segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mãe que comprava droga para filho consegue internação no RS

Do G1

No Rio Grande do Sul, foi internado, nesta segunda-feira (5), em um hospital público de Pelotas, um jovem viciado em crack. A mãe dele, que não conseguia interná-lo, admitiu que comprava a droga para o filho não sair de casa.

O jovem de 21 anos esperou durante um mês pela vaga em um hospital psiquiátrico. A resposta era de que todos os leitos estavam ocupados. A internação só veio depois que a mãe admitiu comprar a droga para manter o filho longe das ruas.

“Foi um ato de desespero. A mãe que tem um filho drogado sabe o que é isso, o que é ver o filho querendo quebrar tudo, ameaçando sair para rua, com medo de o filho morrer”, diz a mãe.

Mulheres cultas tendem a beber mais álcool, diz estudo [da Veja]

Da Veja

Universitárias consomem mais bebidas alcoólicas do que mulheres com menor grau de instrução, sugere uma nova pesquisa da London School of Economics, realizada na Grã-Bretanha. De acordo com o estudo, as mulheres cultas também são mais propensas a admitirem problemas envolvendo o abuso do álcool.

Uma relação semelhante entre o grau de escolaridade e o consumo de bebidas alcoólicas também foi identificada entre os homens, entretanto ela é bem menos influente do que o que ocorre com o público feminino.

Os pesquisadores acompanharam milhares de pessoas, de ambos os sexos, nascidos em uma mesma semana de 1970, na Grã-Bretanha. O relatório concluiu que quanto mais culta for uma mulher, maior as chances dela beber semanalmente. Os estudos afirmaram, ainda, que quanto maior o grau de instrução escolar, maior a tendência de um profissional do sexo feminino admitir problemas de dependência com relação ao álcool.

Artes cênicas como ações preventivas às drogas e álcool

Da Gazeta Digital

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso - Sejusp, realizam amanhã (06) às 20 horas horas no Auditório da Escola Estadual Presidente Médici, a apresentação teatral do espetáculo "As Desventuras de Dona Escola".

Realizadas por intermédio da Coordenadoria Estadual de Políticas sobre Drogas "COAD/MT, órgão executivo do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas"CONEN/MT, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, as instituições visam efetivar frente à problemática sobre uso e abuso de álcool e drogas, ações que fomentem a criação de projetos motivacionais, individuais e contextuais de consumo de drogas entre jovens eadolescentes.

A peça de maneira humorada, discute o isolamento das instituiçõese suas dificuldades em receber novos projetos. A personagem central e título, Dona Escola, uma representação simbólica da instituição homônima, se encontra isolada, derrotada, abandonada, vazia, querendo mesmo por um fim em sua triste existência. Porém, com a chegada inusitada do Novo Projeto Pedagógico, ela vivencia um momento especial de grandes conflitos e dificuldades na superação de seus limites, de seu quadro estático de referências, de seus velhos paradigmas.

Após um duro embate entre as posturas autoritárias e libertadoras, e com a ajuda da Miss Comunidade, D Escola termina se lançando em direção ao novo: novos espaços, novas conquistas, novos conhecimentos, novo amor, novos instrumentos, novo ânimo, novos posicionamentos em relação a si mesma e a tudo o que lhe rodeia. (Assessoria)

Polícia já destruiu 15 mil pés de maconha no Pará

Do Diário do Pará

Cerca de 15 mil pés de maconha já foram destruídos neste ano durante operações policiais, na região Guajarina, nordeste paraense. A mais recente ocorreu, neste final de semana, depois que em torno de 5 mil pés da erva foram achados na zona rural de Aurora do Pará.

No início do ano, cerca de 10 mil pés da planta ilícita foram localizados e destruídos em Ipixuna do Pará. O delegado José Ricardo de Oliveira, superintendente regional da Polícia Civil na Zona Guajarina, informa que as apreensões resultaram da intensificação das ações de combate ao crime na região.

No domingo passado, policiais civis e militares, sob coordenação do delegado Lázaro Falcão, encontraram uma plantação de maconha. A descoberta ocorreu depois que os policiais abordaram um usuário da droga, no dia anterior. Com ele foram encontrados meio quilo do entorpecente. Preso, o acusado afirmou ter adquirido a droga em um terreno, na estrada vicinal, situada a 40 quilômetros da cidade.

FHC evita debate sobre maconha em ano eleitoral para preservar Serra

Do R7

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu fazer silêncio sobre a revisão das políticas para o consumo de drogas até o final da campanha eleitoral deste ano, segundo apurou o R7. O líder tucano não quer prejudicar a campanha de José Serra (PSDB), pré-candidato à Presidência, defendendo a polêmica descriminalização da maconha e de outras drogas, uma das principais bandeiras da Comissão Latino-americana de Drogas e Democracia, da qual ele é integrante.

FHC integra a comissão junto com outros ex-presidentes, como o colombiano César Gaviria. O grupo considera equivocada a política para consumo e tráfico de drogas adotada pelos países da América Latina, com apoio dos Estados Unidos, ao longo das últimas décadas. A forte repressão ao consumidor, que é tratado como criminoso e sujeito à prisão, não resolve o problema, segundo FHC. Ele defende que o tema seja retirado do âmbito exclusivamente criminal para ser tratado como questão de saúde pública.

O posicionamento bastante liberal do ex-presidente pode, no entanto, prejudicar a campanha de Serra. Segundo apurou o R7, FHC não dá mais entrevistas sobre o assunto e não tem agendada nenhuma reunião na qual vá debater o tema controverso até que seja definido o nome do próximo presidente.

Projeto de Lei que combate à venda ilegal de bebida alcoólica e tabaco é apresentado por José Maria

Do Jornal na Net

O vereador José Maria Rosa, PT, mostrou preocupação com as crianças e adolescentes, isso por que ele apresentou o Projeto de Lei nº 808/10 que institui o Programa de Combate à venda ilegal de bebida alcoólica, de produtos que contém tabaco e desestímulo ao consumo.

O projeto foi discutido e aprovado por unanimidade pelos vereadores na sessão da Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, desta terça-feira, 30.

José Maria enfatizou que muitos jovens com idade entre 13 e 14 anos estão aprendendo a fumar na escola e dentro de casa. Muitos pais, segundo ele fumam, e não se preocupam com o novo hábito de seus filhos. “Esses jovens adquirem no comércio próximo de suas residências a bebida alcoólica e o tabaco”, afirmou.

O petista acredita que após começarem a fumar e beber, o próximo passo é consumir drogas. “Com esse projeto de lei todos os comércios, bares, padarias, supermercados devem barrar a venda desses produtos para as crianças e adolescentes”, enfatizou o vereador.

Ele explica que o cigaro pode causar sérias doenças como câncer e também a morte pré-matura. “Quero ajudar a cidade a cuidar da juventude”, justifica.