sábado, 6 de março de 2010

EUA combatem droga a partir de Portugal

Do Correio da Manhã

Há muitos anos reconhecido como uma porta de entrada de droga para toda a Europa, Portugal vai contar, em breve, com uma delegação da Administração Norte-americana para o Combate à Droga, conhecida por DEA (Drug Enforcement Administration).

Até agora, este organismo geria a actividade em Portugal a partir de Madrid, mas decidiu recentemente instalar-se em Lisboa, por considerar que o nosso país tem sido utilizado pelo narcotráfico sul-americano como "porta primordial" para a Europa.

Um adido, um agente especial, um especialista de apoio administrativo e, posteriormente, um especialista em informações irão formar a delegação. O objectivo é "conduzir investigações com as autoridades portuguesas, tendo como alvo as grandes organizações narcotraficantes que usam Portugal como porta de entrada para os seus carregamentos para a Europa", realça o Relatório de Estratégia Internacional de Controlo de Narcóticos, apresentado na segunda--feira em Washington. Segundo o relatório, no primeiro semestre de 2009, as apreensões de cocaína diminuíram para 1,6 milhões de toneladas métricas.

Ângelo Antônio, intérprete de Chico Xavier no Cinema, fala sobre o Daime

Do Dia Online

— Você tomou o Daime (bebida utilizada em rituais sagrados)? Como foi?
— Tomei. Era Daime com umbanda, teve muita incorporação do meu lado. Eu só sei que a minha perna uma hora começou a vibrar igual a de outras pessoas, fiquei com receio e larguei.

— E foi a primeira vez?
— Não, já tinha tomado outra vez, foi uma viagem fantástica... Estava tentando entender como era a psicografia do Chico com a minha mãe, fazendo um exercício. Porque existem três tipos de psicografia: uma em que você é possuído e não sabe o que está acontecendo, outra em que você sabe o que está acontecendo e sua mão é levada,e a outra que é fluxo da consciência, você sabe o que está acontecendo e sai escrevendo. Eu escrevi uns poeminhas, tenho tudo guardado. Minha mãe falou: ‘Vê alguma coisa para mim aí, que tenho problema de intestino’. Chegou uma terceira pessoa, quis ver o que a gente fazia e começou a ler. Até que ela achou um trecho que dizia: “Flor de mamão antes do sol nascer e antes do sol se pôr”. E ela falou: “Poxa, isso a gente dava para criança quando tinha dor de barriga”. Então, acho que essas sincronias são sinais de que existem mais coisas entre o Céu e a Terra do que a gente imagina.

Medical marijuana gaining support in N.C.

Do Site Wral.com

RALEIGH, N.C. — State lawmakers could vote on a bill legalizing marijuana for medical purposes this spring.

Rep. Nick Mackey, D-Mecklenburg, sponsored the bill and held a Thursday night rally at the University of North Carolina at Charlotte to support medical marijuana

House Bill 1380 passed an initial vote last year and is now in a health committee.

Joe Cullen said he suffers from a debilitating, muscular disease that has left him in a wheelchair and in constant pain. He's on painkillers, but he said smoking marijuana is the only thing that truly works to relieve his pain.

"It has done a lot of wonders. It relaxes my muscles so I don't get cramps in my muscles and charley horses," Cullen said. "It reduces my pain pretty much instantly."

Cullen lobbied last summer for a law to legalize marijuana for medicinal purposes and said he plans to continue smoking the drug, even without such a law.

"If the taxpayers would like to see me in jail, so be it," he said.

Supporters say legalizing marijuana for health-related reasons would generate more than $60 million in state taxes in the first year alone.

Still, some people say the proposal could have serious side-effects.

"I don't think it is in the best health interest of the larger community," said Anne Doolen, executive director of the Alcohol/Drug Council of North Carolina. "Not everyone who uses it will develop an addiction, (but) there will be a percentage of the population who will. The availability makes it riskier for those (people)."

Usar Drogas Causa Problema de Memória?

Do Site HypeScience

Uma pesquisa mostrou que aqueles que usam drogas casualmente perdem a memória com mais facilidade do que pessoas que não usam nenhuma droga. A memória prospectiva (aquela que usamos quando precisamos lembrar de fazer alguma atividade) daqueles que usam drogas, mesmo que só em festas e outras ocasiões, apresenta grandes falhas.

Estudantes usuários de drogas e não usuários foram entrevistados para a pesquisa. Eles precisaram responder perguntas relativas às drogas (a quantidade e a freqüência com que usavam drogas) e, posteriormente, precisaram fazer testes de memória.

» As 10 mais famosas drogas recreacionais

Os resultados mostraram que usuários de drogas “recreativas” como ecstasy e maconha sofrem de vários danos na memória. Usuários de cocaína além de sofrerem perda da memória recente também não conseguem reter informações a longo prazo.

