domingo, 1 de maio de 2011

Maconha medicinal ganha força no mundo; Brasil ainda veta

O recente acordo firmado pela gigante farmacêutica Novartis com a britânica GW Pharmaceuticals para vender o Sativex, um remédio à base de maconha, em regiões como Austrália, Ásia, Oriente Médio e África reacendeu o debate sobre o uso medicinal daCannabis sativa (nome científico da maconha).

Já aprovado no Canadá, nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, o medicamento, que serve para tratar a esclerose múltipla, pode chegar ao Brasil em breve. A lei do País não permite remédios que tenham extratos da maconha em sua composição, mas existem brechas para casos específicos.

A GW Pharmaceuticals, fabricante do Sativex, inclusive já iniciou discussões com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no fim do ano passado, para a venda do remédio no Brasil, mas até o momento não houve a liberação.

Operação da PF destrói mais 93 mil pés de maconha em Pernambuco

Fonte: O Globo

RECIFE - A Polícia Federal divulgou mais uma parcial da operação denominada Caroá II, que visa erradicar o plantio de maconha no Sertão de Pernambuco. Até agora, foram destruídos 93 mil pés da droga, nos 551 mil plantios e 896 mil mudas descobertos. A ação segue até o próximo dia 4 e alcança os municípios de Carnaubeira da Penha, Cabrobó, Betânia, Belém do São Francisco, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Floresta, Salgueiro, tanto em continente como nas ilhas do Rio São Francisco.

Participam da ação aproximadamente 190 agentes, entre policiais federais, militares, Corpo de Bombeiros, Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (CIOSAC), Companhia Independente de Operações Especiais (CIOIE) e o Grupo Tático Itinerante (Gati). Na primeira fase da Operação Caroá, o resultado foi a erradicação de 337.400 mil pés de maconha nas 131 plantações e 294 mudas.