quinta-feira, 15 de abril de 2010

Restrição ao fumo diminui incidência de doenças cardíacas

Do Jornal Cruzeiro do Sul

Leis que proíbem cigarro em locais públicos diminuem as internações decorrentes de ataques cardíacos. É o que mostra uma revisão de 50 estudos divulgada pela Colaboração Cochrane nesta semana. O trabalho representa a primeira análise sistemática do efeito das legislações antitabagistas aplicadas em 13 países. "Isso deveria encorajar outras nações a fazer o mesmo", afirmou a líder do grupo responsável pela revisão, Cecily Kelleher, da University College Dublin, na Irlanda.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o tabaco seja a segunda maior causa de mortalidade do mundo: 10% dos adultos morrem em decorrência do uso. A Colaboração Cochrane reúne dados de pesquisas para elaborar revisões sistemáticas que gozam de grande prestígio na comunidade médica. "Estudos assim são muito importantes", aponta a consultora da OMS, Stella Bialous. "Política de saúde séria é feita com evidências científicas: esta revisão deixa claro o consenso sobre o tabaco."

Há grande discrepância na metodologia das pesquisas incluídas na revisão, o que prejudicou a unificação das estatísticas e a apresentação de porcentuais que resumissem todas as conclusões. Mas, para os autores, as evidências são claras: as medidas realmente diminuem a exposição ao fumo passivo no ambiente de trabalho e demais espaços públicos. Profissionais que trabalham em bares e restaurantes são os maiores beneficiados.

LEI

Mais de 80% dos profissionais que trabalham em hotéis, restaurantes e bares concordam com Barbosa, segundo pesquisa do Sinthoresp, sindicato que representa a categoria. No Brasil, três Estados proíbem o fumo em locais públicos: São Paulo, Paraná e Rio. No Senado há um Projeto de Lei (PL n.º 315) que estende a proibição a todo o País. A revisão da Fundação Cochrane também comprovou que a aprovação - e a obediência - às medidas restritivas cresce depois da sua implementação, apesar de toda a polêmica que costuma anteceder à medida. (Alexandre Gonçalves - AE)

Primeira clínica pública do Brasil para dependentes em álcool e drogas completa um ano

Do Jornal O Serrano

Um dos projetos pioneiros do Governo de São Paulo para ajudar quem precisa de tratamento contra o vício das drogas acaba de completar um ano. A primeira clínica pública para dependentes em álcool e drogas do Brasil, inaugurada em março de 2009 em São Bernardo do Campo, é uma parceria entre a Secretaria da Saúde, Grupo de Saúde Bandeirantes e a Unifesp. A clínica atendeu 233 pacientes ao longo dos últimos 12 meses.

O modelo da unidade propõe o gerenciamento dos casos individualizados dentro de um programa de estratégias terapêuticas. A desintoxicação do paciente acontece fora do ambiente hospitalar para o qual essas pessoas costumam ser encaminhadas. Todos os pacientes atendidos foram encaminhados por outras unidades de saúde.

New Czech Drug Law Fuels Cannabis Confusion

Do Toke of the Town

Surrounded by confusion regarding exactly what was taking place, the Czech Republic changed its laws on the possession and growing of drugs at the start of this year. The change was more of a far-reaching clarification than a fundamental overhaul, reports Chris Johnstone at Radio Praha.

The new law that came into effect January 1 was an attempt to clear up what had been a hazy legal situation. Under the old law, all types of drug possession and use were criminal offenses. The new law makes possession or cultivation of cannabis (and certain other drug plants) an "administrative offense," subject to only a fine if small amounts are involved.

Indústria do tabaco realiza atividades de preservação ambiental

Do Gaz

O Sindicato da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas comemoram o Dia Nacional da Conservação do Solo nesta quinta-feira, 15, reforçando as ações de preservação ambiental. É por meio do trabalho dos orientadores agrícolas que os produtores integrados recebem informações sobre as melhores práticas, como cultivo mínimo, plantio direto e adubação verde.

Além do trabalho contínuo de orientação, o Programa Microbacias, realizado desde 2005, reiniciou suas atividades de coleta de amostras de solo junto às microbacias de Arvorezinha, Cristal e Santa Cruz do Sul. O acompanhamento é realizado por pesquisadores do Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Emater, além de parcerias internacionais com universidades da Inglaterra e dos Estados Unidos.

Para o Professor Jean Minella, do Departamento de Solos da UFSM, responsável pelo monitoramento dos resultados do programa, as ações tem como objetivo principal a avaliação do impacto das atividades agrícolas e de ocupação das terras sobre o solo e os recursos hídricos. “No período de estudo, 2002 até o momento, o manejo do solo foi modificado sensivelmente com a introdução gradual de práticas de conservação do solo como o cultivo mínimo, o plantio em nível, o uso de plantas de cobertura, dentre outras práticas”, revela Minella.