Os cientistas ainda não sabem informar se o uso de drogas é que causa a perda de memória ou se a perda de memória, de alguma forma, influencia o uso de drogas – afinal eles não têm como saber “o que vem antes”

Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde na rota do narcotráfico internacional – Relatório

Do Portal Angop

Nova Iorque - Brasil, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde são hoje pontos de passagem importantes para o narcotráfico internacional, segundo relatório divulgado na semana passada pelo Departamento de Estado norte-americano. 

O Relatório de Estratégia Internacional de Controlo de Narcóticos, divulgado esta semana em Washington, apresenta a Guiné-Bissau como uma "grande plataforma para o narcotráfico" na região, devido ao "ambiente oportuno para os traficantes criado pela falta de capacidade policial, susceptibilidade à corrupção, fronteiras porosas, localização e ligações linguísticas ao Brasil, Portugal e Cabo Verde". 

"As ilhas policiadas pelas Nações Unidas, ao largo do país, são plataformas para o grande tráfico da América Latina, e para os problemas relacionados de armas e imigração ilegal", afirma a secção dedicada à Guiné-Bissau no relatório do gabinete anti-narcotráfico (BINLEA) do Departamento de Estado.

"A corrupção, especificamente a cumplicidade dos responsáveis do Governo a todos os níveis com esta actividade criminal, inibe quer uma avaliação completa do problema, quer a sua resolução. A degeneração da Guiné-Bissau num narcoestado é uma real possibilidade, apesar dos esforços significativos da comunidade internacional". 

Magistrado reune estudantes para inicio de movimento contra legalização da maconha

Do Região Noroeste

O juiz da comarca de Fernandópolis, Evandro Pelarin e estudantes do curso de Direito, Medicina e Psicologia estiveram reunidos ontem no Palacio 22 de maio, para um debate sobre o uso da maconha e seus efeitos em diversas vertentes que vão desde o social, médico e legal da droga.

A intenção do magistrado é iniciar um movimento contra a legalização da droga, uma vez que diversos movimentos – desde políticos e ligados a ONGs – começam um debate, ainda tímido sobre a regulamentação do uso no país a fim de minimizar os efeitos da guerra contra o trafico que movimenta bilhões do governo por ano no Brasil e no mundo.

Os alunos de Direito deram exemplos penais da lei de uso e porte do entorpecente, enquanto os de Medicina explanaram sobre os efeitos da droga no organismo.aos alunos de psicologia ficou o encargo da explanação sobre os efeitos sociais e psicológicos da cannabis sativa – nome cientifico da planta - .

Polícia apreende quase 500 Kg de maconha

Do Diário de Marília

Quase meia tonelada de maconha e mais de R$ 3 mil foram apreendidas em operação conjunta das Polícias Rodoviária Estadual e Militar, na SP-333, a Rodovia Miguel Jubran, em Tarumã, na manhã de quinta-feira. Três homens foram presos em flagrante, além de três carros serem recolhidos e cartuchos de pistola apreendidos. Segundo a polícia, possivelmente os carros levavam o entorpecente de Foz do Iguaçu até o Rio de Janeiro.

Traficantes são presos quando transportavam droga em canoa

Do O Rio Branco

Agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes – DRE, aprenderam na noite desta sexta feira (5), no bairro Taquari, mais precisamente na rua Monte Mário, 37 trouxinhas de pasta base, 4 papelotes de cocaína, 9 trouxinhas de cocaína pura, 2 pedras de oxidado, além de R$ 67,00 reais, um motor de barco, uma Tv de “20” polegadas e material para o refino da droga.

A droga estava sendo transportada dentro de uma canoa, por Victor Hugo, 28, e Francisco Galdino, 27, mais conhecido naquela região como “Piticão”. A policia conseguiu realizar a operação, devido uma denúncia anônima informado que os traficantes estariam fazendo a mudança do suposto laboratório de droga, para outro ponto, em virtude da cheia do Rio Acre que atingiu o local onde a droga era guardada.

Os agentes imediatamente foram a região e prenderam em flagrante os dois acusados, porém, de acordo com o delegado que comandou a operação,  Adriano Carrasco, outros dois acusados conseguiram fugir, ao perceberem a presença da polícia na área. Victor Hugo e Francisco Galdino foram encaminhados a delegacia e posteriormente serão conduzidos ao presídio Francisco de Oliveira Conde.

Droga ia em Cesto

Do Correio da Manhã

Instalado na cobertura de uma fábrica abandonada, na Rua de S. José, em Portimão, o traficante fazia descer a droga num cesto até aos consumidores. O mesmo esquema era usado para o pagamento. Foi detido na noite de anteontem, pela PSP, com 236 doses de heroína.

