terça-feira, 2 de outubro de 2012

Polícia destrói plantação com 160 mil pés de maconha no Maranhão

Fonte: Terra

Uma operação policial desencadeada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Maranhão resultou na erradicação da maior plantação de maconha localizada em uma só área dos últimos dois anos no Estado. Foram encontrados 160 mil pés de maconha em uma fazenda de 30 mil m², localizada no Povoado Boca da Mata, no município de Vargem Grande, interior do Maranhão.

O Serviço de Inteligência da SSP já vinha monitorando a área há cerca de 30 dias e, nesta sexta-feira, membros do Grupamento Tático Aéreo (GTA), do Departamento de Narcóticos (Denarc), da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e da Delegacia Regional de Itapecuru, deflagraram a operação para destruir a plantação, que contou com o auxílio de duas aeronaves.

ONU aceita debate sobre mudança na luta contra as drogas

Fonte: Carta Capital

NOVA YORK (AFP) – A ONU afirmou na sexta-feira 28 que a organização está pronta para “facilitar” o debate sobre a revisão da estratégia de combate ao narcotráfico proposta por vários países da América Latina durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. “Estamos prontos para facilitar este debate diante da posição de vários estados-membros em diferentes foros”, disse o diretor-executivo do Bureau das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (UNODC), Yuri Fedotov.

Durante a Assembleia Geral da ONU esta semana, em Nova York, vários presidentes latino-americanos pediram a revisão da estratégia contra as drogas e a busca de alternativas. “O pedido de muitos presidentes da América Latina à ONU para facilitar um debate baseado em evidências sobre o impacto das políticas antidrogas atuais não é apenas legítimo, mas está na linha do que a UNODC faz”, afirmou Fedotov.