terça-feira, 30 de março de 2010

Réu tenta acender cigarro de maconha durante audiência na Argentina

Da AFP

BUENOS AIRES — Um homem preso por acusações de abuso sexual e roubo contra duas mulheres na Argentina tentou acender um cigarro de maconha durante uma audiência. Os juízes determinaram que ele passasse por perícia psiquiátrica, informou nesta terça-feira uma fonte judicial.

O incidente ocorreu no tribunal da cidade de Chepes, província de La Rioja, onde Marcelo Paiva Bolado surpreendeu os juízes, o procurador e o advogado de defesa quando em meio à sessão tirou o cigarro de maconha do bolso e o levou à boca.

Imediatamente, os juízes suspenderam a audiência e ordenaram uma perícia psiquiátrica e a abertura de uma investigação para determinar como o cigarro de maconha chegou às mãos do homem, que estava preso.

O acusado, detido há mais de seis meses, admitiu diante da Justiça ser viciado em cocaína e maconha.

Agora, a psiquiatria deverá decidir se o réu está em condições de ser julgado.

Polícia Civil apreende bolachas recheadas de drogas em MT

Do 24 Horas News

A Polícia Civil de Colniza, no Noroeste de Mato Grosso, descobriu como os presos da Cadeia Publica estavam se fartando com o uso de drogas – e fomentando o tráfico de entorpecentes na região. Nesta segunda-feira, dia 29, o detento Ailton Pereira Monsão, que vinha cumprindo pena em regime semi-aberto, não conseguiu passar por uma revista minunciosa. Dentro da bolsa, alguns pacotes de bolachas recheadas. Só que no lugar do doce, pasta-base de cocaína.

Policiais disseram que já vinham investigando o uso de drogas dentro do presídio. Eles disseram que  receberam a informação que as drogas entravam através de presos do regime semi-aberto.  Começaram, então, a observar o comportamento dos presos beneficiados pelo regime e também o que mais eles traziam para dormir.

Indagado, Monsão  disse desconhecer tal fato. Mas fora levantado pelo serviço de inteligência que a droga era mesmo para outros detentos de dentro da cadeia. Ailton que estava cumprindo pena por trafico de drogas no regime semi-aberto foi autuado novamente por trafico de drogas.

Cruz Azul sensibiliza funcionários sobre consequências do tabaco e álcool

Do Angola Press

Uíge - A Cruz Azul de Angola (CAA), no Uíge, promoveu hoje, terça-feira, nesta cidade, uma abordagem sobre aspectos ligados às consequências de uso excessivo bebidas alcoólicas, tabaco e das drogas, num encontro de sensibilização com os funcionários do Instituto do Desenvolvimento Florestal (IDF).

O encontro, incluído na jornada Março Mulher, foi orientado pelo responsável da Cruz Azul de Angola, no Uíge, Eduardo Miguel, que aconselhou os funcionários do IDF a absterem-se do uso excessivo destes produtos, que provocam enfermidades no organismo humano.

"Na verdade apresentam vários sinais que provocam transtornos, especificamente na aprendizagem e atenção. Com estes males muitos jovens se tornam revoltosos com os seus pais, preguiçosos e indisciplinados", disse.

O responsável realçou que todos estes transtornos prejudicam profundamente a auto estima, desenvolvimento, impossibilitando o uso das potencialidades de uma pessoa na adolescência.

Por sua vez, a chefe do departamento provincial do IDF no Uíge, Emília Manuel Francisco Gomes, afirmou que o encontro visou esclarecer os funcionários do IDF sobre as consequências das bebidas alcoólicos, tabaco e drogas.

Actividades de género já decorreram em várias instituições locais, igrejas assembleia de Deus e unida, assim como nas organizações juvenis e outras.

Cannabis Caviar: $1,400-an-ounce marijuana promises a bang for your buck

Do Denver Westword

Cannabis caviar: Glistening with pricey possibilities. So you think you're a connoisseur, what with your cans of Beluga, Kobe steaks and stash of 1998 Dom Perignon? Think again if you haven't gotten your hands on cannabis caviar, a new kind of top-shelf marijuana popping up at Colorado dispensaries that sells for the astronomical price of $1,400 an ounce -- nearly four times the average price of other high-grade strains.

"This isn't stuff you are sitting around puffing all day," says Jake, general manager of the ReLeaf Center, a Denver dispensary that's selling caviar made in house for $60 a gram. "This is the definition of a one-hitter quitter."

It ain't your grandpa's pot. Caviar is made by soaking marijuana buds in a potent stain of hash oil -- thick, sticky and concentrated liquid cannabis made from dissolving hashish or marijuana in solvents like acetone, alcohol or butane. Once the oil's soaked into the marijuana buds, the whole shebang is allowed to dry for several weeks or months.

