quarta-feira, 17 de março de 2010

Dona de casa é detida por cultivar pé de maconha no PR

Do G1

Uma dona de casa de 39 anos foi detida, na terça-feira (16), por cultivar um pé de maconha dentro de casa, em Londrina (PR). A planta tinha quase dois metros.

A muda era cultivada em um quintal da casa em que ela vivia. Segundo a polícia, a mulher afirmou que havia se mudado para o imóvel há três meses. Ela teria dito que não sabia que era um pé de maconha e teria deixado a planta crescer.

Ela foi liberada após depoimento e vai responder em liberdade por tráfico de drogas.

Conheça os efeitos que o chá do Santo Daime causa no cérebro

Do G1

O cartunista Glauco participava da igreja do Santo Daime, em Osasco, na Grande São Paulo, que foi frequentada pelo suspeito do crime, Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu, de 24 anos. Nos rituais, os seguidores usam um chá - o Ayahuasca - à base de folha e raízes da Floresta Amazônica.

O Jornal Hoje ouviu estudiosos para entender quais os efeitos do chá e as reações que a bebida provoca.

Há mais de dois anos pesquisadores da USP de Ribeirão Preto tentam conhecer melhor os efeitos do chá usado no Santo Daime - e como ele atua no cérebro.

Pai sob o efeito de álcool e marijuana coloca filho no forno

Do SOL

Depois de ter fumado marijuana no restaurante onde trabalha, Larry Long, 33 anos, regressou a casa onde esteve a beber whiskey com a mãe do seu filho, Brandy Hatton.

Ele e a mulher beberam cinco shots, e depois a mãe da criança foi descansar, enquanto Long ficou a beber o resto da garrafa.

Às 5h30 da madrugada, Brandy Hatton acordou com o choro do bebé vindo do forno. Segundo a polícia a criança estaria no forno há várias horas.

A porta do forno estava ligeiramente aberta e o forno estava desligado. Equipas de emergência deslocaram-se rapidamente ao local e transportaram o bebé ao hospital, onde se veio a confirmar que não tinha sofrido qualquer dano.

Campanha "Crack nem pensar" será lançada nesta quinta-feira

Do Extra Alagoas

Para o promotor de Justiça Flávio Gomes da Costa, coordenador do Núcleo de Direitos Humanos do MPE, a luta contra a proliferação do crack tem que ser uma luta de todos os alagoanos

Federação Alagoana das Comunidades Terapêuticas (Fealct) com o apoio do Ministério Público Estadual organiza a manifestação “Crack nem pensar”. A iniciativa pretende chamar atenção da sociedade para o problema social que já se tornou um caso de saúde pública em toda Alagoas devido ao elevado número de viciados. O protesto acontece nesta quinta-feira (17), às 13h, no Calçadão do Comércio. A expectativa é a participação de lideranças de no mínimo 20 entidades que atuam no tratamento de dependentes químicos.

De acordo com o missionário José Anderson, coordenador da Fealct, a campanha “Crack nem pensar” será disseminada em toda Alagoas. “Este problema do crack diz respeito a todos, por isso devemos levar nossa ideia aos demais cantos do nosso Estado”, disse. Ele explicou que a manifestação terá uma encenação e a participação de famílias de pessoas viciadas e em tratamento. “Queremos mostrar que o crack pode ser o fim da nossa sociedade”, apontou.

Para o promotor de Justiça Flávio Gomes da Costa, coordenador do Núcleo de Direitos Humanos do MPE, a luta contra a proliferação do crack tem que ser uma luta de todos os alagoanos. “A desagregação familiar é uma conseqüência e, o fim dos sonhos, do futuro dos jovens está em jogo. É preciso uma ação mais eficaz e um controle mais rígido da família (pais) sobre seus filhos”, destacou.
Fonte: MP/AL

Especialista diz que falta de integração em políticas públicas dificulta combate ao crack

Da Agência Brasil

São Paulo - Para  recuperar os usuários de crack é preciso oferecer alternativas ao prazer gerado pelo uso da droga. A opinião é do articulador nacional da Central Única de Favelas (Cufa), Preto Zezé, para quem essa é uma questão que deve ser levada em consideração, principalmente quando se trata de pessoas carentes.

“Vamos tirar o crack do morador de rua. Você vai chegar nele e dizer: o crack está te matando, e o cara gozando”, ironizou durante debate no 4º Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Sem perspectivas, o usuário dificilmente abandonará a droga, ressaltou o coordenador do Conselho Municipal de Políticas Públicas de São Paulo (Comuda),  Luís Alberto de Oliveira. “Se eu não der uma perspectiva de saúde, de qualidade de vida para essas pessoas, é mais fácil continuar fumando”, afirmou.

A falta de integração nas políticas públicas é outro problema apontado por Oliveira no combate ao crack. “Nós trabalhamos no varejo, em tudo, no tratamento, na prevenção, nas políticas públicas. Escolta [acompanha] uma coisinha aqui, outra coisinha lá. E, por uma questão até de cultura, dissociantes. Um não fala com o outro, não troca ideia, não soma energia”, considerou.

Droga legal 'miau-miau' se populariza e causa preocupação na Grã-Bretanha

Da Globo.com

Uma droga vendida legalmente na Grã-Bretanha e que vem se popularizando entre os jovens está causando grande preocupação entre pais e professores.

Nesta semana, a polícia britânica divulgou que dois adolescentes morreram em decorrência da droga, que foi apelidada de "miau-miau" entre os jovens. A notícia provocou protestos entre pais e professores que pedem agora que a droga seja proibida.

A substância está entre as drogas legais que estão sendo analisadas a pedido do governo por um conselho especial, que recomendará proibições.

O ministro dos Negócios da Grã-Bretanha, Peter Mandelson, disse que a droga será examinada com urgência após a morte dos dois jovens e que o governo tomará "qualquer medida que seja justificada para lidar com isso".

Santo Daime não causa reações violentas, diz especialista em drogas

Do G1

O chá utilizado no ritual do Santo Daime não causa reações violentas em seus usuários. É o que afirma o professor livre-docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Dartiu Xavier da Silveira.

Segundo o médico, a droga, no entanto, pode causar reações adversas em pessoas com distúrbios mentais, caso do estudante Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu, de 24 anos. Principal suspeito de assassinar Glauco Villas Boas, de 53 anos, e o filho dele, Raoni, de 25 anos, na sexta-feira (12), o rapaz sofre de esquizofrenia, segundo relatam parentes que não quiseram se identificar.

“O chá não cria violência. Em casos de psicose, pode potencializar o efeito. Por isso, não é aconselhado a quem sofre [de transtornos psiquiátricos]”, afirma Silveira. O chá de ayahuasca é ministrado em rituais de Santo Daime e causa alucinações em quem consome a bebida. O efeito dura de quatro a oito horas.