Fonte: O Globo
Merval Pereira, O Globo
Além de definir o alcance do papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e julgar o mensalão, o Supremo Tribunal Federal terá pelo menos mais um tema polêmico pela frente este ano. Uma decisão tomada no fim do ano passado, no dia 9 de dezembro, não teve a devida atenção da opinião pública: o STF decidiu deliberar, ainda neste ano de 2012,sobre a descriminalização do consumo de maconha, e tudo indica que a maioria do plenário tenda a favor.
Afinal, o Supremo tem se colocado na vanguarda da sociedade brasileira no campo dos costumes ao aprovar, nos últimos tempos, questões polêmicas como a união estável entre homossexuais e a permissão da defesa pública da legalização da maconha, retirando desse movimento o caráter de apologia de crime.
Antes dessas decisões, porém, houve um julgamento sobre a admissibilidade, exatamente como nesse caso do consumo individual da maconha, o que leva os interessados no caso a acreditarem que o resultado do julgamento no plenário será favorável à descriminalização.
Dois pés de maconha foram apreendidos em uma residência no bairro Santo Antônio, em Uruguaiana, no Oeste do Rio Grande do Sul, na noite de quinta-feira (19).
Policiais militares do 8º BPM (Batalhão da Polícia Militar) em Paraíso do Tocantins-TO, prenderam por volta das 18h30 desta quinta-feira (19), Jean Carlos Rodrigues da Silva, 20 anos, e apreenderam o menor L.S.O., 16 anos. Ambos cultivavam um viveiro de maconha, em uma chácara nos arredores de Paraíso-TO, às margens da rodovia de acesso ao município de Chapada de Areia-TO.