terça-feira, 1 de junho de 2010

Parte dos usuários não aceita se tratar

da Gazeta do Sul

Santa Cruz encaminha 30 pessoas por mês, a maioria jovens usuários de crack, para desintoxicação em comunidades terapêuticas em Rio Pardo e Candelária: 15 em cada cidade. Os pacientes ficam internados durante 21 dias. Um dos problemas começa porque a ida não é obrigatória. Parte dos usuários não aceita a indicação, volta para casa e retorna para as drogas. O presidente da clínica Recomeçar, Roberto Moura, detalha a consequência do relacionamento da juventude de Santa Cruz com as drogas, em especial, o crack. “A gente teve que botar grades. As pessoas tentam fugir pelas janelas”, revela.

O presidente do Conselho Municipal Antidrogas, Flávio Costa, ressalta que a atual geração do tráfico de drogas destrói mais rapidamente a juventude. “Antes, os viciados em maconha também roubavam os pais para comprar a droga. Mas a velocidade das consequências era muito menor. Hoje, o crack em seis meses já traz tudo isso, desde roubos até o tráfico”, avalia.

O Centro de Atenção Psicosocial para Álcool e outras Drogas, o Caps AD, atende atualmente cerca de 210 pacientes. Oitenta por cento de usuários de drogas. Desse grupo, de cada 10, nove são jovens, com menos de 30 anos. Já as estimativas da Comunidade Terapêutica Recomeçar apontam que 90% dos atendimentos são de viciados, na maioria, em crack. De cada dez, sete são jovens que se envolveram com drogas. A situação ainda atinge os menores. Entre os registros, crianças de oito anos já viciadas.

Governo vai priorizar luta ao tráfico de droga

do Angola Press

Nice - O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, afirmou hoje (segunda-feira), em Nice, no sul de França, que a luta ao tráfico de droga é um desafio e uma prioridade do seu actual Governo.

Falando durante uma conferência de imprensa realizada à margem da 25ª cimeira África-França, o líder bissau-guineense insistiu na dimensão sub-regional e mesmo planetária do tráfico de droga.

Segundo o chefe do Estado, a luta e a erradicação deste fenómeno exigem uma coordenação e uma acção colectiva.

"Esperamos da presente cimeira um sinal forte e uma resolução que vai neste sentido", declarou o Presidente bissau-guineense que participa na 25ª cimeira França-África aberta hoje (segunda-feira) em Nice.

Há vários anos, a Guiné-Bissau é regularmente citada como um Estado narcotraficante e uma placa giratória do tráfico internacional de droga na África Ocidental.

Fidel Castro: O Império e a droga

da Prensa Latina

Havana, 31 mai (Prensa Latina) O líder da Revolução cubana, Fidel Castro, manifestou hoje que os Estados Unidos devem explicar como resolverá os problemas das drogas.

Em uma reflexão intitulada "O Império e a droga", Fidel Castro assinalou que há que pedir à grande potência apoiada em quase mil bases militares e sete frotas acompanhadas de porta-aviões nucleares e milhares de aviões de combate, com as quais tiraniza o mundo, que nos explique como vai resolver o problema das drogas.

O líder cubano recordou que no ano de 1839 a Reina Vitória I, do Reino Unido, impôs a Primeira Guerra do Ópio, com comerciantes ingleses e norte-americanos com forte apoio da Coroa inglesa, que viram a possibilidade de grandes intercâmbios e lucros.

A essa altura, muitas das grandes fortunas dos Estados Unidos foram baseadas naquele narcotráfico, acrescentou Fidel Castro.

A Prensa Latina transmite a seguir o texto na íntegra da reflexão do líder cubano:
Reflexões do companheiro Fidel

O império e a droga

Quando fui preso no México pela Polícia Federal de Segurança, que por azar considerou suspeitos alguns movimentos nossos, apesar de serem feitos com muito cuidado para evitar o golpe da mão assassina de Baptista –  mesmo com fez Machado no México quando no dia 10 de Janeiro de 1929 seus agentes assassinaram Julio Antonio Mella na capital desse país – , ela imaginou que se tratava de uma das organizações de contrabandistas que atuavam ilegalmente na fronteira desse país pobre em suas trocas comerciais com a poderosa potência vizinha, industrializada e rica.

