quinta-feira, 14 de julho de 2011

México descobre maior plantação de maconha do país

Fonte: Estadão

Plantação abrange área de 120 hectares e é quatro vezes maior que rancho achado em 1984

Soldados mexicanos caminham em plantação de maconha; plantio estava disfarçado com tomates

CIDADE DO MÉXICO - O exército do México anunciou nesta quinta-feira, 14, a descoberta da maior plantação de maconha já encontrada no país. A descoberta ocorreu no Estado mexicano de Baja Califórnia.

A plantação abrange uma área de 120 hectares. A plantação é quatro vezes maior que um rancho encontrado no Estado de Chihuahua em 1984.

Mais recentemente, autoridades mexicanas encontraram uma plantação de maconha que cobria 62 hectares em Oaxaca, no sul do país.

Cartéis das drogas recrutam crianças no México, denuncia bispo

Fonte: AFP

CIDADE DO MÉXICO — Os cartéis das drogas mexicanos estão recrutando crianças, utilizadas como 'halcones', falcões (no caso, vigias), a quem pagam 1.500 pesos semanais (120 dólares), denunciou o bispo de Saltillo e prêmio Rafto dos direitos humanos na Noruega, Raúl Vera, na edição desta quinta-feira do jornal La Jornada.

"Há muitos pequenos parados nas esquinas, com 12 anos e até menos, e que estão servindo de informantes" a esses poderosos da droga, disse Vera na entrevista.

São "centenas de meninos e meninas com um futuro incerto, recrutados por esses bandos", acrescentou.

O bispo de Saltillo (norte), a capital do estado de Coahuila, também destacou o aumento do número de homicídios na região, com 300 casos nestes primeiros meses de 2011 e 185 denúncias de desaparecidos nos últimos anos.

Coahuila é um dos seis estados mexicanos na fronteira com os Estados Unidos, concentrando-se, aí, a maioria dos mais de 41.000 assassinatos vinculados ao narcotráfico que ocorreram no México desde o lançamento de uma ofensiva militar antidroga no final de 2006.

WIKILEAKS: Agentes da DEA expulsos da Bolívia por espionagem vieram para o Brasil

Fonte: Publica

Diplomacia americana também procurou Chile e Argentina para receber oficiais acusados de espionagem por Evo Morales. No Brasil, conseguiram dar a volta no Itamaraty

Por Natalia Viana, da Pública, com Jean Friedman-Rudovsky e Bill Conroy

Em novembro de 2008, o presidente boliviano Evo Morales suspendeu as atividades da DEA, a agência americana de combate às drogas, alegando que alguns agentes haviam participado de ações de espionagem e financiado grupos de oposição violenta ao governo.

Na época, um massacre havia ocorrido no estado de Pando, deixando dezenas de apoiadores do governo feridos.

Agora, documentos obtidos pela Pública revelam que a diplomacia americana manteve reuniões com o governo brasileiro para que esses oficiais da DEA viessem trabalhar no Brasil a partir de 2009 – mas deu um “jeitinho” para evitar pedir permissão ao Itamaraty, que se opunha à medida.