quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Avanço das UPPs muda desenho do mercado de drogas do Rio

do Globo.com

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A estratégia das forças de segurança de retomar favelas cariocas dominadas pelo tráfico de drogas, ressaltada pela ocupação do Complexo do Alemão no fim de semana, implicará em transformações profundas num mercado de venda de drogas que fatura entre 300 e 600 milhões de reais anuais.

Sem o domínio de territórios imposto pela autoridade de um fuzil, as facções criminosas que durante as últimas três décadas controlaram a venda de entorpecentes na cidade passarão a ter um mercado mais restrito, enquanto os consumidores de drogas das classes média e alta passarão a buscar outras formas de fornecimento, na avaliação de especialistas de segurança pública e violência no Rio ouvidos pela Reuters.

Se confirmadas, essas mudanças podem transformar o Rio de Janeiro num local mais seguro, desde que as autoridades de segurança pública continuem desarmando os grupos criminosos. Do contrário, é possível antecipar um aumento no número de sequestro e assaltos a bancos, além da transferência das ações criminosas para o interior do Estado.

Polícia encontra pés de maconha em terreno baldio na zona sul de SP

do R7

Policiais militares encontraram, por volta das 10h desta quinta-feira (2), 15 pés de maconha em um terreno baldio, localizado na avenida Isabel Aguiar Campos, no Grajaú, zona sul de São Paulo.

Ao chegar ao local, a polícia encontrou três pessoas tentando sair do terreno. Os suspeitos foram detidos e encaminhados ao 101º Distrito Policial, onde vão responder por posse de drogas, já que a quantidade de pés não configura crime de tráfico.

Uma equipe da polícia estava no local por volta das 11h aguardando a perícia, que vai retirar os pés e levar para um incinerador.

Operação erradica 56 mil pés de de maconha em Xique-Xique

do Jornal da Mídia

Salvador - Cinquenta e seis mil pés de maconha erradicados - correspondendo a cerca de 153 toneladas da erva -, e um traficante preso foi o saldo da “Operação Liamba VII” encerrada nesta terça-feira (30), na cidade de Xique-Xique, sertão da Bahia. Realizada entre os dias 19 e 29 deste mês, a ação teve como objetivo o combate ao tráfico de droga em regiões do estado onde existe maior incidência de plantações de maconha.

Oitenta policiais, dentre eles federais, PMs (Grupamento Aéreo, Caatinga, Semi-Árido e Corpo de Bombeiros), além de integrantes das Forças Armadas (Marinha), guardas municipais de Juazeiro e lavradores daquela região participaram da operação. Dando suporte foram utilizadas 30 viaturas, dentre elas um ônibus da Polícia Federal e duas ambulâncias para atendimento de urgência, além de três helicópteros, dentre eles um do modelo Super Puma da Marinha.

Esta é a primeira casa americana construída com cannabis

do Gizmodo

Eis a primeira casa americana feita com cânhamo, a fibra que é removida das plantas de cannabis. Ela fica em Asheville, na Carolina do Norte – e, não, não adianta ficar rindo e achando que você vai conseguir fumá-la.

Usando a mistura de cânhamo com cal e água para criar o “maconcreto”, a casa foi construída pelo escritório Push Design, famoso por fazer casas verdes – no sentido de amigas da natureza – após ter criado com sucesso outras habitações ao redor do mundo com a técnica. No entanto, nos EUA, a quantidade necessária de cânhamo teve de ser importada da Europa, já que ela é ilegal no estado, o que fez o projeto todo ficar muito caro.

Essa casa em particular foi feita com cânhamo da Inglaterra, e é revestida com painéis de papel 100% reciclado. Tudo indica que os vizinhos gostaram do que viram e a Push Design já está sendo contratada para construir mais casas assim – mas se alguém achou que fumar a própria casa para ficar doidão seria uma boa ideia, a Push Design disse que seria necessário “fumar mais de 1000 quilos dessa mistura para surtir algum efeito”, o que deve ser muito mais do que fumar todas as paredes e o teto do quarto principal. Péssima ideia.

Mas tenho certeza que algum cidadão do mundo achará sensato fumar tudo isso. [Push Design via GizMag]

14:37 - 01 de Dezembro de 2010

Por Kat Hannaford

Carioca é preso encomendando maconha em Cabrobó

do Pernambuco.com

Dois homens foram presos em Cabrobó, no Sertão do estado, na madrugada desta quarta-feira. Um deles é o carioca Jorge Luiz Tâmara Luz, 45 anos, confessou ter vindo do Rio de Janeiro para encomendar um carregamento de maconha produzida na região do São Francisco, que seria trocada por armas. A prisão foi realizada por policiais civis e militares após receberem uma denúncia anônima sobre a transação. O acusado já tinha um mandado de prisão pelo crime de estelionato.

A prisão aconteceu a Fazenda Estoque, Zona Rural da cidade. No local também foi detido acusado de praticar assaltos Ernande Ramos Pereira, 32 anos. Apesar de ser de Cabrobó, ele tem um mandado de prisão por roubo no estado da Bahia. Ernande recebeu em sua casa Jorge Luiz, no período em que ele negociava com os traficantes a maconha. A dupla foi encaminhada para o  Presídio de Salgueiro.

Da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Incineração das 42 toneladas de drogas na CSN vai durar 24 horas

do R7

As 42 toneladas de drogas recolhidas em operações policiais na região metropolitana do Rio de Janeiro, principalmente as apreendidas durante a ocupação do Complexo do Alemão, na zona norte, chegaram as 15h10 na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), em Volta Redonda, no sul do Estado. A queima das drogas não exala nenhum cheiro no ar.

Entre as drogas estão 35 toneladas de maconha, 350 kg de cocaína além de haxixe, LSD e lança-perfume serão queimadas em dois fornos durante 24 horas. A queima começou pouco tempo depois da chegada da droga à CSN.

O carregamento foi escoltado por 28 policiais da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), da Polícia Civil, Bope (Batalhão de Operações Especiais), da Polícia Militar, e batedores da Polícia Rodoviária Federal.

Baterista do AC/DC é multado por posse de drogas

da Veja.com

Aos 56 anos, o baterista da banda de rock AC/DC, Phil Rudd, ainda vive dias de jovem rock star - ou de Paris Hilton. Rudd foi condenado por um tribunal da Nova Zelândia nesta quarta-feira a pagar uma multa de 250 dólares neozelandeses (cerca de 317 reais) após ser flagrado com 27 gramas de maconha.

O valor não é alto, mas a punição pode causar problemas ao músico em turnês internacionais, já alguns países podem vetar sua entrada, considera o advogado dele, Tuck Craig. "Ele viaja muito (foram pelo menos 20 países nos últimos meses) e, com esta falta menor, terá problemas em sua carreira", admitiu, salientando que Phil Rudd não tem antecedentes criminais.

"Não sou uma má pessoa", declarou o baterista australiano. Policiais encontraram a droga em 7 de outubro durante revista em uma festa organizada por ele na cidade de Tauranga, na costa leste da ilha do Norte, onde vive. O advogado assinalou ainda que Rudd está arrependido, assume as responsabilidades pelo ocorrido e que o músico contribuiu com milhões de dólares à comunidade para onde se mudou recentemente.

A polícia, no entanto, se negou a retirar as acusações e a juíza Robyn Paterson afirmou enquanto proferia a sentença que Rudd, dada sua idade e sua carreira internacional, deveria ter consciência dos riscos causados pelas drogas.

(Com agência EFE)