segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Estudo recomenda descriminalização das drogas na Grã-Bretanha

Fonte: MSN

Concebido ao longo de seis anos por 12 especialistas de diferentes áreas, um polêmico estudo sobre política de drogas na Grã-Bretanha sugere a descriminalização de drogas leves, como a maconha, e condena a taxação excessiva a bebidas alcóolicas, responsabilizada pelo aumento da produção ilegal de bebidas.

O documento, A fresh approach to drugs (Uma nova abordagem para as drogas, em tradução livre), da Comissão de Política de Drogas do Reino Unido (UKDPC, na sigla em inglês), afirma que a atual política britânica de drogas não está obtendo êxito ao prevenir o uso, e muita vezes piora a situação.

As recomendações feitas pela agência -entre as quais abradamento de punições, liberação ao plantio caseiro de maconha e revisão de todas as leis que tratam do assunto- provocaram reação imediata na imprensa britânica.

Polêmica sobre maconha fragiliza governo francês

Fonte: Terra

O ministro francês da Educação, Vincent Peillon, provocou uma polêmica ao propor um debate sobre a descriminalização da maconha, desencadeando a indignação da oposição de direita e colocando em uma situação difícil o primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault.

O ministro da Educação, que pertence à ala esquerda do Partido Socialista francês no poder, considerou no domingo à noite durante uma transmissão denominada "Todos políticos" (organizada pela emissora France Inter, pelo jornal Le Monde e pela AFP) que a descriminalização da maconha pode ser uma forma de lutar contra o tráfico de drogas que atinge os subúrbios populares, e expressou seu desejo de que se debata a respeito.