domingo, 20 de novembro de 2011

Dossiê "Cannabusiness": Califórnia (EUA) vive ofensiva contra maconha

Fonte: UOL

Estabelecimentos comerciais especializados em vender maconha medicinal na Califórnia estão sofrendo uma forte ofensiva por parte da Justiça Federal americana. Diversos negócios fecharam as portas nas últimas semanas em vários municípios do Estado.

Existem hoje mais de mil lojas desse tipo na Califórnia, às vezes um misto de farmácia e clube, onde as pessoas legalmente identificadas como pacientes para os quais a maconha é prescrita podem comprar o produto. Eventualmente, nesses clubes, podem consumi-lo ali mesmo.

No último dia 7, cooperativas, consumidores-pacientes e proprietários dessas farmácias de maconha medicinal entraram com ações na Califórnia para garantir o cumprimento do acordo anterior com a Justiça federal, que era deixá-los em paz desde que seguissem estritamente a legislação estadual.

QI elevado aumenta propensão ao consumo de drogas

Fonte: Universia Brasil

Pessoas que apresentam altos índices de inteligência na infância estão mais propensos a consumir drogas e bebidas alcoólicas durante a fase adulta

Crianças com alto Quociente Intelectual (QI) são mais propensas a usar drogas na adolescência e na idade adulta do que aquelas com baixas qualificações em provas de inteligência durante a infância.

Essa foi a conclusão a que chegaram os pesquisadores de um estudo publicado no Journal of Epidemiology and Community Health. Foram analisados os dados de 8.000 britânicos presentes no “Estudo Britânico da Corte”, uma espécie de censo que monitora o uso de medicamentos e os níveis educacionais e socioeconômicos da população do Reino Unido.