quarta-feira, 20 de junho de 2012

PMs abrem caminho para Marcha da Maconha passar pelo Aterro

Fonte: G1

Manifestantes caminham pelo Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio. Ato quer propor mudanças na política de drogas do Brasil.

Diferente da passeata de maio, quando uma confusão entre manifestantes e policiais militares deixou alguns feridos, a Marcha da Maconha desta terça-feira (19) teve motocicletas da PM abrindo o caminho para centenas de participantes na Cúpula dos Povos, maior evento paralelo à Rio+20, no Aterro do Flamengo.

A caminhada começou pontualmente às 16h20, saindo da frente do Museu de Arte Moderna (MAM), na Zona Sul do Rio de Janeiro, em direção à Praia do Flamengo. No dia 5 de maio, a marcha foi realiozada na Praia de Ipanema. Manifestantes foram agredidos por cassetetes, balas de borracha e estilhaços de bombas de efeito moral.

Uso medicinal da maconha não induz uso em jovens, diz pesquisa

Fonte: O Dia

Estados Unidos -  Pesquisadores de três universidades americanas analisaram dados sobre o consumo de maconha por adolescentes entre os anos de 1993 e 2009. Os economistas descobriram que, mesmo que o uso tenha crescido desde 2005, não há evidências entre a legalização da droga para fins medicinais no país e o aumento do vício entre alunos do ensino médio.

Os responsáveis pela pesquisa das universidades do Colorado, em Denver, do Oregon e de Montana examinaram dados sobre estudantes que participaram da Pesquisa de Comportamento de Risco Juvenil.

O estudo integra informações de 13 estados – Alasca, Califórnia, Colorado, Havaí, Maine, Nevada, Oregon e Washington – no período em que cada um legalizou a maconha para ser destinada ao uso medicinal.

De acordo com o professor de economia Benjamin Hansen, da Universidade do Oregon, o resultado da pesquisa é importante, pois recentemente o governo federal aumentou os esforços para fechar locais onde existe maconha medicinal. O economista diz que, os dados podem mostrar até uma relação negativa entre a legalização e o uso da droga.

Uruguai planeja legalizar venda de maconha para frear criminalidade

Fonte: Terra

O governo do Uruguai planeja legalizar a venda de maconha para evitar que os adolescentes consumam pasta base de cocaína, que é assinalada como a causa do aumento da delinquência juvenil no país.

Esta é uma das medidas contra a insegurança nas ruas que o Executivo presidido pelo ex-guerrilheiro José Mujica, da esquerdista Frente Ampla (FA), apresentará nesta quarta-feira em entrevista coletiva.

Fontes do Ministério do Interior explicaram que a iniciativa "requer um projeto de lei que ainda deve ser redigido".