sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Jovem cultiva maconha em casa e diz à polícia que utilizava a planta para estudos científicos

Fonte: Folha de Vitória

Um rapaz de 28 anos foi detido na manhã desta sexta-feira (07) após policiais militares encontrarem um pé de maconha no terraço de uma residência na Ilha de Monte Belo, em Vitória.

O jovem, que já cursou Ciências Biológicas em uma faculdade particular de Vila Velha, alegou que utilizava a planta para estudos acadêmicos.

Foi o próprio irmão que denunciou o jovem para a polícia. Os policiais estiveram na casa para apartar uma briga de família e acabaram fazendo a descoberta. "A informação dava conta de que dentro da residência havia gritos de socorro. Chegando ao local, nós fizemos contato primeiramente com a mãe dos dois e um deles logo se colocou a frente e informou que o irmão era viciado e estava muito alterado porque queria se apoderar dos bens da família para adquirir o entorpecente. O irmão mais novo nos informou que no terraço da residência havia uma planta de maconha num vaso. Fomos até o local, apreendemos a planta e também ele nos direcionou à geladeira onde estariam dois frascos plásticos com folhas colhidas da planta e prontas para o consumo", contou o sargento Marco Antônio Machado.

Corte do Chile autoriza cultivo de maconha para uso medicinal

Fonte: G1

Suprema Corte revogou proibição de cultivo em prédio no sul do país. Recurso apresentado por empresa afetada foi aceito por unanimidade.

A Suprema Corte do Chile revogou nesta sexta-feira (7) uma proibição do estatal Serviço Agrícola e Pecuário (SAG) para o cultivo com fins medicinais de maconha e autorizou a plantação de cannabis em um prédio do sul do país, informou o Poder Judiciário.

"A Suprema Corte acolheu um recurso de proteção apresentado contra uma decisão do Serviço Agrícola e Pecuário (SAG), que revogou uma permissão para o cultivo de cannabis sativa com fins medicinais", disse um comunicado oficial.

Governo da Holanda quer nivelar uso da 'maconha de alta concentração'

Fonte: SRZD

Nesta sexta-feira, o governo da Holanda anunciou que vai nivelar a chamada "maconha de alta concentração", que é vendida no país como droga pesada e é classificada junto com tóxicos como a cocaína e o êxtase. O ministro da Economia da Holanda, Maxime Verhagen, disse que a droga, com mais de 15% da substância THC em sua composição, tem uma potência bem maior do que a forma mais leve da erva. Ele disse que o tóxico causa um prejuízo crescente na saúde pública.

O governo holandês tenta reverter a notória política de tolerância do país com as drogas. Depois da decisão, grande parte dos cafés holandeses que são populares porque vendem a erva, vão ter que trocar os estoques do fumo. Para os críticos, a medida dificilmente será cumprida e tende a influenciar os usuários a consumirem mais as variantes mais leves da erva.

A posse da maconha em grandes quantidades é ilegal na Holanda. A erva é comerciada em bares e cafés, mas as pessoas que cultivam a planta podem ser processadas.

Pesquisa testa o uso de derivados do ecstasy para combater o câncer

Fonte: Veja

Colaboração entre universidades da Austrália e do Reino Unido quer aumentar efeito da droga contra as células cancerosas

Dois pesquisadores da Universidade de Western Australia, em colaboração com o professor John Gordon, da Universidade de Birmingham, querem aumentar o efeito da metilenodioximetanfetamina (MDMA, mais conhecida como a droga ecstasy) no tratamento de certos tipos de câncer no sangue, como mieloma, leucemia e linfomas.

Em agosto deste ano, Gordon publicou um estudo sobre as propriedades anticancerígenas de uma forma modificada de ecstasy. Agora, o objetivo dos pesquisadores é aumentar o efeito tóxico da droga sobre as células cancerosas e remover sua ação psicotrópica.