sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Polícia Civil apreende 5 mil mudas de maconha no Amazonas

Fonte: O DIA

Amazonas -  A Polícia Civil apreendeu durante a Operação "Tucunaré", na manhã desta sexta-feira, cerca de 5 mil pés de maconha no município de Maués, a 356 km de Manaus. Dois homens foram presos.

A droga estava plantada em uma área de aproximadamente 4 mil metros quadrados localizado na Comunidade Santa Maria, a 50 km de Maués.

Pela segunda vez os policiais apreenderam grandes quantidades de maconha em Maués. Em julho, foram apreendidos 9 mil pés na Comunidade Nossa Senhora das Dores. Dois irmãos foram presos na ocasião.

Proibição de maconha medicinal em Los Angeles gera polêmica

Fonte: G1

Autoridades dizem que não conseguem mais controlar a venda legalizada da substância; estima-se que mercado gere US$ 5 bi por ano na Califórnia.

Desde 1996, uma lei no Estado americano da Califórnia permite que pacientes comprem a substância para uso medicinal, mediante a apresentação de receita. Assista ao vídeo.

Mas nas próximas semanas, milhares de farmácias especializadas em maconha serão fechadas. A cidade de Los Angeles passou uma lei proibindo esse tipo de atividade. O argumento deles é que as autoridades não conseguem mais controlar a venda de maconha legalizada.

Não há estatísticas oficiais sobre o mercado de maconha nos Estados Unidos, mas estima-se que só na Califórnia os valores podem chegar a até US$ 5 bilhões por ano.

O supremo tribunal estadual da Califórnia ainda precisa decidir se a palavra final sobre o assunto cabe à cidade de Los Angeles ou ao governo do Estado. Mas essa decisão só deve sair depois do dia 3 de setembro, quando as farmácias especializadas em maconha começarão a ser fechadas.

Na Suazilândia, avós plantam maconha para sobreviver

Fonte: IG

Venda de tipo de droga potente e valiosa é meio de sobrevivência em país africano dono da mais alta taxa de infecção pelo vírus HIV do mundo

Depois que suas filhas morreram, Khathazile assumiu a responsabilidade por seus 11 netos órfãos sem pensar duas vezes. É o que uma “gogo”, ou avó, faz em um país onde a taxa mais alta de infecção pelo HIV do mundo deixou um mar de crianças sem mãe.

"Deus vai nos ajudar", disse.

Talvez. Mas Khathazile tem um segundo plano caso a intervenção divina não dê certo: Swazi Gold ou “Ouro da Suazilâdia”, uma variedade altamente potente e valiosa da maconha que é muito procurada no crescente mercado da droga no país localizado perto da África do Sul. Em uma plantação no meio da floresta, no topo de uma colina distante na região de Piggs Peak, Khathazile planta maconha para manter seus netos alimentados, vestidos e na escola.