quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Traficantes reclamam da falta de maconha para vender no Uruguai

Fonte: Diário de Pernambuco

Apesar de o governo uruguaio ter avançado na descriminalização da maconha, quase não se encontra a erva paraguaia no mercado ilegal de drogas na alta temporada no país. Durante uma investigação contra supostos traficantes de droga, fontes oficiais descobriram que os suspeitos reclamavam da falta de maconha no mercado uruguaio.

Todo verão, o Paraguai passa por uma mudança de cultivo da planta, afetando seu envio para o exterior. A desarticulação de uma série de organizações locais que se encarregavam especificamente do tráfico de maconha também contribuiu neste ano para a escassez da droga no Uruguai. Na semana passada, a polícia apreendeu 50 quilos de maconha na cidade de Rocha, uma quantidade ínfima na comparação com os 1.224 quilos apreendidos no ano passado.

Sem parâmetros da chegada da droga no país, os agentes de segurança deixaram de acreditar na premissa que, para cada quilo apreendido, outros 10 passam pela fronteira.

O governo uruguaio enviou ao Congresso em junho do ano passado um projeto que prevê a "legalização regulada e controlada da maconha", além de estatizar a venda da droga, como forma de combater a criminalidade e o uso de drogas mais pesadas.

Adolescente cultiva maconha em casa e é apreendido em João Pinheiro

Fonte: G1

Droga, balança digital e um celular também foram encontrados.
Menor foi apreendido e encaminhado para a delegacia.

A Polícia Militar (PM) encontrou quatro pés de maconha no quintal da casa de um adolescente de 15 anos em João Pinheiro, no Noroeste do estado. Segundo os militares, a mãe do menor permitiu a entrada na residência na noite desta terça-feira (5), onde foram localizados, ainda, oito pedras de crack, 33 gramas de ácido bórico, uma bucha de maconha, um celular e uma balança digital. O adolescente foi apreendido e encaminhado para a delegacia.

De acordo com a PM, durante um patrulhamento no Bairro Água Limpa o menor foi visto engolindo um objeto. Quando abordado, ele contou que era uma bucha de maconha. Depois disso, ele levou os policiais até a casa onde mora.

Farc propõem legalizar cultivos de coca, maconha e papoula

Fonte: Exame

As medidas fazem parte de um documento chamado "Oito propostas mínimas para o ordenamento social e ambiental", que a guerrilha apresentará nesta quarta-feira

Havana - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) propuseram nesta quarta-feira legalizar alguns cultivos de maconha, papoula e folha de coca no país, assim como suspender as concessões de permissão de mineração e de exploração de petróleo.

As medidas fazem parte de um documento chamado "Oito propostas mínimas para o ordenamento social e ambiental", que a guerrilha apresentará nesta quarta-feira durante as conversas de paz com o governo de Juan Manuel Santos, que estão sendo realizadas em Havana, em Cuba.