Traficantes usam submarinos para enganar Marinha da Colômbia

do G1

Para escapar da vigilância da Marinha da Colômbia, traficantes lançam mão de um veículo de difícil detecção para levar cocaína do país sul-americano para os Estados Unidos: o submarino. Com 60% da produção mundial de cocaína, a Colômbia fabrica, por ano, 600 toneladas da droga –das quais 92% saem pelo mar.

Antes, os traficantes seguiam de lancha até os Estados Unidos –maior consumidor da droga. Para não serem mais capturados na rota do litoral Pacífico da Colômbia, passaram a usar os submarinos.

"É um fenômeno que aumentou muito nos últimos anos", explica Hernando Wills, comandante da Marinha colombiana. De 40% a 45% da cocaína da Colômbia saem por submarino. Na avaliação do militar, a minoria dos veículos é capturada. "Acho que, na melhor das hipóteses, de cada dez submarinos que levam cocaína a gente consegue capturar dois."

Hoje é o Dia sem Tabaco

do Diário Catarinense

A Organização Mundial da Saúde (OMS) oficializou o dia 31 de maio como o Dia Mundial sem Tabaco. Na manhã de sábado, houve uma passeata em São José, na Grande Florianópolis. O alerta sobre os males causados pelo fumo foi organizado pelos jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

O grupo passeou pelo bairros Kobrasol e Campinas, entre 11h15min e 12h, com faixas e cartazes. Houve um enterro simbólico lembrando a morte de fumantes. Das mais de 5 milhões de pessoas que morrem a cada ano pelo uso do tabaco, cerca de 1,5 milhão são mulheres.

Um carro de som chamou a atenção das pessoas. Assim como as alegorias lembrando cigarros. Houve distribuição de panfletos, encenações e apresentação da banda do Clube de Desbravadores.

Os jovens e as crianças levaram frutas e legumes para incentivar uma boa alimentação e estimularam a prática de exercícios físicos como prerrogativas para uma boa saúde. Na ocasião, também foi feito um alerta sobre o perigo do uso do crack.

Cientistas testam a primeira vacina para parar de fumar

do Globo.com

RIO - Cientistas dos Estados Unidos começaram os ensaios clínicos da primeira vacina para ajudar as pessoas a pararem de fumar e evitar que depois elas voltem ao vício. A vacina atua bloqueando a sensação de prazer produzida pela nicotina no fumante. Esta é a primeira vez que se adota este enfoque no combate ao tabagismo. Todos os tratamentos convencionais até hoje, como o chiclete de nicotina, tinham como objetivo fazer com que os fumantes largassem aos poucos o cigarro. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que comemora na próxima segunda-feira, 31 de maio, o Dia Mundial Sem Tabaco, o tabagismo é a segunda causa de morto em todo o mundo, depois da hipertensão.

Os ensaios clínicos da nova vacina, chamada NicVax, serão feitos por médicos da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, em 25 clínicas americanas.

- O uso da vacina para tratar a dependência à nicotina é um dos enfoques mais inovadores que já foram feitos para combater o vício - disse o professor Jonathan Henry, que está conduzindo os testes. - Temos muitas esperanças de que esta estratégia ajudará os fumadores a abandonar o vício.

Quando a nicotina entra na corrente sanguínea cruza rapidamente a barreira entre os vasos e o encéfalo (a chamada barreira hematoencefálica, cuja função é impedir que as substâncias tóxicas a atravessem) e fica presa aos receptores de nicotina no cérebro. Isso provoca a liberação de substâncias estimulantes como a dopamina, que proporcionam ao fumante a sensação prazerosa que leva ao vício.