PF incinera mais de 2 toneladas de drogas em Santa Catarina

Da Globo.com

SÃO PAULO - A Polícia Federal de Florianópolis e Lages estarão incideram nesta terça-feira 2,5 toneladas de maconha, 150 quilos de cocaína, medicamentos diversos, pontos de LSD e cerca de 30 mil compridos de ecstasy na Cerâmica Cegel, em Joinville. As drogas foram apreendidas entre os anos de 2007 e 2009 e foram liberadas para incineração pelas Varas Criminais Estaduais e Federais.

Lei antifumo passa a vigorar nesta terça-feira na Capital

Do MS Notícias

O consumo de produtos fumígeros, oriundos do tabaco, em recintos de uso coletivo, estarão proibidos a partir desta terça-feira (30), na Capital. A nova lei municipal passa a vigorar hoje.

A determinação, que tem a autoria do presidente da Casa de Leis, verador Paulo Siufi (PMDB) e dos parlamentares João Rocha (PSDB) e dr. Jamal Salem (PR), será válida para ambientes como os de trabalho, estudo, lazer, áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, bares, lanchonetes, boates, restaurantes, praças de alimentação, centros comercias, além de escolas, dentre outros locais.

Pesquisa recente, publicada pelo site da Câmara Municipal de Campo Grande revelou que 86% da população concorda com a nova lei. “O nosso objetivo é preservar a saúde da população campo-grandense. Vários municípios brasileiros já adotaram essa providência, tendo em vista as graves complicações do fumo para a saúde humana”, salientou o médico pediatra Paulo Siufi.

Conforme publicação da OMS (Organização Mundial de Saúde) realizada em parceria com a Sociedade Americana do Câncer, no mundo todo, três milhões de pessoas por ano, seis por minuto-morrem, em função do fumo.

Em março, Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, aprovou o projeto que proíbe, o uso de cigarros, em todos os recintos coletivos, privados ou públicos do país, os chamados fumódromos. “Isso só vem mostrar que estamos no caminho certo", disse o presidente do Legislativo Municipal, Siufi.
A atual legislação brasileira permite o uso desses produtos "em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente" - os fumódromos. O texto acatado pelos integrantes da CCJ extingue esses locais.

Capacitação debate políticas de combate ao álcool e às drogas no Piauí

Do TV Canal 13

O Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas – CEPD-PI realizou, durante toda esta segunda-feira (29), uma capacitação para representantes de Cras e Creas piauienses e entidades que desenvolvem trabalhos no combate ao uso de álcool e drogas, como AA, Amor Exigente, entre outras. O encontro teve como objetivo discutir a temática da droga e orientar os municípios na elaboração de projetos e busca de verba para investimentos para o combate ao álcool e drogas. A capacitação ocorreu no auditório da Sasc.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas Sobre Droga da Sasc, Liana Pereira Cronemberger, o encontro foi importante, pois ajudou na orientação e esclarecimento de entidades e municípios sobre a forma correta de implementar projetos referentes ao problema das drogas e do álcool. “Muitas instituições até já têm projetos, mas não conseguem implementá-los por falta de recursos. Esta capacitação orienta na implementação daqueles já existentes, através da captação de recursos e favorece a criação de novos projetos”, diz Liana.

Os agentes sociais e entidades participaram ainda de palestra ministrada por Manoel Teles, representante da Secretaria Nacional Antidrogas, que teve como tema “Implementação de Políticas Públicas sobre Drogas e elaboração de projetos para o processo seletivo da Senad”. A palestra explicou como funciona o processo seletivo de projetos que recebem verbas federais para a implementação de programas voltados para o combate às drogas em todo o Brasil.

Maconha ‘turbinada’ é ameaça

Do JCNet

Na tentativa de arrebanhar “clientes” para as substâncias tóxicas mais potentes, os traficantes de entorpecentes têm apelado para versões “turbinadas” de drogas antes consideradas pouco agressivas. Desde o início do ano passado, tem circulado em Bauru uma mistura da maconha com crack, batizada nos meios criminosos com o sugestivo nome de “mesclado”.

Nas festas e rodas de usuários, a substância costuma ser apresentada como uma maconha transgênica, mais potente que a comum. Às vezes, os traficantes também recorrem ao velho argumento da pureza (“esta é da boa”) para conseguirem empurrar seu peixe.

Ninguém sabe ao certo como o mesclado surgiu, mas a verdade é que ele ajudou a livrar os traficantes de alguns inconvenientes. Quando uma pedra de crack de um quilo é dividida em pequenas porções, aproximadamente 200 gramas transformam-se em farelo, tornando-se mais difícil de ser embalado ou mesmo manuseado.

A invenção do mesclado serviu para dar utilidade à essas sobras de crack. Com 200 gramas de farelo de “pedra”, é possível turbinar até cinco quilos de “erva”. Mas a principal vantagem para os traficantes é o poder que a “erva vitaminada” tem de arregimentar “seguidores”.