quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Seminário da Polícia Militar do RJ discute nova abordagem a usuários de drogas

Fonte: Imprensa do Rio de Janeiro

A Polícia Militar discutiu, nesta quarta-feira (21/11), a questão da descriminalização do usuário de drogas, inclusive abordando o fato de existirem usuários dentro da própria polícia. O tema do seminário "Saúde e política de drogas: desafios e perspectivas da ação policial" foi discutido sob a ótica da saúde pública e da segurança, sem deixar de considerar os aspectos legais.

O encontro, que mobilizou mais de 200 representantes da PM, entre alunos e oficiais, contou com a presença do diretor do Viva Rio, Rubem César Fernandes, e o professor de Direito da FGV e ex-secretário Nacional de Justiça, Pedro Abramovay, que apresentaram a campanha "Lei de drogas: é preciso mudar", da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia", em parceria com o Viva Rio, além de discutirem a proposta de alteração da lei vigente, 11.343/2006.

Estudantes da UFRJ debatem uso medicinal da maconha

Fonte: R7

Estudantes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) realizaram na tarde desta terça-feira (27) um debate sobre o uso da maconha e seus efeitos medicinais no Instituto Federal de Ciências Sociais, no centro do Rio de Janeiro.

Com objetivo de debater os efeitos da droga em tratamentos de saúde, o evento contou com a participação do químico Francesco Ribeiro, especialista em pesquisas na área.

Para ele, o debate ajuda a entender melhor como a droga pode ser utilizada para tratamentos de doenças graves, como o câncer.

— Já existem pesquisas que [mostram] que a maconha ajuda no combate ao câncer. Queremos explicar para a sociedade que não queremos liberar o uso da maconha, mas sim uma regulamentação para que ela seja usada em tratamentos.

Para o estudante de biologia Tiago Tomazine, é necessário que o uso seja melhor estudado e compreendido pela sociedade.

— Muita gente poderia estar se beneficiando, mas como é ilegal não pode usar. Acho que a sociedade deveria pensar melhor e refletir o quanto a maconha poderia ajudar em diversos tratamentos.

EUA: polícia encontra jacarés de "guarda" em plantação de maconha

Fonte: Terra

A polícia de Olympia, no Estado Americano de Washington, encontrou dois jacarés de 1,5 m de comprimento que eram usados como "guardas" de uma plantação de maconha. Os répteis foram encontrados após um tiroteio no mesmo local. Além dos animais, havia uma stripper ao lado de um poste de "pole dance" em meio às plantas ilegais - ela disse ser namorada do dono da casa, Darren C. Shore, 41 anos, que foi preso.

A mulher ajudou os policiais a colocar os jacarés em uma banheira. Segundo o porta-voz do xerife, o tenente-coronel Greg Elwin, os répteis "estavam lá para proteger a área de cultivo da maconha". "Eles só rastejavam pelo chão", afirmou. Shore foi detido por atirar em Ryan Lemcke, 30 anos, após uma briga devido a uma negociação por Vicodin, um analgésico para dores intensas.