sexta-feira, 8 de março de 2013

Universitária passa mal após comer brigadeiro de maconha em Taubaté

Fonte: G1

Caso ocorreu na noite desta quinta-feira (7) na república onde ela morava. Em depoimento à polícia, colegas disseram que fizeram 'uma brincadeira'.

Uma brincadeira de mau gosto entre universitários em uma república de Taubaté, no interior de São Paulo, virou caso de polícia, na noite de quinta-feira (7). Três estudantes do curso de engenharia de produção de uma faculdade da cidade prepararam um prato de brigadeiro com maconha e o ofereceram para uma jovem de 22 anos, também estudante do mesmo curso, que sem saber o que estava ingerindo, passou mal e teve que ser socorrida por uma amiga.

Segundo a polícia, o caso ocorreu por volta das 22h40, em um edifício do bairro Vila Edmundo. Na república moravam três jovens de 21 anos e a estudante de 22 anos, que utilizava o apartamento apenas para dormir, já que fazia estágio durante o dia e a faculdade no período noturno.

Ela conta que teve o doce oferecido pelos colegas assim que chegou da aula. "Minutos depois que comi o brigadeiro comecei a me sentir muito mal, tive dificuldade de respirar, meu coração começou a bater muito devagar, e comecei a ter tonturas. Com medo desci e pedi ajuda para uma amiga que mora próxima, e ela me levou para o hospital", contou a vítima, que não quis se identificar.

Depois de passar mais de quatro horas recebendo atendimento no hospital, ela teve alta durante a madrugada e junto com a amiga procurou a polícia onde registrou a ocorrência com o delegado de plantão. A Polícia Civil iniciou as investigações e localizou os universitários citados pela jovem.

Eles foram encaminhados à delegacia, onde contaram em depoimento o que haviam feito, e chegaram a chorar diante do delegado pedindo desculpas e alegando ter sido apenas uma brincadeira. Depois de serem ouvidos, eles foram liberados.

O caso foi registrado como periclitação da vida (crime que representa perigo à saúde), que prevê pena de detenção de 3 meses a um ano de prisão. Os jovens vão responder em liberdade. "Pode incorrer em crime mais grave, caso fique comprovado pelo laudo do Instituto de Criminalsitica, o uso de substância tóxica neste alimento oferecido à garota. Se incorreu em risco de vida por ingerir alguma droga, pode até incorrer em homicídio culposo, quando não existe intenção de matar, mas isto só poderemos saber com os laudos", garantiu o delegado Jorge Miguel de Andrade.

Ainda de acordo com o delegado, também com a chegada do laudo, os jovens podem responder por porte de entorpecente. O brigadeiro foi encaminhado para análise durante a madrugada e o laudo do Instituto de Criminalística deve ficar pronto dentro de 30 dias. O delegado também solicitou o registro de atendimento do hospital onde a jovem foi atendida.

O delegado também requisitou exame de corpo de delito da universitária, que também deve ter o laudo anexado ao inquérito que apura o caso.

Recuperação

A jovem, que cursa o 4º ano de engenharia de produção, é da cidade de Aparecida, também no Vale do Paraíba e mora há um mês na república em Taubaté. Nos anos anteriores, ela fazia a viagem de ida e volta entre as cidades diariamente.

"Consegui um estágio este ano em São José dos Campos, e para conseguir trabalhar e estudar precisei mudar para Taubaté. Eu já estava procurando outro lugar para ficar, porque havia muita bagunça naquela república, mas ainda não havia conseguido, Agora, não volto mais, e vou ficar  na casa de amigos até conseguir outro lugar", disse a jovem.

Ainda de acordo com a universitária, o mal estar ainda é grande, e ela se recupera em casa dos efeitos da droga ingerida.

UPP prende homem e apreende 21 pés de maconha no Tabajaras

Fonte: O Dia

Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) dos Tabajaras/Cabritos apreenderam 21 pés de maconha e dois tabletes da droga, na casa de um homem, na Rua Dona Zoé, no alto do Morro dos Tabajaras, em Copacabana, Zona Sul do Rio, na noite desta quinta-feira. Segundo o acusado, a droga era para consumo próprio.

Segundo os policiais, a movimentação na porta da casa de Gibson Luis Leon Munhoz, de 28 anos, vinha sendo monitorada há alguns dias, após o recebimento de uma denúncia anônima. O imóvel fica no fim da Rua Sacopã, área nobre do bairro da Lagoa, e no alto do Morro dos Tabajaras.