terça-feira, 26 de junho de 2012

Luta contra drogas gerou pandemia de Aids, aponta relatório global

Fonte: Terra

Os governos de todo o mundo fracassaram em suas campanhas de luta contra a droga e suas ações neste sentido provocaram uma verdadeira pandemia de Aids entre os usuários de drogas, aponta um relatório publicado nesta terça-feira.

O estudo, intitulado "A guerra contra a droga e o HIV/Aids: como a criminalização do uso de drogas alimenta a pandemia global" foi elaborado pela Comissão Global de Política sobre Drogas, que, entre seus signatários, figuram seis ex-presidentes, incluindo o brasileiro Fernando Henrique Cardoso.

A publicação deste relatório antecede a Conferência Mundial sobre a Aids, que reunirá uma série de especialistas, voluntários e autoridades em Washington entre os dias 22 e 27 de julho.

Autoridade russa culpa Beatles pelo aumento do uso de drogas

Fonte: O Globo

Yevgeny Bryun acredita que propaganda feita pelo grupo nos anos 1960 ainda tem efeito nos jovens russos

RIO — A principal autoridade médica antidrogas da Rússia, Yevgeny Bryun, culpa os Beatles pela explosão no uso de drogas no país. Bryun afirmou, durante uma entrevista coletiva em Moscou, que a propaganda feita pelo grupo inglês nos anos 1960 ainda tem efeito entre os jovens russos.

"Quando os Beatles foram expandir suas consciências na Índia, eles apresentaram à população a ideia de modificar o estado psíquico da mente usando drogas", disse ele, segundo o Moscow Times, "Quando a indústria entendeu que podia fazer negócios com isso — prazer e produtos associados ao prazer — provavelmente foi aí que tudo começou."

Bryun acredita que medidas severas devem ser tomadas para combater a cultura de massa e propagandas que promovem o uso de drogas. Ele considera a publicidade que promove o prazer sem considerar as consequências uma ameaça grave à sociedade.

Produção doméstica de maconha aumenta na Europa

Fonte: RFI

A produção doméstica da folha de maconha aumentou na Europa. A informação foi divulgada pelo Observatório Europeu das Drogas e Toxicomania (OEDT), em um relatório publicado nessa terça-feira. O cannabis continua sendo a droga mais popular no Velho Continente.

De acordo com o Observatório, o aumento da produção doméstica da maconha foi constatado em vários países europeus. “Bélgica, Dinamarca, Holanda, Finlândia e Reino Unido registraram uma forte alta na fabricação da erva de cannabis”, explica a instituição. Esse dado preocupa as autoridades, já que ele também está “cada vez mais ligado a danos colaterais, como a violência e a criminalidade”, analisa o estudo, que marca o dia internacional de luta contra o abuso e o tráfico de drogas.

Outra consequência da produção doméstica de maconha é que diante da concorrência dos produtores “artesanais”, a resina de cannabis (haxixe) tem perdido espaço no velho continente. O OEDT explica que em dez países europeus (Bulgária, República Tcheca, Grécia, Lituânia, Luxemburgo, Hungria, Polônia, Eslovênia, Eslováquia e Croácia), a erva já representa mais de 90% do cannabis consumido. O principal exportador do haxixe rumo a Europa é o Marrocos, que faz a droga entrar no continente essencialmente pela Espanha e Portugal.