de famílias em todo o Brasil. É o consumo de drogas. Onde vamos parar? O vício não livra crianças, idosos, ninguém.

Um psiquiatra da Universidade Federal de Medicina de São Paulo acompanhou mais de cem viciados em crack e viu quase 20% deles morrerem em menos de cinco anos. É um desespero para as famílias.

A menina sorridente e carinhosa nas fotos é uma lembrança que Silvana Marques sonha reviver. "Era tão linda", lembra a mãe Silvana Marques.

Polícia destrói 38 mil pés de maconha e prende 6 em Pernambuco

Da Globo.com

RECIFE - A polícia de Pernambuco destruiu nesta quinta-feira 38 mil pés de maconha em duas plantações, na zona rural de Ibimirim, em Pernambuco. No total, seis pessoas foram presas: cinco em flagrante e uma com mandado de prisão preventiva. A ação, que teve início às 5h, contou com a participação de mais de 30 policiais da Delegacia Seccional de Arcoverde, no sertão pernambucano.

Entre os preso,s está Valmir Francisco da Silva, conhecido por "Nego Nuncha", que foi capturado no Alto da Floresta, bairro da Corte, periferia da cidade. Ele é investigado pela polícia por envolvimento em um homicídio e teve o mandado de prisão decretado pela Comarca de Ibimirim.

Também foram cumpridos mandados de busca e a a polícia encontrou na residência dos suspeitos 3,8 kg de maconha prensada, 80 gramas de sementes de maconha, 14 munições dos calibres 380 e 38, além de chumbo, pólvora e espoleta para produção de munições.

Jackson Monteiro da Silva e Lindivânia Gomes foram autuados por posse ilegal de munição e tráfico de drogas. Damião Bispo da Silva e Carlos Monteiro da Silva vão responder por posse ilegal de munição. O quinto suspeito, Sebastião Cordeiro de Góis, foi autuado por cultivo de maconha. Os homens foram recolhidos ao Presídio de Arcoverde e a mulher para a Cadeia Feminina de Buíque.

TJ mantém preso acusado de tráfico de drogas no interior

Do Olhar Direto

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT) rejeitou nesta quinta-feira(18), o pedido de liberdade provisória, de um homem suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas no município de Mirassol D'oeste. Na propriedade rural do acusado, foram encontrados 60 quilos de cocaína divididos em 56 embalagens. Após a prisão, ele alegou que não era dono das drogas e que as embalagens haviam sido lançadas em sua propriedade por um avião.

O suspeito fundamentou o pedido de liberdade, pelo fato de não haver confirmação de que a droga encontrada lhe pertenceria. Essa situação, de acordo com a defesa, configuraria constrangimento ilegal ao acusado. Conforme os autos, no dia do cumprimento do mandado de busca e apreensão na referida fazenda, a casa estava totalmente aberta, mas ele não estava. Após a apreensão do entorpecente, os policiais localizaram o veículo do suspeito abandonado no município de Glória D’Oeste.

O desembargador relator observou que o autor do pedido não apresentou elementos que deixassem evidente e inequívoca a certeza de sua não culpabilidade ou não participação no crime de tráfico de drogas que lhe era atribuído, limitando-se a alegar que a droga pode ter sido lançada em sua propriedade por qualquer pessoa.

Conforme o magistrado, a justificativa para a prisão preventiva também se respalda nas evidências de que o acusado procurou escapar das investigações realizadas pelos agentes policiais. Além disso, as testemunhas que, em tese, teriam visto a droga ser arremessada da aeronave na propriedade estariam temerosas de receber represálias pela delação.

Polícia incinera mais de quatro mil pés de maconha em município do Sertão

Do PE360 graus

Policiais encontraram nesta quarta-feira (17) uma roça com mais de 4,2 mil pés de maconha no município de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco. Todo o material foi incinerado. Segundo os agentes, a plantação poderia ser transformada em 383 kg de maconha pronta para consumio e ser vendida por cerca de R$ 55 mil.

As pessoas que estavam no local, ao ver a aproximação policial, fugiram e ninguém foi preso

Campanha 'Crack nem pensar' realiza ato público

Da Gazeta da Web

Centenas de pessoas realizaram, na tarde desta quinta-feira (18), uma passeata do Farol ao Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió, para marcar o primeiro ato público da campanha “Crack nem pensar”, lançada há um mês. A iniciativa pretende chamar atenção da sociedade para o problema social que já se tornou um caso de saúde pública em toda Alagoas, devido ao elevado número de viciados.

Conselho de Segurança no Nordeste discute o combate ao tráfico de drogas

Do Jornal Feira Hoje

Secretários de Segurança Pública e outros gestores de instituições policiais da região Nordeste participaram, nesta quinta-feira (18), da 29ª Reunião do Conselho de Segurança no Nordeste (Consene), no Hotel Catussaba, em Stella Maris, onde também serão realizadas, na sexta-feira (19), a 35ª Reunião do Colegiado Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) e a 30ª Reunião do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC). A discussão de propostas para o combate à criminalidade e prevenção da violência e a troca de experiências entre os participantes norteiam os três eventos que, pela primeira vez, são realizados simultaneamente.

A 29ª Reunião do Consene foi aberta às 10h, pelo secretário de Defesa Social de Pernambuco e presidente do Conselho, Servilho Paiva, que parabenizou os estados nordestinos pela adoção de estratégias para o enfrentamento da violência em suas respectivas unidades federativas. A solenidade de abertura do Consene, do Conesp e do CONCPC foi realizada às 19h da última quarta-feira (17).

De acordo com o secretário da Segurança Pública da Bahia, César Nunes, o tráfico de drogas é um dos principais temas de discussão entre os gestores de organismos policiais reunidos em Salvador, salientando que o consumo do crack no Brasil tem relação direta com os homicídios. “Cerca de 80% desses crimes estão relacionados ao crack, e não mediremos esforços para combater este problema”, assegurou.

Integração

O delegado geral da Polícia Civil baiana, Joselito Bispo da Silva, que compôs a mesa do Consene ao lado do comandante geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, ressaltou que a integração entre as experiências dos gestores traz grandes avanços, a exemplo do Programa Ronda no Bairro, inspirado na iniciativa da SSP do Ceará. “Esse encontro reúne conhecimentos técnicos e práticos para resolução de problemas enfrentados em todos os estados brasileiros”, afirmou Bispo.

Único centro municipal de Salvador atende 50 viciados por dia

Do ATarde

Allan Spínola, que tornou público o fato de ser dependente de crack, recebeu duas propostas de ajuda Até fevereiro deste ano, foram detidos 189 traficantes de drogas em Salvador, uma redução de 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado (198 presos). O mesmo ocorre em relação à quantidade de crack apreendida, 15,7% inferior (3.401 pedras em 2009, contra 2.866 este ano). O dado da Secretaria da Segurança Pública (SSP) preocupa, se confrontado com a estatística do único centro de atendimento público municipal a viciados de drogas, em Pernambués, onde a média de atendimento diário é de 50 pacientes.

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad), Renata Jones, reconhece que a estrutura é insuficiente: “Para a demanda de Salvador, é pouco”.  O porteiro João Carlos Santos, 48, nunca ouviu falar do CAPSad. Ele mora há 46 anos em Pernambués e tem uma filha viciada. “Saber que tem um centro aqui é novidade. Minha filha está envolvida demais e eu iria levá-la para a cidade de Candeias, num local indicado”, conta.