quinta-feira, 8 de julho de 2010

Ministério da Saúde estima que 25 mil jovens corram risco de vida pelo uso de crack

do Zero Hora

O crack, droga formada pela mistura de bicarbonato de sódio e cocaína, ameaça a vida de 25 mil jovens brasileiros. A estimativa é do Ministério da Saúde e, segundo o coordenador de Saúde Mental, Álcool e Drogas do ministério, Pedro Delgado, a dependência coloca esses jovens no nível de marginalidade extrema. Ele falou sobre o problema no Seminário Internacional de Políticas sobre Drogas, na Câmara Federal.

Delgado disse ainda que faltam estudos de âmbito nacional sobre o tema, mas os dados do ministério mostram que existem padrões diferentes de uso das drogas, inclusive do crack:

— Existem duas populações de consumidores de crack no Brasil. Uma que estimamos em 25 mil jovens que estejam em vulnerabilidade máxima e corram risco de vida e outra, em situação menos grave, com 600 mil pessoas que fazem uso frequente da droga.

Com helicóptero, polícia descobre mais plantios de maconha em canaviais de SP

da Globo.com

SÃO PAULO - Com a ajuda de um helicóptero, a polícia descobriu, mais duas áreas preparadas para o plantio de maconha em canaviais da região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, dessa vez em Santa Ernestina. Na terça-feira, pela manhã, policiais acharam uma área de quatro hectares, em um canavial de Taquaritinga com 500 mudas plantadas e 4,5 mil em bandejas, prontas para o transplante.

As novas áreas que foram descobertas ainda estavam sendo preparadas para o plantio da erva. No local foram encontrados produtos químicos usados para matar a cana, cuja palha servia, depois, de estufa para os pés de maconha. Segundo a polícia, a plantação renderia até 1,3 mil quilos da droga.

A investigação começou depois de denúncia de funcionários de uma usina de açúcar e álcool que acharam um sistema de irrigação no meio do canavial. Duas pessoas foram presas e, na casa de uma delas, a polícia encontrou várias folhas de maconha já colhidas e prensadas, além de 15 quilos da droga pronta para ser vendida e um manual de plantio da erva.

Segundo a polícia, o plantio começou em fevereiro e já teria tido uma safra.

Encontrada plantação de maconha no Alto da Boa Vista

do Diário do Grande ABC

A Polícia Civil encontrou na terça-feira uma plantação de maconha na favela Alto da Boa Vista, na divisa entre os municípios de São Bernardo e Santo André. Um adolescente, de 16 anos, foi apreendido na ação.

De acordo com o delegado titular do SIG (Setor de Investigações Gerais) e supervisor do Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), Jacques Ejzenbaum, o local de cultivo da droga foi descoberto durante uma investigação. "As mudas de maconha, com cerca de três a quatro semanas, estavam plantadas em uma área de difícil acesso", explicou. "Localizamos o entorpecente depois de uma varredura na favela e suspeitamos do menor, que entrava e saía da casa diversas vezes."

Além dos 19 pés de maconha, foram apreendidos três pacotes de cocaína a granel, 145 trouxinhas de maconha, 606 pedras de crack, além de 103 eppendorfs vazios.

O menor seguirá para o 3º DP (Distrito Policial) de Diadema e deve ser apresentado ao Fórum hoje.

Fugitivo - Durante a ação, os policiais prenderam um homem que estava em atitude suspeita na favela. Depois de consulta, foi constatado que ele era fugitivo da penitenciária de Pacaembu. Ele será encaminhado para o CDP (Centro de Detenção Provisória) de São Bernardo

Pesquisadores da UFMG estudam efeitos da ‘maconha do cérebro’

do Planeta Universitário 

Produzida pelo cérebro humano e descoberta em 1992, a anandamida – também conhecida como “substância da felicidade” – pode ter efeitos analgésicos, ansiolíticos e antidepressivos, semelhantes aos do THC, componente da espécie vegetal cannabis sativa, popularmente conhecida como maconha. “Queremos entender melhor as funções dessa substância endógena”, explica o professor Fabrício Moreira, que desenvolve, na UFMG, pesquisas sobre a anandamida, o THC e outras propriedades da cannabis sativa, em colaboração com o Instituto Max Planck de Psiquiatria de Munique (Alemanha) e com os departamentos de Neurociências e de Farmacologia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Moreira comenta que o principal desafio – e ao mesmo tempo a abordagem mais promissora – talvez seja aumentar os níveis da anandamida no cérebro, de modo a potencializar os efeitos benéficos da substância, que funcionaria como medicamento, e evitar a administração de THC. “Desde as décadas de 1980 e 90, começamos a entender como a maconha interfere em sítios específicos do cérebro, mas ainda não se sabe como evitar completamente seus efeitos deletérios", explica.

