sexta-feira, 26 de março de 2010

Proposta de legalização da maconha na Califórnia vai a votação

do O Globo

SACRAMENTO, Estados Unidos - Uma iniciativa popular para legalizar o consumo "recreativo" de maconha na Califórnia conseguiu reunir o número de assinaturas necessárias para ir a votação em plebiscito junto com as eleições para governador, em novembro. Com quase 700 mil signatários, a proposta lançada pelo grupo Marijuana Policy Project, baseado em Washington, prevê que pessoas com mais de 21 anos possam portar até uma onça (medida equivalente a 28 gramas) e plantar a erva, desde que o cultivo não supere 2,3 metros quadrados.

Saiba mais sobre o projeto no blog Sobredrogas

Perigo nas baladas

do O Tempo

Uma das maiores preocupações dos pais com relação à educação dos filhos diz respeito às drogas. Como fazer para mantê-los distante dessa tentação que ronda as escolas, festas e baladas que eles frequentam? A cada dia, novas drogas chegam ao Brasil com a promessa de uma viagem louca e muita alegria, mas, na verdade, o que elas trazem são riscos e consequências sérias à saúde física e mental que a grande maioria desconhece.

Eas são feitas com produtos químicos facilmente obtidos em laboratórios improvisados. Sendo assim, o combate se torna muito mais difícil. A evolução das substâncias alucinógenas anda bem mais rápida do que a informação sobre os riscos que elas trazem. Aos poucos, as plantações da folha de coca, de papoula (que origina a heroína) e de maconha - drogas que estão há muito tempo no mercado - vão perdendo espaço para as substâncias produzidas nos laboratórios e as baladas acabam sendo o principal alvo para o seu consumo.

Essas novas substâncias alucinógenas trazem um grande estado de euforia e os usuários relatam um sentimento de desinibição, alegria e poder momentâneo, mas na verdade os prejuízos causados ao sistema nervoso, respiratório e outros são devastadores. Os jovens, geralmente, ignoram aquilo que não veem. Só acreditam que o consumo destas drogas traz péssimas consequências quando um amigo próximo passa por algum apuro. Aliás, o novo perfil do usuário e traficante é de jovens universitários, de classe média e alta, inseridos no mercado de trabalho e bem relacionados nos meios sociais.

Cannabis Use Around The World

do HailMaryJane

Here is an awesome chart that my bro over at The Dope Smoker sent over to me.  It shows the percentage of pot smokers from the populations from different countries around the world.  Makes me want to do some traveling, especially after watching these videos.

All of the data comes from Wikipedia which cites the United Nations Office on Drugs and Crime for the info. Let me just say, I am surprised by some of the numbers that came up.  I would have thought that Jamaica and the Netherlands would be top 10.  I am glad to see USA ranked pretty highly even though I think that percentage is probably even larger than they project.  What do you guys think about these numbers?