quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Marcelo D2: 'Fumo maconha e não tenho nada a ver com essa guerra'

do Dia Online

Rio - Marcelo D2 usou seu perfil do Twitter, nesta quinta-feira, para manifestar sua opinião sobre os ataques de violência que estão acontecendo no Rio. "Não adianta prender ou matar esses que estão agora na Vila Cruzeiro e depois essa mulekada sem escola,emprego,saúde vamos fazer o que?", escreveu o cantor que ainda levantou polêmica.

"Fumo maconha e não tenho nada a ver com essa guerra ...trabalho honestamente e nunca peguei em uma arma ... alguém já pensou em legalizar? Eu nasci em uma favela e sei o quanto essa guerra atrapalha pessoas de bem que querem fazer alguma coisa boa e essas pessoas são a maioria." - disse D2.

Palavra de Especialista

da Rádio Câmara

O uso medicinal da maconha - Bloco 1 (11'44")

O uso medicinal da maconha - Bloco 2 (11'16")

O programa desta quarta-feira debate o uso medicinal da maconha. A jornalista Mônica Montenegro conversou com o professor da UFRJ e membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento- SBNeC, João Menezes. O professor é um dos signatários de uma carta apresentada pela sociedade que defende as pesquisas com a planta. No documento, eles afirmam que a atual política é mais nociva do que o consumo da substância. A carta provocou muita controvérsia principalmente entre os cientistas. Palavra de Especialista vai ao ar toda quarta-feira, às 8h30.

Fumar maconha deixa corpo mais sujeito a infecções

do R7

Uma pesquisa feita por uma equipe internacional de cientistas indica que fumar maconha deixa o corpo mais vulnerável a infecções e certos tipos de câncer, por prejudicar o sistema imunológico. De acordo com os pesquisadores, isso ocorre porque compostos da droga estimulam a produção de células chamadas MDSCs, que afetam o nosso mecanismo de combate a infecções.

Em pacientes com câncer, é comum que o número de células desse tipo cresça no corpo. Elas prejudicam o combate do corpo ao tumor e podem fazer com que eles se alastrem. Prakash Nagarkatti, da Universidade do Sul da Califórnia, diz que a maconha estimula a produção das MDSCs.

– Essas células parecem ser únicas e importantes e que podem ter sua produção estimulada pelo câncer ou por outros agentes químicos como os canabinoides [substância presente na maconha], que prejudicam o sistema de resposta do corpo contra infecções.