segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Legalizar drogas poderá ajudar a diminuir o défice de Portugal

do Notícias Lusófonas

Opção ainda irá a tempo de ser incluída no Orçamento de Estado para 2011?

Só hoje, em Portugal, as notícia dizem que a Polícia apreendeu 60 quilogramas de haxixe nas zonas de Odivelas, Amadora e Sintra, e mais 3100 doses de cocaína na Madeira. Não seria caso para o Governo socialista de José Sócrates fazer algo semelhante ao que está em estudo na Califórnia, EUA? Ou seja, procurar equilibrar as suas contas (as públicas, entenda-se) legalizando algumas drogas e, dessa forma, ajudar a entrar dinheiro nos cofres do Estado?

De facto, com um défice de 14 mil milhões de euros – Portugal anda lá perto - a Califórnia já fez as contas e chegou à conclusão que a legalização da canábis, ou haxixe, poderia significar cerca de mil milhões de euros por ano para os seus cofres. É claro que, pelos EUA, o assunto ainda vai a referendo no dia 2 de Novembro. Mas, em Portugal, se calhar bastaria colocá-lo no Orçamento de Estado em qualquer renovado Plano de Estabilidade e Crescimento, o PEC.

Cúpula de Tuxtla discutirá possível legalização da maconha nos EUA

da AFP

BOGOTÁ — A eventual legalização da maconha na Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, será tema de discussão na XII Cúpula de Tuxtla, que reunirá na terça-feira na cidade colombiana de Cartagena os presidentes de Colômbia, México e vários países centro-americanos, informou a chancelaria.

"Este tema será debatido. Acreditamos que este encontro é o cenário perfeito, porque seus integrantes são países que estão sendo terrivelmente afetados pelo tráfico de entorpecentes. E vamos ver maneiras de reforçar a cooperação na luta contra as drogas", disse a chanceler colombiana María Angela Holguín.

Holguín indicou que, para seu país - que há anos combate o narcotráfico com a ajuda de um programa financiado pelos Estados Unidos -, a legalização do uso de maconha na Califórnia obrigaria "uma reformulação da discussão global sobre a luta contra o tráfico de drogas".

No dia 2 de novembro, os eleitores da Califórnia votarão uma proposta para autorizar o cultivo, o transporte, a venda e o consumo de maconha. A erva já é usada legalmente no estado para tratamento médico.