quarta-feira, 25 de abril de 2012

'Marcha da Maconha' em Mossoró (RN) está agendada para dia 26 de maio

Fonte: O Mossoroense

Mossoró também terá sua "Marcha da Maconha", dia 26 de maio, às 17h, saindo próximo ao espaço Arte da Terra. A programação consta de acampamento, debates, mostra de vídeos, com abordagens sobre males e benefícios da maconha.

O acampamento será às margens do rio Mossoró, dia 25 de maio, com o lançamento do documentário "Baseado Em", produzido em Mossoró. A concentração começará às 8h, e a marcha está prevista para sair ao meio-dia.

Percorrerá as principais ruas do centro da cidade, passando pelas ruas Santos Dumont, Praça da Independência, avenida Augusto Severo, Praça do Mercado, Praça Rodolfo Fernandes e avenida Coronel Gurgel, local de encerramento.

A mobilização é organizada pelo Coletivo Juízo Torrado Realiza Ações e, segundo o coordenador, Ruan Diego Ventura Firmino, tem legitimidade garantida pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental n° 187 e pelo artigo 5°, Inciso XVI, da Constituição Federal.

Empresa lança bebida com sementes de maconha nos EUA

Fonte: Terra

Bebida não contém substância ativa da maconhaA destilaria Alaska lançou nesta semana no mercado americano um novo produto que leva sementes de maconha na composição. Chamada de Purgatory (Purgatório, em inglês), a vodka é a primeira do tipo nos Estados Unidos - bebidas à base de maconha também são vendidas na Europa. As informações são da agência Associated Press.

A companhia espera que o produto seja um sucesso de vendas em 18 Estados americanos. "Para competir na indústria de bebidas alcoólicas atualmente, é preciso ser inovador, apresentar novos produtos e ter imaginação", afirmou Bella Coley, diretora da Alaska. As sementes são esterilazadas e importadas do Canadá.

Segundo a destilaria, outras bebidas que levam maconha na composição apenas adicionam as sementes aos destilado, enquanto a Purgatory leva a planta no processo de destilação. No entanto, a empresa afirma que todo o THC - substância responsável pelos efeitos da maconha - é retirado no processo, ficando apenas o gosto da planta.

Uma amostra de cada lote da bebida tem que ser enviado ao órgão regulador americano para garantir que não há rastros de THC no produto. Variações de vodka com sabores já representam cerca de 20% das vendas da bebida nos Estados Unidos.

Proposta possibilita internação compulsória de usuários de drogas

Fonte: Agência Câmara

A Câmara analisa proposta que cria a possibilidade de internação compulsória de dependentes e usuários de drogas e de bebidas alcóolicas pelo prazo considerado necessário para o tratamento integral. Pelo Projeto de Lei (PL 3167/12), do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), a internação compulsória poderá ser requisitada por membro da família, por quem tenha a guarda ou tutela do usuário, ou pela autoridade pública competente.

O PL estabelece que o uso do entorpecente poderá ser comprovado por exame clínico, prova testemunhal ou pela apreensão dos objetos e drogas utilizadas pelo usuário. A proposta altera a Lei que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Lei 11.343/06).