quarta-feira, 14 de abril de 2010

Novas pesquisas cienttíficas com enteógenos

Do Enteogênicos

Hallucinogens Have Doctors Tuning In Again
Texto de John Tierney do NY Times
Linkado no site da Bia Labate
Tradução: Enteógenico (é nois mesmu!)

Como psicólogo clínico aposentado, Clark Martin estava bastante familiarizado com os tratamentos tradicionais para depressão, mas seu caso parecia intratável enquanto ele lutava com a quimioterapia e outros regimes fatigante para o câncer de rim. Aconselhamento parecia inútil para ele. Assim como as pílulas antidepressivas que ele tentou.

Nada tinha qualquer efeito duradouro, até que, na idade de 65 anos, ele teve sua primeira experiência psicodélica. Ele deixou sua casa em Vancouver, Washington, para participar de um experimento na escola médica Johns Hopkins, envolvendo a psilocibina, a substância psicoactiva encontrada em certos cogumelos.

Os cientistas estão tendo um novo olhar sobre os alucinógenos, que se tornou um tabu entre os reguladores após entusiastas como Timothy Leary promoveram nos anos 1960 com o slogan "Turn on, tune in, drop out". Agora, usando protocolos rigorosos e garantias, os cientistas obtiveram permissão para estudar mais uma vez o potencial das drogas para o tratamento de problemas mentais e iluminando a natureza da consciência.

Um debate sobre o Santo Daime

Do Papo Sobre Drogas

Muito se discutiu durante esse ano sobre a questão do Santo Daime, o chá ahyausca, sua legalização como religião, suas consequências. Devido a tudo que tem saído na mídia, inclusive com o recente assassinato do cartunista Glauco (fundador de uma igreja adepta do Santo Daime).

Em função disso, acho extremamente importante e oportuno abrir debate sobre o assunto. Principalmente quando se falou da aprovação e pouco se divulgou sobre a base científica que embasou tal liberação, mas tão somente pensou-se no aspecto espiritual. Nem um alerta sobre o poder alucinógeno que a substância pode provocar foi discutido.

A consequência disso faz com que as pessoas não tenham noção dos problemas que esse alucinógeno pode causar e o minimizem. Temos, ainda, o fato do problema vir associado com questões religiosas e culturais. E a partir do momento que vem para uso urbano foge totalmente da sua origem.

Segundo a Wikipédia: O Santo Daime é uma manifestação religiosa surgida em plena região amazônica nas primeiras décadas do século XX. Consiste em uma doutrina espiritualista que tem como base o uso sacramental de uma bebida enteógena (para os cientistas, uma droga psicodélica), o ayahuasca, com o fim de catalisar processos interiores e espirituais sempre com o objetivo de cura e bem estar do indivíduo. A doutrina não possui proselitismo, sendo a pratica espiritual essencialmente individual, sendo o autoconhecimento e internalização os meios de obter sabedoria.

A grande questão que nos surge é se fora do ambiente da floresta os fins não acabam por perder-se. Acredito que o fato do uso indiscriminado de um alucinógeno deva ser amplamente pesquisado e discutido, antes de se liberar seu uso. Principalmente por que sabemos que o mesmo pode ser uma porta aberta para a utilização de outras substâncias.

E vamos ao debate.

Abraços
Psicólogo Dionísio

Fábio Faria presidirá Frente Parlamentar de Combate ao Crack

Da Tribuna do Norte

O deputado federal Fábio Faria (PMN-RN) coordenou a criação da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, que já obteve a adesão de mais de 250 deputados e senadores, e será o presidente do grupo.

“Não são raras as vezes que encontramos crianças de doze ou treze anos, fumando crack em muitas cidades brasileiras, e não apenas nas capitais. O baixo preço e o acesso fácil à droga facilitam sua propagação em todas as classes sociais e muitas famílias vão sendo destruídas na mesma proporção em que cresce o número de usuários dessa droga”, avalia Fábio Faria que é o presidente da Frente.

