sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estudantes fazem ato pela liberdade de expressão na PUC-SP

Fonte: Terra

Cerca de 80 alunos da PUC-SP participaram de ato de liberdade nesta sexta-feira. Foto: Aloisio Mauricio/Terra

Cerca de 80 estudantes realizaram uma manifestação na tarde desta sexta-feira contra a decisão do reitor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Dirceu de Mello, de suspender as aulas e as atividades administrativas no campus Monte Alegre, em Perdizes, na capital paulista. Em nota, o reitor comunicou que o ato era uma forma de impedir que fosse realizado o 1º Festival da Cultura Canábica na universidade, evento para defender a legalização da maconha que estava sendo promovido por um grupo de alunos.

Biografia relata consumo de drogas e caso extraconjugal de Sarah Palin

Fonte: O Globo

RIO - A já comentada biografia não autorizada da ex-governadora do Alasca Sarah Palin revela detalhes sórdidos da política conservadora republicana, uma das estrelas do movimento ultradireitista Tea Party. No livro "The rogue: searching for the real Sarah Palin" ("A vilã: a busca pela verdadeira Sarah Palin", em tradução livre), o escritor Joe McGinniss relata um lado nada convencional de Palin, com episódios de uso de drogas e um caso extraconjugal .

No livro, que deve ser lançado na semana que vem nos Estados Unidos, McGinniss afirma que a republicana foi vista cheirando cocaína durante um passeio na neve com amigos. Mas o consumo de drogas iria além: Sarah ainda teria fumado maconha repetidas vezes durante a universidade no Alasca, inclusive ao lado de um professor.

Segundo um depoimento de um amigo da família registrado no livro, o marido de Sarah Palin, Todd, também fazia uso de cocaína.

Estudo: 25% dos pacientes com câncer de testículo usam maconha

Fonte: Terra

Um levantamento feito pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, apontou que 25% dos pacientes com câncer de testículo atendidos no setor de urologia da unidade assumem o consumo regular de maconha.

O uso da droga foi associado ao surgimento do câncer de testículo, provocando diversos efeitos adversos sobre os sistemas endocrinológico e reprodutivo. Dos pacientes atendidos mensalmente com câncer no testículo na clínica de uro-oncologia do (Icesp), 70% têm sinais de doença avançada no momento do diagnóstico.

A festa da maconha na PUC é um problema?

Fonte: Gilberto Dimenstein

A cidade de Nova York acaba de informar que caiu para 14% o número de seus habitantes que fumam --uma redução de cerca de 35% desde 2002, o que vai significar menos dezenas de milhares de mortes precoces. Uma vitória e tanto. A queda de fumantes contém a receita que se deve aplicar contra o abuso da maconha --um assunto que, de novo, volta à tona com a proibição da reitoria da PUC contra a realização de um evento no campus convocado para pressionar pela liberação da maconha.

O problema da festa da maconha, entre outras manifestações desse tipo, é o seguinte: em vez de tirar, reforça o charme do uso da droga. No final, fica o debate entre a repressão, simbolizada pela polícia, e os jovens que pregam a liberdade. De qual lado os jovens tendem a ficar?