domingo, 16 de maio de 2010

Drogas: InCa busca liberação da maconha no Brasil

do Blog Jovem e Atual

Na última semana foi realizada a Marcha da Maconha, em Florianópolis (SC). Um tema muito polêmico e que divide opiniões é quanto a liberação ou não do consumo da erva no Brasil. Alguns países já consideram a Cannabis como um remédio. Para esclarecer sobre alguns pontos, o presidente Lucas Oliveira, do Instituto Cannabis (InCa) apresenta algumas defesas sobre a liberação do consumo da Machonha.

Blog - Como funciona o Instituto?

Lucas Oliveira - O INCA foi recentemente fundado e sua proposta inicial é criar uma base informações, reunindo todo tipo de documento e disponibilizando-o para o público em geral. Num segundo momento desenvolveremos pesquisas e trabalharemos em cima da criação de uma metodologia para buscar os volumes envolvidos na discussão. Produção e consumo, mesmo ilegal, como se dá, em que proporção. Seria análogo ao Instituto do café, ou do açúcar. Em longo prazo, buscaremos recursos para conduzir pesquisas mais detalhadas, servindo de ponto de apoio institucional para acadêmicos que desejam desenvolver todo tipo de pesquisa que envolva esta temática. Nossa Assembléia de fundação contou com 200 presentes e estamos na fase de registros em cartório, etc.

Federação da Ayahuasca promove palestra sobre Santo Daime

do Católica Digital 

A palestra "Toda a verdade sobre o Santo Daime" parte 1, será realizada no dia 19 de maio. Trata-se de um ciclo de palestras, nas quais também serão realizados debates sobre o tema entre a sociedade e os organizadores e porta-vozes da Federação da Ayahuasca. O evento terá início às 19h30 na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás (SEAGRO), Setor Leste Universitário, Rua 256, esquina com Av. Anhanguera (em frente a Praça da Bíblia). A entrada é franca.

De acordo com o professor Wendell Nunes Alves, um dos organizadores do evento, a sociedade precisa de esclarecimentos,  "Após os últimos fatos acontecidos, veiculados pela mídia, instaurou-se uma grande confusão com relação ao assunto Santo Daime",  Wendell afirma que esta confusão é causada pela existência de um falso Santo Daime, que mistura drogas como a maconha e cocaína ao consumo da Ayahuasca, além de realizarem o comércio do Daime.

"As pessoas devem saber do que se trata. O preconceito provém da ignorância sobre o assunto. Existem sim, lugares sérios que fazem um uso correto da Ayahuasca", afirma. Segundo ele, a falta de discussões sérias e abertas sobre a Ayahuasca ocasiona uma visão distorcida por parte da sociedade. "Pretendemos abrir o debate e apresentar parte do que realmente é o Daime ou Ayahuasca".