terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Brasil é um dos líderes no ranking americano de consumo de álcool puro

Fonte: Paraná Online

Alguém já se imaginou ingerido 18,5 litros de álcool puro por ano? Acha que é difícil acreditar que tamanha insensatez aconteça? Pois saiba que dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que os brasileiros consomem 18,5 litros de álcool puro por ano.

No continente americano, esta quantidade só é menor que o consumo de Equador, México e Nicarágua. O levantamento diz respeito apenas às pessoas acima de 15 anos que bebem frequentemente.

Para chegar a esse número absurdo, a conta é simples: as principais cervejas brasileiras têm um teor alcoólico de até 5%. A latinha comum, vendida em bares, supermercados e "baladas" do país, tem 350 mililitros, ou seja, 17,5 mililitros de álcool puro.

FGV sugere menos rigor contra o fumo

Fonte: GAZ

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou um estudo dos efeitos das restrições ao tabaco sugeridas pelas consultas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo foi analisar as possíveis consequências econômicas e sociais que decorreriam da implantação das novas restrições às embalagens e materiais de comunicação das marcas de cigarros, bem como da proibição de sua exposição em pontos-de-venda e do uso de ingredientes na fabricação. As conclusões da FGV sugerem uma regulamentação menos rigorosa para o setor.

A consulta pública 112 da Anvisa trata da adição de açúcares e aromatizantes na composição do cigarro fabricado no Brasil. Essa mistura utiliza o fumo tipo Burley, produzido por 50 mil famílias nos três estados do Sul. Caso a demanda pelo produto deixe de existir, calcula-se que 20 mil trabalhadores perderão o emprego. A outra consulta pública da Anvisa (117) restringe ainda mais a venda e propaganda do cigarro, que já é limitada.