sábado, 10 de setembro de 2011

Pesquisa diz que maconha reduz risco de obesidade

Fonte: SRZD

Um estudo realizado por pesquisadores franceses do Instituit National de Santé ed de la Recherche Médicale (Inserm) aponta que o uso habitual de maconha reduz o risco de obesidade. O estudo foi publicado nesta sexta-feira no "American Journal of Epidemiology".

Segundo a pesquisa, o percentual de obesidade entre aqueles que fazem uso da maconha pelo menos três vezes por semana, é 33% mais baixo em relação aos não fumantes. Os estudos têm base em duas fontes que colheram dados de cerca de 52 mil norte-americanos.

''A polícia do Rio é a que mais mata no mundo''

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos

Vera Malaguti Batista é secretária geral do Instituto Carioca de Criminologia, embora esclareça que tem uma formação “mais social que judicial”. Esteve na Argentina para encerrar a 9ª Conferência sobre Política de Drogas, organizada pela associação Intercambios en Congreso. Ali analisou os fenômenos midiáticos vinculados ao narcotráfico, à intromissão militar nas favelas cariocas e à situação carcerária.

Este último tema a motivou, junto com Pedro Viera Abramovay, a editar um livro chamado Depois do grande encarceramento (Ed. Revan, 2010), baseado nas colocações de um seminário realizado em 2008 no Rio de Janeiro, quando de 110.000 presos no Brasil, em 1994, se passou para 500.000 14 anos depois.

Além de socióloga, Vera Malaguti Batista fez seu mestrado em História Social na Universidade Federal Fluminense e é doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tornou-se conhecida no ambiente acadêmico do Brasil depois da publicação de uma pesquisa intitulada O medo na cidade do Rio de Janeiro. Dois tempos de uma história (Ed. Revan). Ali analisa as diferentes formas de controlar e disciplinar as massas empobrecidas, comparando o que ocorria em 1800 e em 1900.