Com 37 anos de idade, o suspeito utilizava a fábrica, desde há muito conotada com o tráfico de droga, como base para a venda de droga. "Introduzia-se no imóvel, que se encontra entaipado, por uma abertura nas paredes, que escalava", explicou fonte do Comando da PSP na região. As actividades do detido estavam a ser investigadas "há cerca de dois meses", referiu a mesma fonte. A detenção foi feita pelas 19h00, na Rua Comandante Carvalho Araújo, junto à fábrica, para onde o suspeito se dirigia a pé, para dar início a mais uma noite de ‘negócio’.

Na mesma operação os agentes de Investigação Criminal da PSP de Portimão detiveram, uma hora mais tarde, uma mulher de 20 anos, guineense, que tinha em seu poder 75 doses de cocaína.

A suspeita, também referenciada por tráfico de droga mas na Rua do Capote e zonas adjacentes, ainda tentou resistir e escapar às autoridades, mas sem sucesso. Ambos os detidos foram ontem presentes a Tribunal.

Beyoncé inaugura salão de beleza para ensinar cosmética a viciadas em drogas

Do G1

Nova York, 5 mar (EFE).- A cantora americana Beyoncé inaugurou hoje um salão de beleza dentro de um centro para reabilitação de mulheres dependentes químicas em Nova York para que elas possam começar uma carreira como profissionais da beleza.

A intérprete de músicas famosas como "Crazy in Love" e "Single Ladies" participou da inauguração no bairro nova-iorquino de Brooklyn do chamado Beyoncé Cosmetology Center. Dentro do centro social Phoenix House, o salão oferecerá programas educacionais orientados ao mundo da cosmética.

"A toxicomania é uma doença e essas belas mulheres não escolheram ser viciadas, mas sim escolheram se curar e melhorar", disse Beyoncé em um ato no qual defendeu a inclusão da cosmética entre as profissões ensinadas na Phoenix House, porque é algo "mais atraente" para as mulheres.

A cantora e atriz, que preparou seu papel do filme "Cadillac Records" nesse centro nova-iorquino, disse que o importante é que "essas mulheres aprendam algo que contribua com habilidades para seguir a vida com esperança", após superarem dependências.

Beyoncé esteve acompanhada por sua mãe, Tina Knowles, que foi proprietária de um salão de beleza no Texas.

Compareceram ao ato o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, e o presidente do distrito do Brooklyn, Marty Markowitz, quem elegeu a cantora oficialmente "filha de Brooklyn", pois ela é casada com o rapper e produtor musical Jay-Z, nascido nesse bairro nova-iorquino.

Psicomiméticos, perturbadores, alucinógenos ou enteógenos?

Do Enteogênico

As substâncias que alteram radicalmente nossa percepção e sensibilidade já foram classificadas de diversas formas, dentre as quais as relacionadas com o efeito psíquico (p.ex, alucinógenos) como às que remetem a classificação ao efeito da substância no sistema nervoso central (p.ex, perturbadoras).

É fato que estas substâncias são, até certo ponto, incógnitas para uma série de pesquisadores que relacionam-se com elas de forma extremamente moralista. Afinal, se estas substâncias não exatamente estimulam o sistema nervoso central (como a cocaína, anfetaminas, etc) não deprimem o sistema nervoso central (como os ansiolíticos, opiáceos, etc.), então, afinal, de que modo agem? O termo “perturbadores” é infeliz; como assim perturbam? Tirando o caráter pejorativo poderíamos dizer então “alteradores”, não é verdade?

Sustentabilidade atraves da Cannabis | Tiles Experts

Sustentabilidade atrav�s da Cannabis | Tiles Experts

Crack é achado em tubulação de água

Após ter constatada movimentação típica de tráfico de drogas em três casas da rua São João, no Jardim Redentor, em Bauru, a Polícia Civil apreendeu ontem 410 pedras de crack em um dos imóveis, o de número 2-28. A maior parte da droga – 400 pedras – estava escondida em uma tubulação existente debaixo de uma máquina de lavar roupas, mas que não tinha ligação alguma com rede de água potável ou usada. Ou seja, foi feita exclusivamente para ser utilizada como esconderijo de produtos ilegais.
A apreensão foi realizada pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise). “Vínhamos investigando o morador desta casa e das outras duas há cerca de 40 dias”, disse o delegado José Henrique Gomes dos Santos, titular da Dise. Além das pedras de crack, que estavam devidamente embrulhadas em porções individuais e pipetas de plástico usadas como embalagem para drogas, os policiais acharam um revólver na tubulação de cerca de quatro polegadas.