terça-feira, 5 de março de 2013

Revista lista propriedades de cura da maconha

Fonte: JB

Há décadas, a maconha vem sendo estudada por pesquisadores do mundo inteiro por suas possíveis propriedades terapêuticas. Alguns estudos sugerem as relações entre o uso da droga e o desencadeamento de sintomas psicóticos, como esquizofrenia. No entanto, recentes pesquisas também discutem os usos medicinais da erva. Com a onda de legalização da maconha em estados norte-americanos, a revista Mente e Cérebro, da Duetto Editorial, decidiu fazer um especial dedicado à polêmica erva. Confira as principais questões levantadas pela publicação.

A maconha para o bem

Já foi comprovado que a maconha pode trazer vários benefícios. De acordo com a revista Mente e Cérebro, a administração de Cannabis sativa em pacientes com glaucoma, que pode levar à perda de visão, ajuda a reduzir a pressão ocular. Também auxilia no alívio da dor crônica, combate náuseas e vômitos em pacientes que enfrentam quimioterapia contra o câncer e ajuda a estimular o apetite em pessoas que têm o vírus HIV.

Mujica defende legalização da maconha para combater o tráfico

O presidente do Uruguai, José Mujica, voltou a afirmar nesta terça-feira que a legalização do consumo e da venda de maconha no país aparece como uma forma viável de enfrentar o tráfico de drogas e de proteger vidas humanas.

O tráfico de drogas "tende a se beneficiar de uma cultura delitiva sem freio, onde a vida humana não conta nada", declarou o presidente uruguaio em declarações ao site do governo.

Após insistir que o caminho da repressão como resposta à ação do tráfico "está fracassando categoricamente" em nível internacional, Mujica destacou a "multiplicação" dos confrontos entre grupos criminosos e "outras derivações" relacionadas às drogas.

Mujica destacou que, como parte da luta contra o tráfico de drogas, seu governo desenvolve um plano piloto "de atendimento aos dependentes em hospitais", incluindo a provisão "cotada e precisa" de maconha aos que desejam curar essa dependência.