Denarc faz maior apreensão de LSD em quatro anos

Do Zero Hora

Ao flagrar um jovem casal de classe média vendendo maconha a um usuário em um posto de combustíveis na zona norte de Porto Alegre, a Polícia Civil fez a maior apreensão de LSD no Rio Grande do Sul nos últimos quatro anos. De acordo com a polícia, o homem de 28 anos era investigado havia um mês.

Diego Fey, 28 anos, foi preso com a namorada, a estudante de Jornalismo Andressa Estauber, 24 anos, na Avenida Assis Brasil, na noite de terça-feira. Os jovens de classe média foram flagrados pelos policiais entregando um tijolinho de maconha de 46,2g a um usuário.

Na casa de Diego, os agentes encontraram mais nove embalagens de maconha, totalizando 424,2 gramas, 89 gramas de cocaína e 436 unidades de LSD – o equivalente a 1.744 doses individuais –, além de uma balança digital.

Leis antifumo do Rio de Janeiro e do Paraná são constitucionais

Do ParanaShop

A Aliança de Controle do Tabagismo - ACT comemora o parecer da Procuradoria Geral da República nas ações diretas de inconstitucionalidade que questionam as leis 5.517/2001, do Rio de Janeiro, e 16.239/2009, do Paraná, que estabelecem ambientes fechados livres do fumo. Segundo o Procurador Geral da República Roberto Gurgel e a vice-procuradora geral da República Deborah Duprat, ambas as leis são constitucionais e as ações que as questionam devem ser julgadas improcedentes. No parecer, a PGR cita a ACT: http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/constitucional/leis-antifumo-do-parana-e-do-rio-de-janeiro-sao-constitucionais.

As ações de inconstitucionalidade foram propostas pela Confederação Nacional do Turismo (CNTur), que alega que as leis estaduais usurpariam a competência da União para estabelecer normas gerais sobre consumo e proteção à saúde (art. 24, incisos V e XII, da Constituição Federal).

Crack é a principal causa de internações em clínicas da região

Do EPTV

O crack é a principal causa de internações de dependentes químicos em clínicas de cidades da região Central do Estado de São Paulo. Confira o vídeo no link.

Dois jovens, um de 25 anos e outro de 17, escolheram a comunidade terapêutica em Araraquara para enfrentar o vício. No total, 12 dos 14 pacientes estão no local por causa do crack. “Lá fora, o vício do crack é muito difícil de parar”, disse um dos jovens.

A droga ainda destrói as relações familiares. “Briga, briga e mais briga. Alegria mais não existia dentro de casa. Era só discussão”, relatou o outro adolescente.

Congresso mundial reúne médicos que prescrevem alucinógenos

Da Revista Galileu

Nesta quinta-feira (15/04), enquanto milhares de brasileiros acordam e tomam seus antidepressivos, ansiolíticos ou seguem para suas quimioterapias, cientistas do mundo todo estão reunidos na Califórnia pensando em tratamentos alternativos para suas doenças. Se depender dos pesquisadores do evento “MAPS 2010: Ciência Psicodélica no Século XXI” , em alguns anos esses pacientes poderão fazer seus tratamentos com LSD, cogumelos psicodélicos, ayahuasca (o chá do Santo Daime), ecstasy e ibogaína - além, é claro, da ampliação do uso medicinal da maconha.

A conferência é a maior sediada dos Estados Unidos sobre o assunto dos últimos 40 anos. Traz de volta à cena um tema que se tornou tabu entre os cientistas após entusiastas como Timothy Leary promoverem nos anos 1960 o slogan "Ligue, sintonize e caia fora". Agora, usando protocolos rigorosos e garantias, os cientistas obtiveram permissão para estudar mais uma vez o potencial das drogas alucinógenas para o tratamento de problemas mentais como transtorno obsessivo compulsivo, depressão e ansiedade e iluminar a natureza da consciência.

Os pesquisadores procuram ainda usar alucinógenos para tratar vícios e pacientes terminais. Dr. Charles S. Grob, pesquisador da Universidade da Califórnia que estuda tratamentos neste último tipo de pacientes, descreve os cogumelos alucinógenos como “remédios existenciais” que ajudam as pessoas a combater o medo, o pânico e a depressão.

“Sob a influência de alucinógenos”, diz ele ao jornal The New York Times, “os indivíduos transcendem sua identificação primária com seus corpos e experimentam estados ‘livres do eu’ antes do momento em que precisam abandonar seus corpos de fato, e retornam com uma nova perspectiva e profunda aceitação da única constante da vida: mudança”.