terça-feira, 28 de agosto de 2012

A guerra das drogas

Fonte: Jornal do Brasil

Mauro Santayana

Em editorial de sua edição do dia 23 de agosto, Le Monde adverte contra a espiral da barbárie no México. Durante os últimos seis anos, sob a presidência de Felipe Calderón, calcula-se que 120 mil pessoas foram assassinadas no país, pelos bandos rivais de traficantes de drogas. A maioria absoluta dos mortos nada tinha a ver com o assunto. Os bandos executam em massa para “dar um recado” a seus adversários e intimidar os cidadãos. Em sua lógica pervertida, não ter o lado de uma gangue é estar do lado da outra — ou das poucas forças do governo que os combatem.

Como sempre, os jornalistas são as vítimas preferenciais — e, entre eles, os repórteres fotográficos. Dezenas de profissionais morreram, em atentados bem planejados, e sem qualquer chance de defesa. Ainda que a violência seja endêmica na América Latina — particularmente no México — a situação se agravou nos últimos seis anos, pela decisão do presidente Calderón de militarizar a repressão às drogas. O resultado efetivo foi a contaminação das Forças Armadas pelo poder do dinheiro do crime organizado, e o fortalecimento de suas facções.

Em Londres, Rihanna usa blusa com cigarro de maconha estampado

Fonte: Terra

A popstar Rihanna foi fotografada nesta segunda-feira (27) assim que desembarcou em um aeroporto de Londres, na Inglaterra. Polêmica, como de costume, ela chamou a atenção por causa da estampa de sua blusa, que tinha a foto de uma pessoa aparentemente preparando um cigarro de maconha.

Essa não é a primeira vez que a cantora faz referência à erva. Anteriormente, ela já usou seu perfil do Twitter para escrever indiretas sobre o assunto e também já foi clicada algumas vezes fumando cigarros suspeitos.

Maconha: quanto custa o “barato” para o meio ambiente?

Fonte: Exame

São Paulo – Depois da cidade espanhola de Rasquera, na Catalunha, resolver plantar maconha para fugir da crise, três estados americanos, Washignton, Oregon e Colorado, vão levar à votação, em novembro, junto com as eleições presidenciais, uma proposta de legalização da cannabis sativa para uso recreativo. Mais do que abraçar argumentos médicos ou científicos, eles defendem que a venda da maconha (liberada em 14 estados do país para uso medicinal) poderá gerar aos cofres públicos alguns bilhões de dólares em tributos.

Mas há uma questão específica que é praticamente esquecida: o impacto ambiental da produção da maconha no país, como destaca o site Huffington Post. A reportagem sobre a pegada de carbono da erva cita um estudo independente divulgado ano passado que mostra que a maconha cultivada nos EUA tem um custo ao meio ambiente.

Mãe obriga filho a usar cartaz em rua como punição por fumar maconha

Fonte: G1

Uma mãe obrigou o filho adolescente de 13 anos a usar um cartaz pendurado no pescoço em uma rua movimentada de Beaufort, no estado da Carolina do Sul (EUA), como punição por ter fumado maconha, segundo a emissora de TV "WTOC".

Uma mãe obrigou o filho adolescente de 13 anos a usar um cartaz pendurado no pescoço em uma rua movimentada de Beaufort, no estado da Carolina do Sul (EUA), como punição por ter fumado maconha, segundo a emissora de TV "WTOC".

"Às vezes, um pouco de humilhação pública é o que eles precisam hoje em dia", disse a mãe April Mathison