A Comissão Executiva ainda conta com a participação da senadora Rosalba Ciarlini e os deputados Sandes Júnior, Eduardo da Fonte e Sérgio Petecão. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foi escolhido Presidente de Honra.

No discurso de defesa da Frente, hoje, Fábio Faria lembrou reportagem exibida pela Rede Globo no programa Fantástico, revelando o consumo de crack nas proximidades da Praça dos Três Poderes, região onde fica sediado o Congresso Nacional. Secretários de Saúde e Segurança do Distrito Federal afirmaram que a situação é crítica e está a ponto de escapar completamente ao controle das autoridades.

Marcos Winter discute no palco o uso de drogas

Do Terra

Felipe Cardoso, Stella Brajterman e Marcos Winter dividem palco Baseado em histórias reais e com alto teor de humor, o espetáculo Monólogos da Marijuana alerta: não é um programa indicado a quem não admite nenhuma discussão sobre a maconha. Já montada em países como Estados Unidos, Portugal e Argentina, a polêmica peça ganha versão brasileira comandada pelo ator Marcos Winter e o diretor Emilio Gallo, que estreia dia 20 no Teatro dos Quatro, na Gávea.

Prefeitos regressam decepcionados

Da Gazeta do Sul

A comissão que saiu do Vale do Rio Pardo para participar da audiência pública sobre o tabaco, ontem em Brasília, está retornando à região pouco satisfeita. Os representantes locais – especialmente os prefeitos – esperavam um ferrenho debate envolvendo novas propostas de restrição ao fumo e tinham a expectativa de barrar o avanço de tais medidas. Entretanto, acabaram sentindo a falta dos deputados antitabagistas no evento e, desta forma, questionam a validade do que foi discutido.

Realizada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, a audiência pública tinha como tema a implementação de medidas previstas na Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco. Ainda na segunda-feira, prefeitos da região e lideranças ligadas à produção de tabaco tomaram voos rumo a Brasília, com intenção de demonstrar a importância econômica do setor fumageiro. Acreditava-se que parlamentares da chamada bancada antitabaco poderiam, no evento, sugerir a aplicação de novas restrições ao cigarro.

Who Will Vote to Tax Cannabis in 2010?

Do East Bay Express

John Lovell Now that the entire universe has focused on California's push to legalize herb, the question remains: How many people will actually vote for it? The number one statistic referenced is a year-old Field Poll that says 56 percent of voters support legalization and taxation. But there are some problems with that.

For one, the campaign has gone global. All of California's gubernatorial candidates have lined up against it. Two, people saying "sure" over the phone to a Field Poll is different from people actually stepping into the voting booth and revoking 70 years of prohibition. And three, the poll doesn't adjust for 2010 voters. This year's election has no presidential race, and such affairs bring out older, whiter, more conservative citizens. The kids stay home.

Ridículas e vergonhosas

Do Jornal do Comércio

Audiência pública, realizada na Câmara dos Deputados, na tarde de ontem, sobre a implementação no Brasil das medidas previstas na “Convenção Quadro de Controle do Tabaco”, contou com a participação do coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf-sul), Altemir Tortelli. “As atuais ações do governo para estímulo à diversificação da produção entre os pequenos plantadores de tabaco são ridículas e vergonhosas”, afirma Tortelli. Estima-se que 72% dos 200 mil fumicultores estão dispostos a cultivar outras lavouras. Contudo, apenas uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, classificada por Tortelli como “pontual e frágil”, está em andamento. Tortelli diz que “os temores e o terrorismo” sobre a queda na produção de tabaco foram derrubados. “Diziam que a produção de tabaco no Brasil ia diminuir, mas aumentou”, contestou o coordenador. A convenção internacional, da qual o Brasil é signatário, prevê medidas para controle do tabagismo, proibição da propaganda, educação e conscientização da população, combate ao mercado ilegal de cigarros, tratamento da dependência da nicotina e inserção de mensagens de advertências em embalagens de produtos do tabaco.