sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pedro Abramovay: Drogas: Brasil ou Portugal?

Fonte: O DIA

Rio -  “Sei que está em festa, pá/Fico contente/E enquanto estou ausente/Guarda um cravo para mim/Eu queria estar na festa, pá/Com a tua gente/E colher pessoalmente/Uma flor no teu jardim.”

O usuário de drogas é um criminoso? Ou devemos pensar em tratá-lo de outras maneiras? Só de ouvir estas perguntas, muitos se recusam a debater. É sempre assim quando a conversa é sobre drogas. As pessoas espalham o pânico e não aceitam encontrar soluções reais.

Drogas são um problema grave demais para não ser levado a sério. A lógica do pânico quer nos fazer acreditar que uma política eficiente é a que prende mais e apreende drogas. Ora, se estamos prendendo e apreendendo, mas a violência e o consumo de drogas continuam, é porque esse não é o caminho correto.

Pesquisadores criam maconha que não deixa usuário 'chapado'

Fonte: Terra

Israelenses criaram uma planta de maconha que parece com a normal, cheira como ela, mas não causa os mesmos efeitos da original. Segundo os pesquisadores, a cannabis modificada ainda não causa fome repentina para quem fumar. As informações são do jornal britânico Daily Mail, que cita o diário israelense Maariv.

A companhia Tikkun Olam criou a planta que anula os efeitos do tetrahidrocanabinol (THC) e ainda aumenta os efeitos do canabidiol, substância que tem sido associada a efeitos positivos contra doenças mentais. Segundo Tzahi Klein, chefe de desenvolvimento da empresa israelense, a planta é virtualmente idêntica à original.

"Ela tem o mesmo cheiro, formato e sabor da planta original, tudo igual, mas a sensação de entorpecimento à qual os usuários estão acostumados desapareceu", diz o pesquisador. Segundo Klein, muitas pessoas usam a droga como um forma de aliviar a dor de alguma doença. "Muitos dos nossos pacientes que testaram a nova planta voltaram e disseram: 'vocês me enganaram', já que eles acreditavam que tinham recebido um placebo."

Por engano, Moscou planta maconha em vez de grama

Fonte: O Globo

Mais de 230 pés foram encontrados ao lado de estação de metrô na cidade

MOSCOU - Cerca de 230 pés de cannabis sativa, planta mais conhecida como maconha, foram encontrados em um jardim próximo a construção de uma estação de metrô na capital russa, Moscou. Segundo o site “Moscow Times”, funcionários da própria prefeitura teriam cultivado a planta “por acidente”. Em comunicado, a administração municipal alegou que os pés de maconha simplesmente “brotaram”, após a área ter sido preenchida com terra e sementes de grama.

Em tom de ironia, o Serviço Federal de Controle de Drogas russo disse que seus agentes tiveram que “experimentar a profissão de jardinagem” para retirar as centenas de pés em uma área próxima a construção da estação de Brateyevo, no sul de Moscou. Toda a terra do jardim será substituída.

A prefeitura também explicou que a criação do jardim fazia parte de um projeto de desenvolvimento da área. Uma investigação policial foi aberta para apurar o fornecedor da terra colocada no local e como as sementes de maconha foram parar no jardim.