domingo, 19 de junho de 2011

Editorial: Legalizar as drogas

Fonte: Folha de São Paulo

Após descriminalizar o uso pessoal, em 2006, país deve acelerar debate na direção de rever proibição da maconha e outras substâncias banidas

A decisão do Supremo Tribunal Federal de autorizar a Marcha da Maconha dá ensejo para retomar o debate sobre legalização e descriminalização das drogas.
Em realidade, existem dois debates. O primeiro, sobre descriminalização, ou despenalização (eliminar ou abrandar punições ao consumidor), avançou de forma considerável no Brasil.

O segundo, sobre legalização (autorizar produção, venda e consumo de substâncias hoje proibidas), mal caminhou por aqui. Se é que não retrocedeu, como sugere a renitente sanha proibicionista contra manifestações públicas pela mudança na legislação.

Esta Folha defende desde os anos 1990 que se faça uma discussão serena e sem preconceito de propostas alternativas para enfrentar o flagelo das drogas.

Polícia encontra pé de maconha dentro de penitenciária em Cuiabá

Fonte: Só Notícias

Um pé de maconha, com aproximadamente 10 centímetros, foi encontrado dentro da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May. Estava plantada em um vaso no pátio do raio 3, sem levantar suspeitas. Durante revista, um policial percebeu que tratava-se de um pé do alucinógeno e avisou a direção.

Um boletim de ocorrência foi registrado, mas sem autoria. De acordo com os policiais, não foi possível identificar a responsável pelo plantio. Ao que tudo indica, a maconha tinha sido cultivada há poucos dias, já que é uma espécie que tem crescimento rápido e pode atingir até 4 metros de altura.

A localização da planta chamou a atenção. Apesar da apreensão de entorpecentes em posse de presidiários ser comum, o cultivo demonstra a ousadia das detentas.