Duas toneladas de maconha são apreendidas no Paraná

do G1

Duas toneladas de maconha foram apreendidas em Foz do Iguaçu (PR), na madrugada desta terça-feira (6), por policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). Ninguém foi preso.

Segundo a polícia, a droga estava escondida em um matagal, nas margens do Lago de Itaipu. O entorpecente foi encaminhado para um depósito. A polícia vai investigar a origem da droga.

Secretário de políticas sobre drogas admite dificuldade em combater crack no Brasil

do R7

O secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do gabinete de Segurança Institucional, general Paulo Roberto Uchoa, disse nesta terça-feira (6), durante Seminário Internacional sobre Políticas de Drogas, que ninguém conhece o remédio certo para combater o crack.

- Por isso não podemos dizer que o governo está usando o remédio errado.

Ele argumentou que a política sobre drogas foi uma das poucas do governo Fernando Henrique Cardoso mantida pelo governo Lula. Ele disse que ações e programas de combate prevenção desenvolvidos desde então são positivos. O que deve ser reavaliado, segundo o secretário, é a falta de descentralização das ações.

Uchoa concordou que faltam pesquisas sobre os usuários brasileiros dessa droga, além de mais leitos e maior eficiência no combate ao tráfico.

O seminário acontece desde segunda-feira (5) e foi organizado pela Comissão de Seguridade Social e Família a pedido dos deputados Germano Bonow (DEM-RS) e Vieira da Cunha (PDT-RS). O evento prossegue no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Irã enforca quatro condenados por tráfico de drogas

do G1

Quatro homens condenados à pena de morte por tráfico de drogas foram enforcados nesta terça-feira (6) na prisão central de Ispahan (centro do Irã), informou a agência de notícias ISNA.

Segundo a agência iraniana, que cita um comunicado do poder judiciário, os quatro executados haviam sido sentenciados à morte por posse de ópio e outras drogas.

Com eles, chega a 88 o número de pessoas executadas no Irã desde o início do ano, de acordo com um balanço estabelecido pela AFP a partir de informações publicadas pela imprensa local.

Em 2009, ao menos 270 pessoas foram executadas no país.

No Irã, são crimes passíveis de pena de morte: assassinato, estupro, roubo a mão armada, tráfico de drogas e adultério.

Conheça as penas de morte pelo mundo

Cápsula de maconha trata pacientes com fobia social

da Gazeta Web

Uma substância extraída da maconha ajuda a tratar pacientes com fobia social. É o que mostram dois estudos inéditos da USP de Ribeirão Preto com pacientes que ingeriram cápsulas de canabidiol, um dos 400 compostos encontrados na erva.

Em um dos trabalhos, dez pacientes foram avaliados por imagens do cérebro: após o consumo do remédio, as áreas cerebrais que são hiperativadas nos doentes tiveram atividade reduzida.

Isso indica que a substância pode atuar diretamente na região e minimizar os sintomas desse tipo de fobia.

A outra pesquisa analisou os níveis de ansiedade de 36 pessoas que tiveram de falar em público -uma das situações mais complicadas para quem tem o transtorno.

Todos tiveram de fazer um discurso de quatro minutos em frente a uma câmara -24 deles tinham a doença e 12 ingeriram canabidiol.

Os voluntários com fobia social que tomaram a cápsula apresentaram sinais de ansiedade semelhantes aos dos saudáveis. Já os doentes que ingeriram placebo mantiveram os padrões de ansiedade causados pela fobia.

Os mecanismos de ação da substância ainda não são bem conhecidos pelos pesquisadores. Mas já se sabe que o canabidiol tem um efeito tranquilizante mesmo em pessoas saudáveis.

A fobia social pode ser tratada com remédios e psicoterapia. Mas as drogas podem demorar até 20 dias para ter efeito e causar dependência.

"Nesse experimento, observamos o efeito com uma única dose, o que faz supor que o canabidiol tenha a vantagem de começar a agir de imediato", diz o psiquiatra Antonio Zuardi, do departamento de neurociências e ciências do comportamento da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Para os pesquisadores, os resultados também ajudam a explicar por que pacientes com transtornos de ansiedade fumam maconha com mais frequência do que a população geral.

"Talvez eles não procurem a droga pelo "barato", mas pela ação do canabidiol. Seria uma forma de automedicação. O problema é que eles consomem junto outras substâncias com efeitos negativos", afirma José Alexandre Crippa, também psiquiatra da USP de Ribeirão Preto.

No Brasil, ainda não há autorização para o uso terapêutico de nenhuma substância derivada da cânabis.