sexta-feira, 22 de junho de 2012

ONG critica monopólio estatal da maconha proposto no Uruguai

Fonte: Terra

O projeto do Uruguai de legalizar a maconha está no caminho certo, mas falha em sua concepção ao propor um monopólio estatal da planta, disse nesta quinta-feira o diretor da maior organização nos Estados Unidos a favor da descriminalização.

"É muito incomum que um governo esteja envolvido no monopólio da produção de qualquer matéria-prima, em qualquer produto agrícola", disse àAFP Ethan Nadelmann, líder da Drug Policy Alliance (DPA, aliança para uma política em matéria de drogas). "Frequentemente isso leva a uma ausência de controle de qualidade ou diversidade", explicou, insistindo, contudo, no apoio de sua organização, que defende há 20 anos a descriminalização da maconha nos Estados Unidos, à "audaciosa" proposta uruguaia.

Presidente colombiano se diz contra legalização da maconha no Uruguai

Fonte: Terra

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, criticou a intenção do governo uruguai de legalizar a maconha. De acordo com Calderón, seu país foi um dos que mais sofreu até hoje com o problema do narcotráfico e entende que é algo que deve ser discutido mais a fundo. "As decisões unilaterais nunca são as melhores. Porque se legaliza em um país no outro segue ilegal", disse.

Santos, que está no Rio de Janeiro para o Rio+20, lembrou que o problema já foi discutido na última Cúpula das Américas e que é preciso ver o tema pelos vários enfoques: ou endurecer ainda mais as regras contra o consume, ou liberar, ou encontrar uma via alternativa. "É uma questão de alta sensibilidade política para saber que caminho todos devemos adotar", afirmou.