A nova vacina estimula o sistema imunológico para que ele produza anticorpos que aderem à nicotina criando uma substância grande demais para atravessar a barreira hematoencefálica. Assim, impedem que a nicotina cause a sensação de prazer. As primeiras fases dos ensaios clínicos mostraram que a vacina é capaz de criar este mecanismo e como os anticorpos permanecem no organismo por períodos mais longos, evita a retomada do vício.

A reicidência é um dos maiores problemas para se superar nos tratamentos atuais contra o tabagismo. Estudos comprovam que as taxas de retomada depois que um fumante larga o cigarro podem chegar a 90%.

Os cientistas disseram que nos ensaios clínicos feitos com cerca de mil indivíduos, os partoicipantes tomaram a vacina várias vezes durante 12 meses. Os resultados finais são esperados para 2012. E caso haja êxito, a vacina chegará logo depois ao mercado.

Meninas adolescentes fumam mais que garotos, diz pesquisa

do Yahoo Notícias

Estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em escolas públicas da cidade de São Paulo, revelou que as meninas estão fumando mais que os garotos. Entre os cerca de 10% dos alunos que fumam, 61% deles são mulheres. Além disso, atualmente, cerca de 17,1 milhões mulheres ainda fumam no Brasil.

Dikran Armaganijan, diretor de Promoção à Saúde Cardiovascular da SBC, declarou estar preocupado. A pesquisa feita pela SBC, com 2.829 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, constatou que quase 10% dos alunos fumam, sendo 61% meninas e 39% meninos. Entre as garotas, 11% fumam a menos de um ano; 59% entre 1 e 3 anos; 28% entre 4 e 6 anos; e 2% mais do que 6 anos.

De acordo com Silvia Cury, integrante do Comitê Antitabaco da SBC e coordenadora da pesquisa, mundialmente o uso do cigarro entre as meninas têm aumentado e a indústria tabagista vem comercializando produtos "light" e com "baixos teores de alcatrão e nicotina" com forte apelo entre as mulheres. "Os riscos destes produtos são os mesmos", afirma.

Dia Mundial Sem Tabaco
Domingo (31), será comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco. Este ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é "Tabaco e Mulher". Armaganijan explica que a mulher foi escolhida para ser o foco da campanha por dois motivos: por ela ser influente na decisão do marido ou companheiro em largar o cigarro e por ela própria quando é a fumante. "É preciso alertar sobre os danos causados no organismo feminino pelo tabaco, que muitas vezes está associado à pílula anticoncepcional e pode causar infarto e derrames precocemente", alerta.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) indica benefícios crescentes ao parar de fumar:
Após 20 minutos, a pressão arterial e a freqüência cardíaca voltam ao normal;
Após 8 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue normaliza;
Após 24 horas, diminui o risco de ataque cardíaco;
Após 48 horas, O olfato e o paladar melhoram;
Após 72 horas, a capacidade pulmonar aumenta em até 30%;
Após 2 semanas, a circulação sanguínea aumenta e caminhar torna-se mais fácil;
De um a nove meses após parar de fumar, há um aumento da capacidade física e energia corporal;
Após cinco a 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou.

Com apenas dois anos de idade, menino fumante já pode estar viciado

do G1

O menino indonésio de dois anos que fuma cerca de 40 cigarros por dia já é uma provável vítima do vício em cigarros, afirmam pneumologistas ouvidos pelo G1 nesta quinta-feira (27). Na última quarta, a agência de notícias Barcroft Media divulgou imagens do pequeno Aldi SugandaRizale que, de acordo com sua família, tem esse hábito desde os 18 meses e fica furioso quando fica sem fumar.

Segundo Oliver Nascimento, médico e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ninguém começa a fumar tanto de uma só vez. O número de cigarros aumenta conforme o cérebro se torna dependente da nicotina.

Aldi SugandaRizal, de 2 anos, é visto fumando cigarro enquanto brica com parentes em 23 de maio, em Sekayu, distrito de Sumatra, na Indonésia. (Foto: Barcroft / Getty Images)