terça-feira, 19 de julho de 2011

México: detidos 58 por vínculo com plantação de maconha

Fonte: Terra

Polícia prende pessoas vinculadas a plantação gigante de maconha no México. Foto: Reuters

Foram detidas 58 pessoas por suposto vínculo com a maior plantação de maconha já encontrada no México, informou na segunda-feira a Procuradoria Geral da República (PGR) em comunicado. A Promotoria disse que as pessoas foram capturadas por soldados nas imediações do povoado de El Rosario, no sul do município de Enseada (Baixa Califórnia, norte do México), onde foi localizada na semana passada uma plantação de maconha de 120 hectares.

Os 58 detidos ficarão presos por 40 dias para que a PGR amplie as investigações. O campo de 120 hectares ficava na estrada de Guerrero Negro, na cidade de Enseada, onde inicialmente foram detidas 16 pessoas. Esta é a maior plantação de maconha achada na história do México e já foi destruída por soldados do Exército.

Rebelião instaurada‏

Fonte: Blog do Denis Russo Burgierman

O neurocientista Sidarta Ribeiro classificou o que está acontecendo mundo afora em relação à maconha como uma “rebelião instaurada”. Não são os políticos que estão mudando o status da maconha no planeta: são as pessoas, saindo às ruas ou levando a briga às instâncias mais altas dos tribunais. Nos Estados Unidos, doentes crônicos cujo sofrimento poderia ser aliviado com maconha já conseguiram legalizar o uso medicinal em 16 estados e no distrito federal. Na Espanha, uma briga no supremo levou a polícia a pedir desculpas e devolver erva apreendida a um coletivo de usuários, e garantiu o direito de grupos de pessoas sem fins lucrativos de plantar sua própria cannabis em grande escala, mesmo que para fim recreativos. Aqui no Brasil, esse grupo oprimido há décadas comemorou há pouco o reconhecimento do Supremo de que, numa democracia, não se pode proibir a expressão de ideias contrárias à proibição.

Na Califórnia, esta latinha, comprada por 12 dólares, é considerada remédio

Clínica suspeita de espancar viciados em droga e álcool é fechada

Fonte: EPTV

Três pessoas foram presas; na casa, foram encontrados algemas, grades e paus

A clínica Recanto de Luz, voltada para a recuperação de viciados em droga e álcool, foi fechada nesta quinta-feira (28), em Ituverava, depois que a polícia recebeu denúncias de que pacientes eram torturados e mantidos em cárcere privado. Duas pessoas apontadas como donas do estabelecimento e um funcionário foram presos em flagrante.

Veja fotos da clínica Recanto de Luz

Um dos internos disse que a família não sabia o que acontecia na clínica. "Eles mentiam para os meus familiares. Diziam que eu estava bem, seguro, mas não falavam que eu estava apanhando, algemado e todo machucado", disse o rapaz, que pagava R$ 450 por mês.