quarta-feira, 21 de julho de 2010

Dilma diz que Brasil não tem condições de descriminalizar drogas

do Terra

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou nesta quarta-feira (21), em entrevista à TV Brasil, que o País "não tem condições" de descriminalizar as drogas.

"Acho que não podemos falar em processo de descriminalização de droga nenhuma, enquanto tivermos o seguinte quadro no Brasil: o consumo de crack se associa ao de outras drogas. O Brasil não tem condições, hoje, diante dessa questão gravíssima que é o crack, de propor a descriminalização das drogas", disse.

Questionada sobre os principais temas relacionados à mulher no Brasil, Dilma incluiu o combate ao crack, no âmbito da proteção às crianças e aos jovens, como um tema que interessa as mulheres.

Plantador de maconha encerra greve de fome

do Swiss Info

O produtor de maconha Bernard Rappaz, do cantão do Valais (sudoeste da Suíça), encerrou uma greve de fome de mais de 50 dias, depois que as autoridades estaduais transformaram provisoriamente sua pena em prisão domiciliar.

A medida está sujeita a condições muito restritivas e só vale até o Supremo Tribunal Federal julgar um recurso de Rappaz contra uma decisão do tribunal estadual, que rejeitou um pedido de interrupção da pena.

Rappaz aceitou essas condições e, em seguida, interrompeu sua greve de fome, informa um comunicado da Secretaria de Segurança Pública do Valais, nesta quarta-feira (21/7).

Ele foi condenado a cinco anos e oito meses de prisão em 2006 por graves violações à lei de entorpecentes, lavagem de dinheiro, agressão simples e graves transgressões às leis do trânsito.

Rappaz foi acusado de ter vendido cinco toneladas de haxixe por 4,2 milhões de francos de receita e obtido 2 milhões de francos de lucro. Em 2001, a polícia confiscou em sua propriedade 50 toneladas de maconha avaliadas em 35 milhões de francos.

Velhinha leva susto ao encontrar maconha na caixa do correio

do R7

Era um dia comum para uma senhora de Blackman Township, em Michigan, nos Estados Unidos. Mas, uma correspondência entregue por engano fez a mulher chamar a polícia. Ela encontrou cerca de um quilo em sua caixa de correio. 

A polícia, após ser chamada, não sabe a quem pertence a droga encontrada, uma vez que o endereço do remetente estava errado. 

Segundo os oficiais, ou a droga foi enviada por engano, ou alguém planejava roubá-la da caixa de correspondências da senhora. O pacote, será destruído.

Risco de AVC aumenta até duas horas após o consumo de álcool

do RCM Pharma

Ao entrevistarem 390 vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) isquémico três dias após o episódio clínico, os investigadores, liderados por Elizabeth Mostofsky, do Centro Médico Beth Israel Deaconess, em Boston, EUA, verificaram que o consumo de álcool parecia ter um impacto imediato sobre o risco de sofrer um AVC. Do total dos doentes, 14 tinham bebido pequenas quantidades de álcool menos de uma hora antes de sofrerem o AVC, avança o site Saúde na Internet.

Os resultados também indicaram que quando se consome bebidas alcoólicas − seja vinho, cerveja ou licor, os riscos de sofrer um AVC são 2,3 vezes maiores na primeira hora, 1,6 vezes maiores na segunda hora e 30% menores após 24 horas do que os apresentados por indivíduos que não bebem.

Este padrão manteve-se igual independentemente do tipo de álcool consumido e de os pacientes terem ou não realizado exercício antes de sofrerem o AVC. O padrão também não se alterou quando os investigadores excluíram o consumo de mais de duas bebidas alcoólicas.

Estes dados podem estar relacionados com os efeitos imediatos do consumo de álcool, que conduz a um aumento da pressão arterial e da agregação plaquetária, aumentando o risco de coagulação, sugerem os cientistas, em comunicado enviado à imprensa.

Apesar de o consumo de álcool a curto prazo estar relacionado com o risco de AVC, os investigadores notaram que, a longo prazo, a ingestão moderada de álcool poderá, na realidade, reduzir o risco de enfarte do miocárdio e de AVC. Isto deve-se ao facto de o consumo moderado e constante de álcool ajudar a uma maior flexibilidade dos vasos sanguíneos.

Estudo destaca papel do álcool na propagação da aids

do Terra

Um estudo publicado pelo The Lancet como parte de uma série sobre a aids entre a população viciada em drogas destaca o importante papel do álcool na propagação da epidemia.

Embora tenham conquistado grandes avanços na luta contra a aids entre a população em geral, os grupos socialmente marginalizados como as drogados seguem estigmatizados e sem acesso a tratamentos que poderiam salvar vidas e impedir que se transformem em transmissores, diz The Lancet.

Atualmente, há 16 milhões de drogados que se injetam no mundo, dos quais 3 milhões são soropositivos, aos quais é preciso acrescentar um número incontável de pessoas que consomem drogas por outras vias e que também sofrem de aids.

Ao se referir ao álcool, The Lancet qualifica como "droga esquecida", os autores do International Center for Research on Women, de Washington, assinalam que os estudos realizados na África mostram a estreita associação do álcool com a infecção por HIV, assim como com comportamentos que propiciam como o sexo não protegido, a promiscuidade sexual e a prostituição.

Cidade dos EUA aprova projeto para cultivo de maconha em larga escala

da Globo.com

SÃO FRANCISCO - O Comitê de Segurança Pública do Conselho Municipal de Oakland, na Califórnia, aprovou na noite de terça-feira um projeto que autoriza que quatro fazendas produzam, processem e embalem maconha. Foram cinco votos a favor, dois contra e uma abstenção. O plano ainda irá passar por mais uma votação no Conselho, mas o resultado não deve ser diferente.

Se aprovado, Oakland será a primeira cidade americana a autorizar o cultivo da erva em grande escala e para venda por atacado. Os que apoiam o projeto dizem que serão gerados milhões de dólares para a cidade em impostos e vendas, além de criar centenas de empregos. Ressaltaram, ainda, a possibilidade de Oakland tornar-se a capital da cannabis no país, especialmente se os eleitores da Califórnia aprovarem, em novembro, a legalização do uso recreativo da maconha. Os oponentes afirmam que a medida iria tirar os pequenos produtores do negócio.

O Corpo de Bombeiros da cidade disse que o número de incêndios cresceu muito desde 2006 pelo uso inadequado de infraestrutura para a produção da erva em casa. Segundo a polícia, oito assaltos aconteceram, sete arrombamentos e dois assassinatos foram registrados por causa da produção de maconha em pequena escala.