quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Governo do México usa animação na luta contra drogas

Fonte: BBC

O governo do México está usando desenhos animados para tentar convencer a população a apoiar a guerra contra as drogas, que já matou mais de 40 mil pessoas desde 2006.

A prisão de chefes de cartéis, a apreensão de toneladas de drogas e o envio de tropas a diversas cidades estão entre os temas abordados pelos quadrinhos animados, ao som de música eletrônica.

O objetivo é travar um duelo de informação. Muitos argumentam que a ação das forças de segurança está provocando ainda mais violência, o que o governo nega.

Guarda Civil vai tirar usuários de drogas das ruas de SP

Fonte: Veja

São Paulo - O plano da Prefeitura de São Paulo de internar compulsoriamente crianças e adultos usuários de crack inclui atuação da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Composto por três fases - recolhimento, triagem e destinação -, ele prevê que agentes comunitários da saúde e assistentes sociais identifiquem os usuários que ocupam, principalmente, a cracolândia, na região central, e guardas "ajudem a recolher" esses dependentes.

Todos os retirados das ruas por GCM e assistentes sociais serão encaminhados a centros de triagem, onde serão feitas, entre outros procedimentos, a identificação da pessoa, a avaliação se há sinais de dependência química e capacidade psíquica e a checagem de antecedentes criminais.

Em 5 dias, 85 mil pés de maconha são incinerados na BA e em PE

Fonte: Terra

Policiais federais eliminam milhares de pés de maconha apreendidos em cinco municípios da BA e PE. Foto: Polícia Federal/Divulgação

Em uma ação que percorreu áreas rurais de pelo menos cinco municípios, a Polícia Federal (PF) incinerou, somente nos últimos cinco dias, mais de 85 mil pés de maconha na Bahia e em Pernambuco. O trabalho ocorreu durante a Operação Caruá IV, que teve o saldo de apreensões divulgado nesta quinta-feira. A corporação estima ter eliminado mais de 21,2 toneladas do entorpecente.

Segundo a PF, o resulta representa avanços diante da Operação Caruá II, realizada no ano passado com o mesmo objetivo. O total de apreensões cresceu mais de 33%.