sábado, 12 de novembro de 2011

Rússia vai legalizar produção de papoula

Fonte: Diário da Rússia

Medida visa a diminuir tráfico dos subprodutos da planta para o exterior

O cultivo e a produção da papoula industrial deverão ser novamente legalizados na Rússia. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Controle de Drogas, e, de acordo com o diretor do Serviço de Controle do Tráfico de Drogas, Viktor Ivanov, a legalização da produção da papoula em escala industrial deverá diminuir o tráfico dos subprodutos da papoula para o exterior e tornar menor também o número de dependentes químicos dos tóxicos derivados da papoula.

A Rádio Voz da Rússia, responsável pela divulgação da informação, observa que, apesar da proibição do cultivo da papoula industrial, a Rússia não conseguiu se livrar das drogas feitas à base de ópio. O maior problema russo está no tráfico anual de mais de 20 mil toneladas da papoula industrial. Apesar da intensa repressão policial russa, o tráfico internacional de opiáceos ainda consegue movimentar grandes valores com as rotas asiática e europeia para o escoamento da droga e o seu fornecimento para o Ocidente.

Indonésia quer prisão de australiano de 14 anos por comprar drogas

Fonte: R7

Adolescente pode pegar pena maior em país onde o tráfico é duramente reprimido

Um tribunal de Denpasar, capital da província indonésia de Bali, pediu três meses de prisão para um adolescente australiano de 14 anos, detido no último 4 de outubro na ilha de Bali por comprar quase 7 g de haxixe.

O adolescente poderia ser condenado a uma pena de até seis anos pela Justiça indonésia, país onde o tráfico de drogas é duramente reprimido.

A detenção provocou indignação na Austrália e o ministro australiano das Relações Exteriores, Kevin Rudd, afirmou que está fazendo todo o possível para obter o retorno do jovem.

O caso também gerou críticas ao judiciário da Indonésia, que não prevê tribunais para menores de idade.